Sexta, 18 de Julho de 2025

DólarR$ 5,58

EuroR$ 6,48

Santos

19ºC

VALE DO RIBEIRA

Encontro discute estratégias para desenvolver a produção aliada ao turismo em Barra do Turvo

Realizado pelo Sebrae-SP, evento reuniu produtores das comunidades remanescentes de quilombos na região

Da Redação

18/07/2025 - sexta às 15h54

“É uma semente que está sendo implantada no coração das pessoas para valorizar o nosso Vale do Ribeira. E isso é muito importante. Com essa troca de ideias, a gente só tem a crescer”. Assim a apicultora Elisabete Garcia Watanabe definiu o Encontro de Saberes e Parcerias de Barra do Turvo, realizado no dia 8 de julho pelo Sebrae-SP em parceria com a Prefeitura do município, Sindicato Rural de Iguape e Fundação Florestal. Com apoio do Senar, Faesp e Fundação Itesp, o evento ocorreu no Centro Comunitário do Quilombo Cedro.

 

Responsável por abordar as técnicas de apicultura e meliponicultura, mostrando como a produção de mel pode gerar renda para as comunidades, Elisabete também destacou a importância do associativismo e do trabalho realizado em conjunto para fortalecer a cadeia produtiva. “Com essa renda extra é possível melhorar a qualidade de vida, permanecendo na região e valorizando o que temos de melhor que é a nossa mata atlântica”. 

 

O principal objetivo do encontro, segundo o consultor de negócios do Sebrae-SP, Lucas Cárnio, foi aliar a produção de mel e polpa de juçara a outras vocações regionais, como a gastronomia e o artesanato, visando desenvolver o turismo nas comunidades remanescentes de quilombos da região. “Todas essas atividades se conectam quando a gente vai desenvolver o turismo na comunidade quilombola. Estamos buscando capacitar os empreendedores em cada atividade, para ajudar a melhorar a produção da polpa da Juçara, de mel e pólen, assim como também trabalhamos para desenvolver o artesanato tradicional e a gastronomia para alavancar o turismo nas comunidades”, explica. 

 

"A Prefeitura de Barra do Turvo fechou parceria com o Sebrae-SP para ajudar a desenvolver esse trabalho. Por meio do Cidade Empreendedora, faremos o levantamento dos artesãos do município, cursos de empreendedorismo e também uma missão técnica a Iporanga, onde o turismo é mais consolidado”, revela Lucas. 

 

Durante o Encontro de Saberes e Parcerias, os participantes puderam optar pelas oficinas de gastronomia, apicultura ou artesanato. No período da tarde, todos se reuniram para discutir de que forma cada cadeia produtiva pode integrar a atividade turística nas comunidades.  

 

A maioria dos participantes do evento integra o Programa PSA Juçara da Fundação Florestal, que realiza o pagamento por serviços ambientais às comunidades que ajudam a preservar a palmeira de juçara nas unidades de conservação. Diversas comunidades remanescentes de quilombos participam do programa e podem utilizar as sementes para fazer a polpa de Juçara.

 

“Eventos como esses são muito importantes porque é o momento, primeiro, de encontro com todos os saberes locais, com pessoas de diferentes capacidades de desenvolver algum tipo de arte, culinária ou outra atividade. Então é um momento de despertar também para outras oportunidade de geração de renda. São mil possibilidades que só encontros como esse podem proporcionar”, avalia a artesã Janaína de Oliveira Franco, de Iporanga. 
 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

BOLSONARO

Em dia de operação contra Jair Bolsonaro, Flávio desembarca na Europa

DOUTORES DA ALEGRIA

Doutores da Alegria amplia atuação no país com Escola Virtual

São Paulo

Corte Eleitoral paulista julga 1.700 processos no 1º semestre

2
Entre em nosso grupo