Sexta, 29 de Agosto de 2025

DólarR$ 5,42

EuroR$ 6,31

Santos

19ºC

CULTURA

"Tradições Gastronômicas" abre processo seletivo para fotógrafos que retratam o Vale do Ribeira

Inscrições seguem até o dia 11 de abril

Robson de Castro

03/04/2025 - quinta às 11h25

Estão abertas as inscrições para fotógrafos interessados em participar da exposição Tradições Gastronômicas, que destacará a culinária e as manifestações culturais do Vale do Ribeira. O projeto selecionará oito artistas da região - ou com trabalhos que abordem essa temática - para integrar a mostra, que acontecerá de 1º de maio a 1º de julho no Museu de Arte Popular, localizado no Teatro Clara Nunes (Diadema/SP), com visitação gratuita

 

A região, localizada no sul do estado de São Paulo, se destaca pela boa conservação de suas florestas e pela rica diversidade ecológica. Com mais de 2,1 milhões de hectares de áreas verdes, o Vale do Ribeira representa cerca de da mata atlântica brasileira remanescente, sendo a maior área contínua desse ecossistema no país. Nesse vasto espaço de preservação, residem comunidades indígenas, quilombolas, caiçaras, imigrantes e uma biodiversidade numa geologia onde cachoeiras e cavernas se destacam com exuberante beleza. Em 1999, o Vale do Ribeira foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade.

 

É motivado por esta exuberante riqueza, que nasce o projeto Tradições Gastronômicas em homenagem ao Vale do Ribeira. Com curadoria do professor Carlos Zibel, a exposição trará fotografias autorais e acervos culturais de uma maneira imersiva - combinando recursos audiovisuais e cenográficos - para destacar e documentar toda a riqueza cultural e gastronômica do Vale. A mostra ainda contará com uma abordagem acessível, com textos de fácil leitura, e envolverá escolas, instituições de ensino e coletivos, proporcionando uma experiência inclusiva para diferentes públicos.
 

Os interessados podem se inscrever até 11 de abril pelo link. A seleção levará em conta a conexão do artista com o Vale do Ribeira e uma trajetória mínima de 10 anos na área da fotografia. Os candidatos poderão escolher entre os muitos perfis e nuances da região como, por exemplo, a pluralidade das comunidades presentes, a riqueza cultural e artística e as fusões de sabores da culinária.

 

A iniciativa é realizada pela Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e pelo ISPAC -  Instituto São Paulo de Arte e Cultura.

 

Acompanhe o projeto nas redes sociais: https://www.instagram.com/sparteecultura

 

Sobre Carlos Zibel - Curador
Formou-se em Arquitetura pela Universidade de São Paulo, onde defendeu seu mestrado, doutorado e livre-docência. É coordenador do Curso de Design da FAU-USP e professor do Departamento de Projeto, atuando nos programas de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo e em Estética e História da Arte da USP. Foi curador de arte contemporânea da Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo de 2009. É líder dos Grupos de Pesquisa DeVIR - Design, Virtualidade, Interação e Redes e Design, Ambiente e Interfaces, ex-assessor científico da Cambridge University Press, Bolsista Produtividade em Pesquisa da UOL, autor do livro “Além das formas: introdução ao pensamento contemporâneo no design, nas artes e na arquitetura” (Annablume) e de diversos artigos e ensaios sobre design e arquitetura.

 

Serviço
Exposição Imersiva "Tradições Gastronômicas"
Inscrições: Até 11 de abril | Inserir link para inscrição
Divulgação dos selecionados: 21 de abril
Período da exposição: 1º de maio a 1º de julho
Local: Museu de Arte Popular - MAP - Rua Graciosa, 300 - Centro, Diadema - SP
Público: Livre

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

A BAIXADA SANTISTA É O ASSUNTO

Pela 1ª vez, reunião da Uvebs terá participação de um secretário estadual

COMÉRCIO

Crescimento do mercado pet movimenta campanha de Fort Atacadista em unidades de São Paulo

ESPORTES

Judô do SuperEscola disputou 20º Festival Reinaldo Arantes no Guarujá

2
Entre em nosso grupo