POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA
Mauricio Petiz afirma que eventos serão cancelados neste ano por falta de recursos. Ex-prefeita reage e diz que é fácil jogar a incompetência do titular da pasta nas costas dela
Sandro Thadeu
15/05/2025 - quinta às 03h00
Indignada
A ex-prefeita de Praia Grande Raquel Chini (Republicanos) reagiu de forma contundente nas redes sociais a um vídeo divulgado pelo secretário municipal de Cultura e Turismo, Mauricio Petiz, na última terça-feira. O titular da pasta afirmou que foi necessário reestruturar o calendário de eventos da Cidade, justificando que o orçamento deste ano não contemplou recursos suficientes para viabilizar todas as atividades. Por esse motivo, a tradicional Vila Junina não será realizada neste ano.
Verdades secretas
A ex-chefe do Executivo relembrou que Petiz fez parte da gestão dela e destacou que o orçamento é elaborado pelo titular de cada pasta. "O novo governo (de Alberto Mourão) criou três novas secretarias e o custeio disso deve sair de algum lugar. É muito fácil jogar nas minhas costas a sua incompetência na gestão do seu orçamento ao longo dos quatro anos", desabafou. Ela cobrou, ainda, que o secretário seja transparente. "Vamos falar a verdade! Comece você, contando a história. Ou preferem que eu comece a contar? Sejam homens!", ressaltou a ex-prefeita.
Paciência
No vídeo criticado pela ex-gestora municipal, Petiz pediu a compreensão da população e mencionou que tudo voltará ao normal no próximo ano. "Com criatividade, empenho e seriedade, superaremos este momento e retornaremos em 2026 com um calendário ainda mais completo e inovador, preparado para impulsionar o desenvolvimento e gerar mais oportunidades para a nossa população", garantiu.
Casa nova
Segundo colocado na disputa pela Prefeitura de Guarujá no ano passado, o ex-vereador Raphael Vitiello decidiu trocar o PP pelo PRD. A ficha dele foi assinada ontem pelo presidente estadual da sigla, Ovasco Resende. O ex-parlamentar assumirá o comando da legenda no Município. A tendência é que ele concorra a uma vaga na Câmara dos Deputados.
Namoro antigo
Em março do ano passado, Vitiello chegou a trocar o PSD pelo PRD com a intenção de concorrer ao Executivo. No mês seguinte, porém, optou em migrar para o PP. O PRD fez parte da aliança de partidos que o apoiou no último pleito e indicou o vice da chapa: o então vereador Fernando Peitola.
Passe valorizado
Em janeiro deste ano, Vitiello afirmou à coluna que contava com todo o apoio do PP para disputar uma vaga no Parlamento paulista. O ex-vereador foi o segundo nome da sigla mais votado para o Executivo em todo o Estado, conquistando 67.389 sufrágios no segundo turno. Ele só ficou atrás do prefeito eleito de São Carlos, Netto Donato, que obteve 68.178 votos.
Nova honraria
A Câmara de São Vicente votará, na sessão de hoje, o projeto de decreto legislativo que propõe a criação da Medalha Heróis da Pandemia. O objetivo é reconhecer e homenagear os servidores que atuaram com dedicação e compromisso durante a pandemia de covid-19 no Município, assim como as famílias de funcionários públicos que perderam a vida em razão da atuação no enfrentamento à doença.
Exemplo
"Essa homenagem expressa não apenas gratidão, mas também se propõe a ser um registro histórico do papel fundamental desempenhado por esses profissionais no enfrentamento da pandemia. Trata-se de um reconhecimento público ao esforço e à dedicação daqueles que, com altruísmo e coragem, colocaram a vida dos outros acima da própria", destacou o autor da propositura, Benevan Souza (Republicanos).
Tratamento complementar
O vereador de Santos Adriano Catapreta (PP) apresentou, na última terça-feira, o projeto de lei que autoriza a realização de ozonioterapia para tratamento de doenças crônicas na rede de saúde pública e privada do Município. Segundo o parlamentar, esse recurso terapêutico é recomendado para tratamentos de hérnia de disco e lombalgia.
Deixe a sua opinião
ver todos