Segunda, 12 de Maio de 2025

DólarR$ 5,65

EuroR$ 6,34

Santos

19ºC

SAÚDE

Cidades e entidades do Vale do Ribeira firmam Pacto Nacional pela Consciência Vacinal

Com presença do PGJ, solenidade de assinatura aconteceu em Registro nesta quarta-feira

Áurea Batista

09/05/2025 - sexta às 18h00

Realizada na tarde desta quarta-feira (7/5) no SESC de Registro marcou a adesão de municípios e entidades do Vale do Ribeira ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal. A iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) conta com o apoio do MPSP e aposta no diálogo interinstitucional para viabilizar a retomada de índices seguros e homogêneos de cobertura vacinal em todo o país.

 

Na mesa de honra, o procurador-geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, celebrou a natureza do pacto assinado, que representa a comunhão de esforços em prol da saúde pública sem a necessidade de judicializações. "Esse modelo dá muito mais certo do que qualquer outra forma de atuação no campo da Justiça". O chefe do Ministério Público de São Paulo lembrou ainda do período da pandemia de covid-19, que levou a instituição a criar um grupo de trabalho cuja atuação foi marcada pelo compromisso com a ciência e a preservação da vida. "A cobertura vacinal é o maior exemplo de que precisamos estar sempre preparados para enfrentar situações que podem acontecer com a humanidade. Não podemos negar isso às pessoas", opinou.
Para Jairo Bisol, promotor de Justiça do MPDFT e membro da Comissão de Saúde do CNMP, a vacinação é fundamental num país que ousa fazer um Sistema Único de Saúde, universal e integral. "Temos o dever ético e político de buscar os caminhos de melhor relação custo-benefício, assim como caminhos que produzam saúde em larga escala a custos baixos", disse. Em sua visão, a vacinação é a estratégia sanitária de menor custo, com maior alcance e eficácia para a população. Ele alertou ainda para o risco de doenças tidas como erradicadas, a exemplo da poliomielite, voltarem a fazer vítimas caso a imunização seja ignorada. "Vamos proteger a nossa população. Vamos proteger nossas crianças", convocou.

 

"A atuação que tem a promoção da saúde como paradigma se caracteriza por uma escolha institucional alinhada a Cartas importantes, como a de Ottawa, de 1986, e a de Adelaide, de 1988", afirmou o gerente de Saúde e Odontologia do SESC, Rogério Ruano. 

 

Rodrigo Borges, promotor de Justiça em Registro que atua também na Promotoria Regional de Direitos Sociais do Vale do Ribeira, explicou que o intuito do trabalho desenvolvido pelo Ministério Público na região é diagnosticar problemas na área da saúde e construir as soluções necessárias a partir da aproximação entre diferentes agentes. "Foi gratificante ver que os municípios demonstraram interesse em aderir ao Pacto Vacinal". 

 

"Estamos muito felizes por assinar esse compromisso de melhorar ainda mais os níveis de vacinação", comemorou o prefeito de Registro, Samuel Moreira.

 

O Pacto Nacional pela Consciência Vacinal no Vale do Ribeira foi firmado por representantes dos municípios de Registro, Barra do Turvo, Cajati, Cananéia, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Itariri, Iporanga, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo e Sete Barras, assim como pelas seguintes entidades: Câmaras Municipais de Barra do Turvo, Cajati, Cananéia, Eldorado, Iguape, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Registro e Sete Barras; Ordem dos Advogados do Brasil (54ª Subseção - Registro), Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de São Paulo, Departamento Regional de Saúde XII - Registro, Grupo de Vigilância Epidemiológica XXIII - Registro, Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira, Serviço Social do Comércio (SESC), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Registro, Universidade Estadual Paulista - Campus Registro, União das Instituições de Serviços, Ensino e Pesquisa (UNISEPE) - Registro, Escola Técnica Estadual (ETEC) - Registro e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Campus Registro.

 

O dispositivo de honra foi composta ainda pelos promotores Luis Fernando Rocha (Centro de apoio Operacional Cível/CAO Cível), Rafael Hayashi (Promotoria de Registro), Paulo Campos dos Santos (Promotoria Regional do Meio Ambiente) e Daniel Porto Godinho da Silva (assessor da Subprocuradoria-Geral de Justiça Jurídica); pelo vice-presidente da Câmara de Registro, Luiz Marcelo Comeron; e pela diretora regional da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo no Vale do Ribeira, Luana Nassaro.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Três nomes se colocam à disposição para coordenar o PT na Baixada Santista

CULTURA

Cubatão recebe 16º Encontro Técnico para Maestros, Músicos e Coreógrafos

EVENTO

Artistas de Praia Grande sonham com vaga para fazer abertura do Festival João Rock 2025

2
Entre em nosso grupo