Segunda, 10 de Novembro de 2025

DólarR$ 5,30

EuroR$ 6,13

Santos

22ºC

A BAIXADA SANTISTA É O ASSUNTO

TRE-SP rejeita ação que buscava cassar candidatura de Cristina Wiazowski

Por unanimidade, os desembargadores confirmaram ontem a decisão de primeira instância

Sandro Thadeu

19/09/2025 - sexta às 02h00

Vitória na Justiça Eleitoral
Por unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) decidiu ontem manter a decisão de primeira instância que considerou improcedente o pedido de cassação do registro da candidatura à Prefeitura de Mongaguá da atual chefe do Executivo, Cristina Wiazowski (PP), e de inelegibilidade dela e do presidente da Câmara, Luiz Berbiz de Oliveira, o Tubarão (União). Portanto, não haverá mudanças no comando da Administração Municipal.

Demissões políticas
Esse processo foi movido pela coligação Juntos para Renovar, formada por União e PSB, que lançou o empresário e ex-vereador Rodrigo Casa Branca (União) como concorrente à Prefeitura na eleição suplementar deste ano. Os advogados da chapa ingressaram com uma ação de investigação judicial eleitoral, alegando que Tubarão, que exercia interinamente o comando do Executivo, teria exonerado 86 ocupantes de cargos comissionados que se recursaram a apoiar Cristina.

Falta de provas
O advogado do presidente do Legislativo, Leandro Matsumota, explicou à coluna que a coligação derrotada nas eleições suplementares realizou acusações com elementos probatórios insuficientes, pois não há qualquer prova das condutas imputadas ao parlamentar e à atual prefeita. 

Visita ilustre
O desembargador e presidente do TRE-SP, Silmar Fernandes, estará hoje, às 11 horas, na Aldeia Tabaçu Rekoypy, localizada na terra indígena Piaçaguera, em Peruíbe. Essa visita faz parte do Programa de Inclusão Político-Eleitoral, que teve início em 2022, com a finalidade de incluir os assentamentos, povos e comunidades tradicionais do território paulista no processo eleitoral.

Exercício da cidadania
Essa iniciativa conta com o apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), de outros órgãos e de lideranças das aldeias da Baixada Santista. Serão ofertados atendimentos jurídicos e eleitorais, serviços digitais disponíveis no Poupatempo e emissão de documentos de identidade.

Na lista de Michelle
Ex-primeira-dama do País, Michelle Bolsonaro (PL) repostou ontem na rede social a lista divulgada pelo deputado estadual Bruno Zambelli (PL) com os nomes dos 22 parlamentares federais de São Paulo que votaram contra o pedido de urgência para análise do projeto de lei que trata da anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. Entre os citados está o ex-prefeito de Santos Paulo Alexandre Barbosa (PSDB). 

Dia de protesto
Centenas de entidades da sociedade civil convocaram, para o próximo domingo, manifestações em várias cidades do País contra a anistia e a Proposta da Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem, que define que deputados federai e senadores somente serão processados criminalmente pelo Supremo Tribunal Federal (STF) com autorização prévia dos próprios legisladores. Em Santos, a mobilização ocorrerá a partir das 16 horas, em frente à Estação da Cidadania, no bairro Campo Grande. 

Agora vai?
O diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, confirmou ontem, durante coletiva de imprensa, que a licitação para a concessão da Usina de Itatinga, em Bertioga, à iniciativa privada pelo período de 30 anos deverá ocorrer até o final deste ano. Esse projeto é aguardado há cerca de uma década.

Energia renovável
A empresa vencedora também terá a responsabilidade de fazer a revitalização das 80 casas, de estilo inglês, localizadas no entorno da usina, possibilitando o recebimento de turistas. Além disso, estão previstos investimentos no local para viabilizar a produção de hidrogênio verde, que será utilizado para abastecer navios de cruzeiro e as dragas, diminuindo a emissão de CO na atmosfera.
 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Furtado quer frear "indústria das homenagens" na Câmara de Santos

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Joaquim Mol quer uma igreja atuante e comprometida com os mais pobres

A BAIXADA SANTISTA É O ASSUNTO

Câmara de Praia Grande aprova criação de empresa municipal de ensino e saúde

2
Entre em nosso grupo