Segunda, 19 de Maio de 2025

DólarR$ 5,66

EuroR$ 6,33

Santos

22ºC

LEIA A COLUNA

Quatro prefeitos da Baixada Santista integram a diretoria da FNP

Conheça os cargos ocupados na entidade municipalista por Kayo Amado (São Vicente), Raquel Chini (Praia Grande), Rogério Santos (Santos) e Válter Suman (Guarujá) 

Sandro Thadeu

19/03/2023 - domingo às 00h00

Baixada em evidência
Nos dias 13 e 14 deste mês, Brasília recebeu a 84ª reunião geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que definiu a nova diretoria da maior entidade municipalista do País para o biênio 2023/2025. Quatro integrantes desse colegiado são prefeitos da Baixada Santista. 

Dividindo responsabilidades
O vicentino Kayo Amado (Pode), foi designado para a vice-presidência de Segurança Pública. “Ainda que a segurança pública seja dever dos governos estaduais, cada vez mais os municípios são provocados a agir na área, seja cobrando políticas públicas mais efetivas, solicitando mais policiais ou investindo em melhorias para guardas e monitoramento urbano”, explicou. 

Dobradinha
A vice-presidência de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos ficou com Válter Suman (PSDB), de Guarujá. O Município já está à frente do fórum nacional desse segmento da própria FNP. O grupo é presidido pelo secretário de Meio Ambiente, Sidnei Aranha. 

Experiência garantida
A chefe do Executivo de Praia Grande, Raquel Chini (PSDB), é a vice-presidente de Segurança Viária. No passado, ela comandou o Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana. Já o santista Rogério Santos (PSDB) assumiu a vice-presidência de Cidades Portuárias. 

Primeiro passo
O deputado estadual Caio França (PSB) participará amanhã, às 14h30, na Secretaria de Estado da Saúde, da primeira reunião do grupo de trabalho que discutirá a regulamentação da cannabis medicinal no Sistema Único de Saúde (SUS). O parlamentar é o autor da Lei Estadual 17.618/23, que garantiu esse direito aos pacientes paulistas.

Expectativa
O governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) havia prometido que a legislação seria regulamentada no prazo de 45 dias a partir da primeira reunião desse grupo de trabalho. França é um dos integrantes dessa discussão por indicação da Assembleia Legislativa. 

Unidos pela causa
A Câmara de Bertioga aprovou, na última quinta-feira, o Projeto de Lei 11/2023, que trata da concessão de auxílio-aluguel às mulheres vítimas de violência doméstica no Município. A proposta foi assinada por todos os vereadores. 

Fomento à economia
A Câmara de São Vicente aprovou, na última quinta-feira, o projeto de lei que cria o serviço Facilita SV, que busca assegurar ao contribuinte a entrada única de dados e simplificar os procedimentos de registro e funcionamento de empresas no Município.

Mais agilidade
A futura legislação também tem como objetivo ofertar serviços que resultem um tempo mais dinâmico para geração e conclusões de etapas para a abertura de empresas e de fatores que se fazem necessários no dia a dia para fomentar a economia local.

Olhos no futuro
A primeira unidade do Facilita SV será instalada na Área Continental, que tem 140 mil habitacional. Demograficamente, essa região da Cidade á maior que 89% dos municípios paulistas. “Pode-se considerar que toda a perspectiva de crescimento está na Área Continental de São Vicente. Como estratégia de planejamento, é para essa região que o Município deve crescer", apontou o prefeito na justificativa desse projeto de lei.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

São Vicente promove mudanças no setor de Administração Tributária

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Luiz Marinho: "A economia brasileira está madura para a redução da jornada máxima de trabalho"

Política

Deputado Caio França analisa principal desafio da Baixada Santista e fala de novos projetos

2
Entre em nosso grupo