POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA
A expectativa é que a reunião no Palácio dos Bandeirantes seja realizada ainda neste mês
Sandro Thadeu
08/07/2025 - terça às 01h30
Papo reto com o governador
O empresário e secretário da Associação Comunitária do Macuco (ACOM), José Santaella, afirmou que o governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) receberá uma comissão de moradores no Palácio dos Bandeirantes até o final deste mês. O objetivo é discutir os impactos do túnel Santos-Guarujá e reforçar a necessidade de uma indenização justa às famílias que terão os imóveis desapropriados para viabilizar a obra.
Dúvidas no ar
"Ainda existem pontos em aberto sobre como o Governo do Estado vai conduzir esse processo de desapropriação, do ponto de vista jurídico e legal. Ainda precisamos caminhar nessa solução, pois isso gera ansiedade e insegurança dos moradores", destacou ele em entrevista concedida ontem ao Jornal CBN Santos, da rádio CBN Santos, apresentado pelo jornalista Douglas Gonçalves.
VLT na pauta
Santaella também é secretário da Associação de Moradores e Comerciantes da Rua Campos Melo e Região (Amocam). Ele pretende aproveitar a audiência com o chefe do Executivo paulista para reiterar os problemas causados com as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que se arrastam há quatro anos. "O VLT deveria ter sido entregue em março de 2023, mas há, ainda, muitas pendências, principalmente em relação às sinalizações vertical e horizontal e à instalação de portas automáticas nas estações", justificou.
Reeleição com gosto especial
O vereador Chico Nogueira (PT) foi reeleito ontem à presidência do diretório municipal do partido. Ele superou o advogado e ex-presidente do Centro dos Estudantes de Santos e Região (CES), Tarcísio de Andrade, que teve o apoio de nomes históricos da legenda, como a ex-prefeita Telma de Souza, o ex-deputado estadual Fausto Figueira e o ex-senador Eduardo Suplicy.
PT das bases
O parlamentar celebrou o resultado da eleição interna, destacando a representatividade do seu grupo. “Foi uma vitória muito importante para um coletivo que vem da base sindical, dos movimentos de moradia, do movimento negro, das mulheres, da juventude e das lutas sociais. Representamos um PT diferente, um PT que nasce das bases populares, religiosas de todas as matrizes e que vai dialogar com toda a sociedade”, ressaltou.
Compromissos
A chapa liderada por Chico assumiu os seguintes compromissos durante a campanha: avançar no trabalho junto às comunidades por meio da organização de comitês populares nos bairros; apoiar as candidaturas regionais do PT nas eleições de 2026; fortalecer a relação com mandatos e parlamentares da agremiação; implementar uma comunicação digital participativa; e dar continuidade à recuperação financeira para equilibrar as contas da sigla.
Encontro marcado
O secretário de Saúde de Santos, Fábio Lopez, estará hoje, às 10 horas, na sala da Presidência da Câmara para conversar com os vereadores. O assunto principal é o fechamento de leitos do Complexo Hospitalar da Zona Noroeste, registrado no mês passado. A reunião foi solicitada pelo parlamentar Sérgio Santana (PL).
Falta de servidores
Santana esteve no local conversando com os servidores, assim como Débora Camilo (PSOL) e Marcos Caseiro (PT), que verificaram diversos problemas. Segundo os vereadores, uma das constatações é que a unidade possui um déficit de 153 profissionais, sendo 46 médicos, 46 enfermeiros, 26 servidores administrativos e 35 da equipe multidisciplinar (psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, farmacêuticos entre outros).
Sugestão acatada
O prefeito interino de Mongaguá, Luiz Berbiz de Oliveira, o Tubarão (União), decidiu revogar o processo de contratação, por dispensa de licitação, de uma empresa para a elaboração do projeto executivo para a construção da Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Praia Grande. Essa solicitação partiu da Secretaria de Obras, Habitação e Planejamento Urbano e Ambiental.
Prática questionada
Esse processo de contratação foi autorizado, em agosto do ano passado, pelo então chefe do Executivo, Márcio Cabeça (Republicanos). No mês passado, o promotor de Justiça Rafael Viana de Oliveira Vidal expediu uma recomendação para que o atual gestor municipal evitasse fazer novas contratações sem processo licitatório, salvo em casos emergenciais e inadiáveis.
Deixe a sua opinião
ver todos