Terça, 22 de Julho de 2025

DólarR$ 5,56

EuroR$ 6,53

Santos

20ºC

MEIO AMBIENTE

Promotor do Meio Ambiente quer planos de manejo para unidades de conservação no Vale do Ribeira

Ações foram ajuizadas nesta segunda-feira

Da Redação

22/07/2025 - terça às 13h41

A Promotoria de Justiça Regional do Meio Ambiente do Vale do Ribeira ajuizou, nesta segunda-feira (21/7), cinco ações civis públicas com o objetivo de obrigar o Estado de São Paulo e a Fundação Florestal a elaborarem planos de manejo para unidades de conservação ambiental.


As ações, movidas pelo promotor de Justiça Paulo Campos dos Santos, referem-se à Estação Ecológica dos Chauás e à Área de Proteção Ambiental Serra do Mar, assim como aos Parques Estaduais Rio Turvo, Caverna do Diabo e do Prelado. Em todos os casos, segundo o Ministério Público, as unidades de conservação foram criadas há muitos anos, mas permanecem sem os planos de manejo exigidos pela legislação ambiental.


De acordo com os autos, a Fundação Florestal não apresentou cronogramas efetivos nem iniciou a elaboração dos documentos, considerados essenciais para a proteção ambiental, o controle do uso das áreas e a gestão sustentável dos recursos naturais.


Para o promotor, isso compromete a biodiversidade e configura violação de princípios constitucionais. Por isso, em cada uma das ações a Promotoria requer que a elaboração do plano comece imediatamente e seja concluída no prazo de até 12 meses, sob pena de multa e outras sanções cabíveis. 


Os processos tramitarão nas Comarcas de Iguape, Registro, Jacupiranga e Eldorado.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

ACONTECE

São Vicente apresenta Coop Clima para busca de parcerias junto ao Instituto de Pesquisas Energéticas

ACONTECE

Guarujá firma parceria com Sest Senat voltada aos servidores municipais

TRÂNSITO

Curso de motorista ajuda santistas na busca por uma nova profissão

2
Entre em nosso grupo