A BAIXADA SANTISTA É O ASSUNTO
A proposta é de autoria da Mesa Diretora da Câmara
Sandro Thadeu
11/09/2025 - quinta às 02h00
Nova era
A Câmara de São Vicente, a primeira das Américas, seguiu a tendência de outros parlamentos do País e aprovou, na última semana, a criação da Escola do Legislativo. O objetivo dessa iniciativa é fortalecer, qualificar e ampliar a educação política no Município. A proposta é de autoria da Mesa Diretora, presidida por Wagner Cabeça (União).
Formação na veia
A nova unidade desenvolverá projetos e ações voltadas à formação de cidadãos, servidores e agentes públicos em geral e pessoas vinculadas a organizações sem fins lucrativos que prestam serviços à população.
Sociedade civil presente
O projeto estabelece a criação de um conselho, que terá caráter deliberativo, para acompanhar o pleno desenvolvimento das atividades da instituição. Além de servidores da Câmara e do vereador que presidirá a Escola do Legislativo, o colegiado será formado por representantes da sociedade civil ligados à Câmara Jovem, ao Conselho Municipal da Juventude e ao Conselho Municipal de Educação.
Novas funções gratificadas
Para viabilizar essa nova estrutura, a Casa de Leis aprovou o projeto de lei complementar que criar duas novas funções gratificadas para o planejamento e execução das atividades da Escola do Legislativo: diretor de Planejamento e Gestão (adicional de R$ 4 mil/mês) e assistente de Direção (R$ 1.600,00/mês).
Nada a declarar?
A Secretaria de Desenvolvimento Social de Santos não enviou representantes à audiência pública sobre o desmonte da Assistência Social no Município, realizada na noite de ontem, na Câmara. A atividade foi organizada pela vereadora Débora Camilo (PSOL).
De costas para o povo
"Não há a presença do secretário Elias Júnior, nem ninguém do Executivo representando o prefeito Rogério Santos. Isso, para mim, é um sinal de falta de interesse em sanar qualquer problema e um desrespeito não só com o nosso mandato, mas também com a Casa de Leis, trabalhadores e usuários do sistema. Essa situação é o reflexo da atual Administração Municipal", afirmou a parlamentar.
Outras prioridades
Durante a audiência pública, Débora foi informada de que o secretário municipal, que é advogado, estava participando do lançamento da Liga Acadêmica de Direito da Baixada Santista, no auditório da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes). A ausência do titular da pasta foi criticada pelos representantes da sociedade civil que se manifestaram no Legislativo.
Parceria à vista
A secretária da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos de Santos, Nina Barbosa, foi recebida ontem, na Capital, pela titular da pasta estadual de Políticas para a Mulher, Valéria Bolsonaro, para discutir a realização de ações e programas para incentivar o empreendedorismo das integrantes do sexo feminino no Município.
Intuição feminina
Durante a reunião de trabalho, Valéria, que é de Santos, comentou sentir saudades do tradicional pão de cará da Cidade. Nina a surpreendeu com a entrega de uma cesta com algumas unidades desse clássico da Cidade.
Problemas no cemitério
A vereadora de Mongaguá Paula Jacó (Novo) apresentou requerimento à Prefeitura para saber se há alguma previsão de reforma ou manutenção do cemitério municipal. Na avaliação dela, o espaço carece de uma melhor manutenção, após constatar diversos túmulos danificados e com estruturas deterioradas.
Reforço na segurança
A parlamentar também cobrou da Administração Municipal a instalação de câmeras de monitoramento no local para coibir furtos. Além disso, defendeu a construção de uma capela "para proporcionar um ambiente digno e respeitoso para os rituais de despedida e momentos de oração".
Deixe a sua opinião
ver todos