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Governo de SP entrega a Lancha Canéu modernizada para a travessia de Cananeia e Ariri

Com um investimento de R$ 4,5 milhões, o subsecretário de Logística e Transportes da Semil, Denis Gerage Amorim, oficializou a entrega da embarcação reformada

Robson de Castro

15/10/2024 - terça às 16h00

O subsecretário de Logística e Transportes da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Estado de São Paulo, Denis Gerage Amorim, e o diretor técnico do Departamento Hidroviário (DH), Agnaldo Gonçalves de Almeida Jr, entregaram, nesta segunda-feira (14), em Cananeia, na região do Vale do Ribeira, a Lancha Canéu. Com investimento de R$ 4,5 milhões, a embarcação tem capacidade para 190 passageiros e atuará na travessia que interliga o município de Cananeia ao distrito de Ariri, no Litoral Sul de São Paulo. Esta é a nona embarcação reformada por essa gestão e entregue aos usuários do sistema de travessias, resultando em um investimento total de R$ 62,6 milhões exclusivamente em reformas de embarcações.

A modernização da embarcação visa proporcionar mais segurança e conforto aos usuários do serviço de travessia de lanchas, além de garantir a qualidade do serviço prestado pelo governo do estado. A reforma inclui a recuperação total da estrutura, a revisão completa do sistema de geração de energia, a instalação de um sistema de câmeras para monitoramento remoto da praça de máquinas e auxílio nas manobras, a revisão de todos os equipamentos de navegação e comunicação e do sistema de climatização, com a substituição dos aparelhos de ar-condicionado, entre outras melhorias.
 

"Esse é um importante investimento para o município de Cananeia e distrito de Ariri, que agora contam com uma embarcação mais segura, confortável e rápida, impactando diretamente na qualidade de vida de nossos usuários. A reforma da Lancha Canéu integra o Programa de Modernização da Frota das Travessias", destaca o subsecretário.

A travessia Cananeia/Ariri é realizada por lanchas que transportam exclusivamente pedestres e ciclistas. O percurso, com extensão aproximada de 37,6 quilômetros, é feito em cerca de três horas e meia e atende às comunidades ribeirinhas de Marujá e Pontal, sendo praticamente a única forma de transporte dessas populações. A travessia também é muito procurada por amantes do turismo ecológico. A região é tombada como Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas (Unesco). Em 2024, já foram realizadas mais de 200 viagens entre os municípios.
 

Parceria Público-Privada
O serviço de travessias operadas pelo Departamento Hidroviário (DH), está sendo preparado para atrair investimentos privados. O projeto prevê a concessão do serviço público coletivo aquaviário de 14 linhas, sendo oito litorâneas, três do sistema de balsas da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) e três no Reservatório de Paraibuna. A consulta pública para a parceria público-privada está em fase de preparação e deve ser aberta neste último trimestre do ano, com o lançamento do edital previsto para o início do próximo ano.
 

Investimentos nas travessias
A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Estado de São Paulo, por meio do DH, reafirma seu compromisso com a melhoria contínua do sistema de travessias e com a segurança e bem-estar de todos os seus usuários.
 

O Governo de São Paulo tem promovido investimentos, totalizando mais de R$ 175 milhões, direcionados à modernização das embarcações, reforma das estruturas de embarque e desembarque, além de melhorias tecnológicas para otimização da gestão de filas e do atendimento.
 

Investimentos e Melhorias
Estamos trabalhando para melhorar os serviços prestados aos cidadãos que utilizam as travessias, focando nas regiões de maior demanda. Estamos reformando estruturas de atendimento, estações, flutuantes de atracação e balsas, garantindo, em primeiro lugar, a segurança dos usuários, além de conforto e agilidade no serviço.

Em 2024, já foram entregues três embarcações reformadas e renovadas, duas atendendo a travessia Santos-Guarujá (FB-21 e FB-27) e uma atendendo a travessia São Sebastião/Ilhabela (FB-28), com um investimento total de R$ 23,4 milhões:

  • FB-21: investimento de R$ 6,8 milhões, capacidade para 21 veículos e 158 pedestres;
  • FB-27: investimento de R$ 8,5 milhões, capacidade para 216 pedestres e 44 veículos;
  • FB-28: investimento de R$ 8,1 milhões, capacidade para 44 veículos e 162 pedestres.

No segundo semestre, além da Lancha Canéu, o DH entregará outras duas embarcações que estão em reforma, além da conclusão das obras dos flutuantes de São Sebastião e Ilhabela, com um investimento total de R$ 31,2 milhões:

  • FB-30: investimento de R$ 8,3 milhões, capacidade para 320 pedestres e 56 veículos;
  • FB-10: investimento de R$ 9,1 milhões, capacidade para 200 pedestres e 32 veículos;
  • Flutuante de São Sebastião (Flutuante DERSA VIII): investimento de R$ 6,9 milhões;
  • Flutuante de Ilhabela (Flutuante DERSA VI): investimento de R$ 6,9 milhões.

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