POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA
Integrantes da Uvebs estiveram reunidos ontem com representantes da empresa
Sandro Thadeu
09/01/2026 - sexta às 02h00
Dedo na ferida
Integrantes da União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs) estiveram reunidos ontem com representantes da Sabesp, na sede da superintendência regional da empresa, em Santos, e cobraram providências para melhorar o abastecimento de água. A reivindicação ocorre após milhares de moradores e turistas enfrentarem torneiras secas desde a semana do Natal. Parte dos legisladores afirmou não ter ficado convencida com as explicações apresentadas pela companhia.
Papo furado
O parlamentar de Peruíbe Cristen Na Mira (MDB) entende que não houve nenhum avanço concreto nesse encontro. "Ouvi muito papo furado, muitas desculpas e promessas de obras", desabafou. Na avaliação dele, a população também precisa cobrar explicações do governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) por ser cúmplice nesse caso, pois foi o responsável por privatizar a empresa, uma decisão que contou com o aval da maioria dos deputados estaduais.
Sem transparência
A Sabesp justificou que os problemas de abastecimento de água registrados desde a semana do Natal estariam relacionados ao aumento sazonal da população, o que ocorre anualmente. No entanto, o parlamentar Tiago Peretto (União), de São Vicente, relembrou que os moradores da região reclamam há meses dessa situação. "A gente sentiu falta de transparência. Não deixaram gravar a reunião", ressaltou.
Triste coincidência
Durante a reunião, alguns parlamentares associaram o aumento das reclamações à privatização da companhia, ocorrida em julho de 2024. Os representantes da Sabesp negaram relação direta entre os fatos e classificaram a situação como uma “coincidência”, segundo o presidente da Uvebs e vereador de Praia Grande, Cadu Barbosa (PRD).
Cobrança ao governador
Os problemas de abastecimento de água não se restringem à Baixada Santista. Ontem, em Pindamonhangaba, 41 vereadores de 12 cidades do Vale do Paraíba estiveram reunidos para discutir os problemas e a qualidade do serviço ofertado pela Sabesp. Ao final dessa atividade, foi elaborado um ofício a ser encaminhado ao governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), solicitando providências à companhia.
20 anos de existência
A Defensoria Pública do Estado de São Paulo completa hoje 20 anos de existência de atuação na promoção da justiça e na garantia de direitos. A regional Santos da instituição é composta por cinco unidades (Guarujá, Itanhaém, Praia Grande, Santos e São Vicente). Desde 2014, o órgão já realizou 490.570 atendimentos na região.
Reduzindo distâncias
"Ao completar 20 anos, a Defensoria Pública do Estado de São Paulo reafirma seu papel essencial na garantia de direitos e no acesso à Justiça para milhões de pessoas. Ao longo dessa trajetória, a instituição se fortaleceu ao estar onde a população mais precisa — e, cada vez mais, com o apoio da tecnologia para ampliar atendimentos, reduzir distâncias e tornar a Justiça mais próxima, humana e eficiente", ressaltou a defensora pública-geral, Luciana Jordão.
Dá Pra Resolver
Para celebrar o momento, a Defensoria lançou o mutirão intitulado "Dá Pra Resolver", que fará atendimentos fora das unidades, sempre aos sábados, mediante inscrição. Em setembro, Praia Grande receberá esse projeto. Também estão previstas palestras e atividades de educação em direitos alinhadas a temas atuais.
Reforço fundamental
O prefeito de São Vicente, Kayo Amado (Pode), comemorou a decisão do Ministério da Saúde, tomada no fim do ano passado, que atendeu a uma solicitação do Município para ampliar os recursos destinados à área. Com a medida, a Cidade passará a receber R$ 888 mil mensais adicionais para custear ações do setor.
Luta por justiça
"Era um direito nosso. Estamos falando de serviços que a gente executava", destacou o chefe do Executivo, que fez questão de agradecer o apoio da deputada federal e presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, que ajudou nessa articulação junto à equipe do ministro Alexandre Padilha (PT).
Deixe a sua opinião
ver todos