A BAIXADA SANTISTA É O ASSUNTO
Nova legislação municipal é de autoria do prefeito Marcelo Vilares (União)
Sandro Thadeu
21/07/2025 - segunda às 03h00
Redução de jornada
Os psicólogos do quadro de servidores da Prefeitura de Bertioga terão a carga horária semanal reduzida de 40 para 30 horas. Essa mudança entrará em vigor em 1º de agosto, conforme estabelecido na Lei Complementar 2023/2025, sancionada pelo chefe do Executivo, Marcelo Vilares (União), na última quarta-feira.
Experiência exitosa
Em mensagem enviada à Câmara, o gestor municipal explicou que essa medida administrativa apresentou bons resultados em outras categorias da saúde, como assistentes sociais e fisioterapeutas, melhorando a organização dos processos de trabalho, ampliando a efetividade nos serviços prestados à população e promovendo maior satisfação profissional.
Dura realidade
Vilares reforçou que a profissão exige "intensa dedicação intelectual e afetiva, com alta carga de responsabilidade ética e afetiva, com alta carga de responsabilidade ética e técnica". A nova legislação, segundo ele, foi elaborada após ter acesso a estudos técnicos e relatos de entidades ligadas a psicólogos que apontam para o crescente adoecimento físico e mental desses trabalhadores, devido a rotinas extenuantes, o que impacta a saúde e a qualidade do atendimento ofertado aos pacientes.
De Praia Grande para o Brasil
A advogada Bianca Borges foi eleita ontem presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) durante o 60º Congresso da entidade, realizado em Goiânia (GO). O mandato é de dois anos. Nascida em Itapevi (SP), ela foi criada em Praia Grande, onde iniciou sua militância na Escola Técnica (Etec) e contribuiu muito para a refundação da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES) da cidade.
Experiência
Atualmente, Bianca, de 25 anos, cursa Letras no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e preside a União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP). Durante a graduação em Direito na Universidade de São Paulo (USP), foi coordenadora-geral do DCE Livre, diretora do Centro Acadêmico XI de Agosto. Além disso, também ocupou o cargo de diretora de Relações Internacionais da UNE.
Baixada Santista em alta
Bianca é a segunda mulher da Baixada Santista a presidir a UNE. A primeira foi Carina Vitral, de Santos, que esteve à frente da entidade entre 2015 e 2017 e concorreu à Prefeitura pelo PCdoB, em 2016.
Nova casa
Segundo colocado na disputa pela Prefeitura de São Vicente nas eleições do ano passado, o coronel reformado da Polícia Militar (PM) Magno Julião deixou o PL e reforçou as fileiras do PRD, na última quinta-feira.
Objetivo traçado
O ato de filiação ocorreu na sede nacional do partido, na capital paulista. A ficha foi abonada pelo presidente estadual da sigla, Ovasco Resende, pelo secretário geral, Ronaldo Martins, e pelo coordenador regional na Baixada Santista, Lucas Lima. A intenção da agremiação é lançar Magno a deputado estadual no próximo pleito.
Medida ousada
A deputada estadual Solange Freitas (União) considera uma “ousadia” a possibilidade de o prefeito de São Vicente, Kayo Amado (Pode), deixar o cargo para disputar uma vaga na Câmara Federal nas eleições do próximo ano. A declaração foi feita em entrevista concedida ao Jornal da Mix, da rádio Mix FM Santos, na última sexta-feira. O programa é apresentado por Osvaldinho Stuchi e Rafaella Ferreira.
Lição de casa para 2026
"Não há necessidade disso. A gente pode lutar para ter mais deputados federais na Baixada Santista, mas essa é uma decisão dele. Realmente, temos poucos deputados federais, mas podemos ter mais, se a gente conseguir fazer uma campanha para que possamos ter mais representantes tanto em Brasília, como na Assembleia Legislativa. A gente precisa de união e colocar pessoas que realmente trabalham para a população", ressaltou.
Dobradinha certa
Solange confirmou que disputará a reeleição no próximo ano e que contará com o apoio da ex-prefeita de Praia Grande Raquel Chini (Republicanos). A parlamentar também mencionou que o União deve lançar o vereador de São Vicente Tiago Peretto a deputado federal.
Luto
Advogado, ex-deputado estadual e ex-governador, José Maria Marin morreu ontem, aos 93 anos. Presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF) de 1982 a 1988, ele comandou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de 2012 a 2015 e foi vice-presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa).
Banido do futebol
Após deixar a CBF, Marin foi investigado e condenado à prisão pela Justiça dos Estados Unidos pelo envolvimento em um escândalo de corrupção, suborno e lavagem de dinheiro relacionado à escolha das sedes para a Copa do Mundo e à concessão de direitos de transmissão de eventos esportivos. O caso ganhou o nome de Fifagate. Em 2019, o Comitê de Ética da Fifa o baniu do futebol.
Passagem pelo Jabaquara
Antes da carreira política e como dirigente esportivo, Marin tentou se firmar como jogador. Revelado pelo São Paulo, o ex-presidente da CBF atuou como ponta-direita e defendeu as cores do Jabaquara Atlético Clube, de Santos, no início da década de 1950. O Leão da Caneleira está na Série A4 do Campeonato Paulista.
Deixe a sua opinião
ver todos