Quinta, 07 de Agosto de 2025

DólarR$ 5,46

EuroR$ 6,37

Santos

16ºC

ENSINO

Vale do Ribeira: 138 estudantes medalhistas de ouro da Omasp disputam vaga em competição nacional

3ª fase da Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo será aplicada nas escolas ou em polos definidos pelas Diretorias de Ensino e vale participação na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM)

Da Redação

06/08/2025 - quarta às 10h40

Os 15.972 estudantes do 6º ano do Fundamental à 3ª série do Ensino Médio medalhistas de ouro da fase II da Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo (Omasp) participam, nesta quinta-feira (7), da terceira e última fase da competição. No Vale do Ribeira, são 138 alunos. Os selecionados têm agora a chance de concorrer a uma das 225 vagas reservadas à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

 

A terceira fase é composta por 20 questões sobre temas do conteúdo de matemática como geometria, aritmética, álgebra, grandezas e medidas, probabilidade, estatística e lógica. O grau de dificuldade varia de acordo com o ano e a série do candidato. A prova será presencial e aplicada em todas as escolas com participantes e polos definidos pelas Diretorias de Ensino a partir das 9h. Os alunos terão duas horas para responder aos itens na plataforma Sala do Futuro.

 

Classificação estadual

Nesta etapa, a classificação será única e incluirá o resultado de todos os estudantes que fizeram a prova, independentemente do município ou da diretoria. Na fase anterior, pela regra, 5% dos estudantes com as melhores notas de todas as cidades paulistas foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze.

 

Com o fim da fase II, a rede conhecerá os 225 alunos — ou seja, os medalhistas de ouro — que vão representar as escolas públicas de São Paulo na competição brasileira de matemática.

 

"Com a 3ª Fase da Omasp 2025, chegaremos aos nossos medalhistas do Estado de São Paulo. As vitórias estão ficando cada vez mais reais, mais próximas e teremos novamente o desafio de participar de uma OBM, a Olimpíada de Matemática mais difícil do Brasil. Para este ano, teremos um time de representantes ainda mais preparado que ano passado", antecipa o coordenador de olimpíadas da Educação, Roberto Serra Campos Júnior.

 

Na edição 2025 da Omasp, a Seduc-SP premiou em todo Estado 122,7 mil estudantes com medalhas de ouro, prata e bronze nos nível 1 (6º e 7º ano do Ensino Fundamental), nível 2 (8º e 9º ano do Ensino Fundamental) e nível 3 (1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio). 

 

Aulas preparatórias

Até outubro, os estudantes selecionados para a fase 3 da Omasp, incluindo medalhistas de prata e bronze, terão mais uma vez a oportunidade de participar de aulas online com especialistas do projeto Starboard Science, parceiro da Seduc-SP. Todos terão acesso aos exercícios da plataforma focada no treinamento de alunos para olimpíadas de conhecimento. A Olimpíada Brasileira de Matemática está marcada para os dias 9 e 10 de outubro, na capital paulista. 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

A BAIXADA SANTISTA É O ASSUNTO

Carlos Ticianelli retorna à Presidência da Câmara de Bertioga após quatro meses

BORA VOTAR

Concurso de redação vai distribuir notebooks aos autores dos melhores textos

COMÉRCIO EXTERIOR

Governo brasileiro aciona OMC após tarifaço entrar em vigor

2
Entre em nosso grupo