Quarta, 07 de Maio de 2025

DólarR$ 5,74

EuroR$ 6,49

Santos

24ºC

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Três nomes disputarão a presidência do PT de Santos

Eleição para as direções municipais, estaduais e nacional da sigla ocorrerá no dia 6 de julho

Sandro Thadeu

07/05/2025 - quarta às 02h30

Processo democrático
O Processo de Eleição Direta (PED) do PT para a escolha dos novos integrantes dos diretórios municipais, estaduais e nacional da legenda será realizado no dia 6 de julho. O prazo para inscrição de chapas e candidaturas nas cidades foi encerrado na última sexta-feira. Em Santos, três nomes se colocaram à disposição para comandar a sigla: o vereador Chico Nogueira, o advogado Tarcísio de Andrade e a assistente social Maria Salete dos Santos. O mandato será de quatro anos.

Os postulantes
Ex-presidente do Sindicato dos Empregados Terrestres em Transportes Aquaviários e Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Settaport), o parlamentar está em seu terceiro mandato na Câmara e pretende continuar à frente da direção do partido. Tarcísio foi presidente do Centro dos Estudantes de Santos (CES) de 2015 a 2017 e atualmente é diretor do Sindicato dos Advogados. Ele conta com o apoio da ex-prefeita Telma de Souza e do vereador Marcos Caseiro. Maria Salete faz parte da direção do Centro de Direitos Humanos da Baixada Santista Irmã Maria Dolores.

Candidatura única
Em quatro cidades da Baixada Santista, haverá apenas um candidato ao comando do partido: Bertioga (Jair Santana), Cubatão (Paloma Santos), Mongaguá (Valto Araújo) e São Vicente (Wilson Barreto).

Opções na mesa
Em Praia Grande,  três nomes estarão na disputa pela presidência: Gil Lemos, Maurício Barbosa (Professor Maurício) e Sérgio Cabeça. O mesmo ocorrerá em Itanhaém, onde Áureo Bacelar, Lúcia Costa e Wilton Brito concorrerão ao comando da sigla. Os filiados de Guarujá terão duas opções (Claudio Luiz e João Feitosa, o Chaulim), assim como os de Peruíbe, que podem escolher Sandra Barbosa ou Eduardo Afonso. 

Tarcísio na cabeça
O Paraná Pesquisas divulgou ontem um novo levantamento de intenções de voto para o Governo de São Paulo. O atual chefe do Executivo paulista, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), aparece na liderança com mais de 40% da preferência dos 1.700 consultados entre os dias 1º e 4 deste mês. Entre os nomes ligados a partidos de centro-esquerda, os melhores desempenhos foram registrados pelos ex-governadores Geraldo Alckmin e Márcio França (ambos do PSB). O primeiro foi citado por 21,1% dos entrevistados. Já o segundo teve um desempenho que variou de 11,9% a 21,8% em quatro cenários diferentes.

Bola da vez
Os números deixaram animados o deputado estadual e novo presidente do PSB paulista, Caio França. "Pesquisa é o retrato do momento sempre. Os dois nomes do nosso partido estão liderando no campo progressista, o que demonstra que o PSB tem tudo para ser protagonista na eleição paulista. Acredito na união dessa corrente política mais progressista em torno da nossa candidatura", afirmou.

Da Assembleia Legislativa para Mongaguá
Na noite de ontem, Caio fez questão de prestigiar a convenção do União Brasil de Mongaguá, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Sirana Koukdjian, que ratificou a candidatura do empresário e ex-presidente da Câmara Rodrigo Casa Branca (União) a prefeito. O vice da chapa será o ex-vereador e advogado Renato Donato (PSB). A deputada estadual Solange Freitas (União) também participou do evento. 

Sem respostas
Durante a sessão de ontem da Câmara de Santos, o vereador Rui De Rosis Júnior (PL) voltou a cobrar explicações do Governo sobre a conduta da secretária municipal de Segurança, Raquel Gallinati (PL), que teria utilizado carros oficiais para fins particulares. O parlamentar disse que o Legislativo não vai esquecer deste assunto e que exige respostas claras da Administração Municipal. 

Sabe tudo
De forma irônica, De Rosis Júnior disse que a titular da pasta era uma especialista em conclave (processo que começa hoje para a escolha do novo papa, autoridade máxima da Igreja Católica). "Enquanto a gente não tem as respostas, talvez ela saiba dizer quem será o novo papa", afirmou. Ontem, ela comentou sobre esse tema durante a participação no programa Morning Show, da Rádio e TV Jovem Pan. 

Alinhamento estratégico
Na manhã da última segunda-feira, a secretária de Segurança de Santos esteve reunida com o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, e com o responsável pela legenda no Estado, Tadeu Candelária, para discutir pautas relevantes de São Paulo e de interesse nacional. "Estamos unidos por um propósito: transformar realidades e construir um futuro melhor", ressaltou Raquel. 

Turismo em debate
A Associação Comercial de Santos, por meio de sua Câmara de Comunicação, Turismo e Eventos, realiza hoje a mesa-redonda “O Futuro do Turismo na Baixada Santista”. O encontro começa às 8h30, na sede da entidade (Rua XV de Novembro, 137, Centro). O objetivo desse evento é promover o diálogo entre empresários, autoridades e representantes do setor para debater estratégias que impulsionem o turismo regional. Um dos convidados é o deputado estadual Paulo Corrêa Júnior (PSD), presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), que falará sobre iniciativas e experiências do Parlamento paulista voltadas à valorização desse segmento como vetor de desenvolvimento econômico.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

POLÍTICA

Deputada quer o triplo de folgas para o trabalhador que doar sangue

POLÍTICA

Comitiva de Paulo Alexandre é recepcionada na Alemanha para tratar do Túnel Santos-Guarujá

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Presidente do Conselho de Habitação é contra criação de secretaria para o setor

2
Entre em nosso grupo