POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA
Três nomes concorrem à coordenação do partido na Baixada Santista
Sandro Thadeu
05/07/2025 - sábado às 02h22
Novos rumos
Os filiados do PT participam amanhã do Processo de Eleições Diretas (PED) 2025, que renovará as direções municipais, regionais, estaduais e nacional. O mandato dos novos dirigentes será de quatro anos. Três nomes disputam a coordenação da sigla na Baixada Santista: a economista Analia Silva (São Vicente), a advogada Paula Ravanelli (Cubatão) e o corretor de imóveis Wilton Reis Brito (Itanhaém). Curiosamente, os três concorreram ao Executivo em suas cidades no pleito de 2020.
Disputa em aberto
Em Santos, há dois candidatos à presidência: o vereador Chico Nogueira, que tenta a reeleição, e o advogado Tarcísio de Andrade. O mesmo cenário se repete em Guarujá (Cláudio Cultura e Chaulin) e em Peruíbe (Edu Afonso e Sandra Barbosa).
Concorrência tripla
Em Itanhaém, três nomes disputam o comando da sigla: Áureo Bacelar, Luciana da Costa e Wilton Reis Brito. Essa é a mesma situação em Praia Grande, onde Gil Lemos, Professor Maurício e Sérgio Cabeça se colocaram à disposição para liderar a legenda.
Só falta homologar
Em quatro cidades da região, há apenas um candidato ao comando da sigla. Esse é o caso de Bertioga (Jair Santana), Cubatão (Paloma Santos), Mongaguá (Valto Pinto) e São Vicente (Wilson Barreto).
Time reforçado
O ex-secretário de Habitação de Praia Grande e ex-presidente do PSDB no Município, Anderson Mendes, assinou, na noite de ontem, a ficha de filiação ao novo União Brasil. Ele aceitou o convite da deputada estadual Solange Freitas para ajudá-la na coordenação do partido na Baixada Santista.
Trabalho conjunto
"É uma grande oportunidade para escrever uma nova história, com coragem e dedicação, somando forças ao mandato da deputada para trabalhar pelas demandas de Praia Grande e de toda a Baixada Santista", destacou Mendes. Solange enalteceu a parceria: "Lutar pela população, por políticas públicas, é bom demais! E ninguém faz nada sozinho. Estar junto e trabalhar e muito para transformar a vida das pessoas só é possível mesmo com equipe forte".
Bíblia na escola
O prefeito de Bertioga, Marcelo Vilares (União), sancionou, na última quinta-feira, a Lei 1.693, que autoriza o Executivo a firmar parcerias para a distribuição de bíblias nas escolas da rede municipal de ensino.
Conhecimento variado
De autoria do vereador Eduardo Pereira (PSD), que é evangélico, a matéria prevê que sejam desenvolvidos projetos com ênfase em "conhecimentos éticos, moral, cívico, geográfico científico e de fatos históricos de grande relevância". Essa iniciativa deverá ter caráter facultativo. A adesão será opcional, mediante autorização dos pais ou responsáveis.
Mudança na Alesp
Por 5 votos a 1, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) julgou improcedente, na última quinta-feira, o pedido de Simão Pedro (PT) para anular os efeitos das decisões de duas ações de investigação judicial eleitoral que resultaram na retotalização dos votos para a Assembleia Legislativa (Alesp). Dessa forma, a liminar que o mantinha no cargo foi derrubada e ele perderá a vaga no Parlamento para a Professora Camila Godoi (PSB).
Contexto jurídico
No ano passado, o TRE-SP reconheceu a fraude à cota de gênero no registro de candidaturas do cargo de deputado estadual do Pros (que foi incorporado pelo SD) e do PTB (atual PRD). Por esse motivo, os votos recebidos por ambas siglas foram anulados, alterando o quociente eleitoral e, consequentemente, os eleitos, beneficiando Camila e prejudicando Pedro.
Deixe a sua opinião
ver todos