LAZER E SOLIDARIEDADE
Visitantes montam o próprio prato e se divertem; convites estão à venda e parte da arrecadação vai para instituições beneficentes
Da Redação
14/07/2025 - segunda às 11h08
Você sabia que parte do Japão vai estar em Bertioga a partir do dia 2 de agosto? Tá chegando a tradicional Festa do Sukiyaki, que chega a 20ª edição! O evento será no Sesc Bertioga (Rua Pastor Djalma da Silva Coimbra, 20 - Jd. Rio da Praia), a partir das 18h.
A tradição japonesa caiu no gosto de moradores da Baixada Santista e um dos diferenciais da festa é que os visitantes montam os próprios pratos, uma diversão para família e amigos. Para isso, as pessoas têm acesso a um passo-a-passo, todos os ingredientes entregues em embalagens a vácuo, preservando o sabor e uma panela para todos fazerem o próprio Sukiyaki. Super fácil e simples, como ensinamos abaixo.
De acordo com um dos organizadores, Osnei Ruthes, o evento a cada ano se consolida. "O Sukiyaki já é esperado por todos. São 20 anos de um projeto que leva muito amor, responsabilidade e a vontade de proporcionar para as famílias um momento de diversão. Todo mundo adora preparar o próprio prato".
Convites já estão à venda
O evento é promovido por três lojas maçônicas da Cidade e tem caráter social. Os convites são vendidos por R$ 500 e dão direito a uma mesa com quatro lugares e todos os alimentos para montar o Sukiyaki que rende bem. Parte da renda é revertida para instituições beneficentes de Bertioga.
Um atrativo bem bacana este ano será o sorteio de brindes. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone: (13) 99726-1566. Outras informações pelo site www.sukiyakibertioga.com.br
Quer aprender a fazer o Sukiyaki em casa?
Confira estas dicas que são as mesmas de quem prepara na festa. Primeiro, derrete a manteiga, depois frita o bacon e a carne. Na sequência, acrescenta cebola, cogumelo, 1/4 de shoyu, shimeji, cenoura, brócolis e couve-flor, repolho, cebolinha, novamente 1/4 de shoyu, acelga, agrião, broto de feijão, pasta de peixe e mais shoyu.
O segredo é afastar os ingredientes e deixar o meio da panela livre. Depois, adiciona o macarrão sem quebrar porque ele irá soltar sozinho. Pra finalizar, mais shoyu, mistura tudo e só degustar.
Início do Sukiyaki em Bertioga
A primeira festa do Sukiyaki realizada em Bertioga foi em 2003. Um casal de Mogi das Cruzes, Toshio e Iris Kayasima, deram a ideia para fazer o evento na Baixada.
Nos primeiros anos, alguns comerciantes locais ajudaram em tudo, inclusive fornecendo as panelas com suporte e caneca pra deixar a comida quente, além das mesas e cadeiras. Com o tempo, os organizadores conseguiram ter a própria estrutura. A festa que começou pequena, para cerca de 100 pessoas, hoje conta com mais de 1000 visitantes.
Origem do Sukiyaki
O prato típico japonês surgiu na Era Meiji (1868-1912). Na época, foi proibido o consumo da carne de mamíferos e de aves no Japão. A degustação, principalmente da carne do javali, era feita secretamente.
Os caçadores preparavam a comida em quantidade e usavam instrumentos de trabalho como enxadas, pás e espadas. O "Suki" vem da origem dos objetos que na receita interpretados como "fatiados" e o "Yaki", é o termo usado para o ato de fritar, grelhar ou cozinhar alimentos.
A tradição das pessoas e famílias comerem juntas vem deste início. O sukiyaki se transformou neste prato com alimentos fatiados imersos em um molho saboroso à base de shoyu e outros ingredientes.
Deixe a sua opinião
ver todos