Segunda, 05 de Maio de 2025

DólarR$ 5,69

EuroR$ 6,44

Santos

19ºC

LEIA A COLUNA

TCESP dá parecer desfavorável às  contas de 2022 da Prefeitura de Cubatão

Um dos problemas constatados é o longo tempo de espera para consultas médicas. Em uma especialidade, a estimativa é que a demanda reprimida de pacientes seja zerada em 15 anos

Sandro Thadeu

18/11/2024 - segunda às 02h00

Sinal vermelho
A Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) emitiu parecer desfavorável às contas de 2022 da Prefeitura de Cubatão - sexto ano da gestão de Ademário Oliveira (PSDB). A decisão é do último dia 30, mas foi divulgada somente na última quarta-feira. O relator desse processo, o conselheiro Antonio Roque Citadini, foi enfático: "essas contas estão muito ‘pesadas’, difíceis, com uma série de irregularidades”.

Risco às aposentadorias e pensões
O representante do órgão de fiscalização apontou o "descaso da municipalidade com a matéria previdenciária", devido a vários problemas que colocam em risco a concessão de benefício aos segurados. Também foram verificadas diversas despesas financeiras indevidas relacionadas ao pagamento de multas e juros em razão do atraso para quitação de guias relativas ao INSS e FGTS, bem como nos repasses de encargos sociais retidos de prestadores de serviços da Administração Municipal. 

Cenário nebuloso
Procurador do Ministério Público de Contas de São Paulo (MPC-SP) que analisou a situação do Município, Rafael Antônio Baldo apontou várias divergências e inconsistências nos registros contábeis de 2022. “A falta de fidedignidade das informações relativas à gestão fiscal mascara a situação real das finanças públicas locais, em nítida afronta aos princípios da transparência fiscal e da evidenciação contábil, além de acarretar efetivo prejuízo à ação de controle dos recursos públicos”.

Falta de eficácia
Embora a gestão de Ademário tenha ultrapassado os limites constitucionais de investimentos na saúde e na educação, em 2022, foram identificados diversos problemas, como a ausência de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) em quase todas as unidades e falta de alvará de funcionamento da Vigilância Sanitária em todos os estabelecimentos de saúde. Na área de ensino, é possível citar o projeto político-pedagógico desatualizado, o excesso de alunos por turma e o piso salarial mensal dos professores de creche inferior ao piso nacional.

Fila de espera de 15 anos
O tempo de espera para consultas médicas é outro problema grave apontado pelo MPC-SP. Estima-se que sejam necessários 15 anos para zerar a demanda reprimida de pacientes adultos que buscam um alergologista. Em média, são ofertadas três consultas por mês e 547 pessoas estavam aguardando atendimento. Em dermatologia, a fila daquela ocasião seria resolvida em 5 anos e dez meses.

Trabalho intenso por melhorias
A Prefeitura de Cubatão reconheceu a importância do parecer emitido pelo TCESP ao apontar aspectos relevantes que precisam de aprimoramento na gestão fiscal, administrativa e de serviços essenciais à população. A Administração Municipal explicou que "vem atuando para que as deficiências identificadas sejam resolvidas com celeridade, garantindo melhorias concretas para os cidadãos cubatenses e reitera seu compromisso com a transparência e a eficiência na gestão pública".

Peixe volta a nadar
O ex-governador e atual ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França (PSB), foi uma das 15.750 pessoas que compareceram, na tarde de ontem, à Vila Belmiro para acompanhar a vitória de 2 a 0 do CRB sobre o Santos. Ao final da partida, o Peixe levantou a taça do Campeonato Brasileiro da Série B, selando o retorno do clube para a divisão principal do futebol brasileiro no próximo ano.

Testemunhas oculares
O representante do Governo Federal esteve no estádio ao lado do filho, o deputado estadual Caio França (PSB). Outros nomes conhecidos da política santista também participaram desse momento inédito da história do Alvinegro, como o vereador Lincoln Reis (Pode), o secretário municipal de Governo, Fábio Ferraz, e o ex-deputado federal Júnior Bozzella (PSD). 

Armas liberadas
O deputado federal Fábio Henrique (União-SE) apresentou recentemente o Projeto de Lei 3.320/2024, que autoriza guardas municipais a portarem armas de fogo da corporação ou próprias em qualquer lugar do País. "Há vários profissionais que residem no estado vizinho e precisam se deslocar para o trabalho diariamente", justificou. 

Isenção de IPI
A proposta também prevê que as prefeituras tenham isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) ao comprar armas e munições para as corporações. Esse mesmo benefício já é concedido às polícias Federal e estaduais. O texto será apreciado por três comissões da Câmara: Constituição e Justiça e de Cidadania; Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Finanças e Tributação. 

Luto
O fundador da Igreja Bola de Neve, Rinaldo Luiz de Seixas Pereira, o apóstolo Rina, de 52 anos, morreu, ontem, após sofrer um acidente de moto na altura do Km 131 da Rodovia Dom Pedro (SP-095), em Campinas. Vários integrantes da classe política lamentaram a morte dele, como o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e o vereador santista Marcos Libório (Republicanos).

Vidas restauradas
Em 2016, Rina foi agraciado com o título de Cidadão Itanhaense. A iniciativa partiu do então vereador César Augusto de Souza Ferreira, o Cesinha (União). "Itanhaém foi privilegiada por ter uma Bola de Neve na Cidade. Muitas vidas e famílias foram e continuam sendo salvas e restauradas pela palavra de Deus pregada nesta igreja. Tive o privilégio de o conhecer desde a fundação da Bola de Neve em Itanhaém, município que ele sempre amou, desde a sua infância", frisou o ex-parlamentar.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Justiça condena EMTU por enchentes ligadas a obras do VLT em São Vicente

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Vereador denuncia falta de espaço em ossuário de Praia Grande

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Banha quer a Câmara de Santos mais perto da população

2
Entre em nosso grupo