Terça, 11 de Novembro de 2025

DólarR$ 5,29

EuroR$ 6,11

Santos

18ºC

A BAIXADA SANTISTA É O ASSUNTO

Psicólogos de Bertioga passam a ter carga horária de 30 horas semanais

Nova legislação municipal é de autoria do prefeito Marcelo Vilares (União)

Sandro Thadeu

21/07/2025 - segunda às 03h00

Redução de jornada
Os psicólogos do quadro de servidores da Prefeitura de Bertioga terão a carga horária semanal reduzida de 40 para 30 horas. Essa mudança entrará em vigor em 1º de agosto, conforme estabelecido na Lei Complementar 2023/2025, sancionada pelo chefe do Executivo, Marcelo Vilares (União), na última quarta-feira. 

Experiência exitosa
Em mensagem enviada à Câmara, o gestor municipal explicou que essa medida administrativa apresentou bons resultados em outras categorias da saúde, como assistentes sociais e fisioterapeutas, melhorando a organização dos processos de trabalho, ampliando a efetividade nos serviços prestados à população e promovendo maior satisfação profissional. 

Dura realidade
Vilares reforçou que a profissão exige "intensa dedicação intelectual e afetiva, com alta carga de responsabilidade ética e afetiva, com alta carga de responsabilidade ética e técnica". A nova legislação, segundo ele, foi elaborada após ter acesso a estudos técnicos e relatos de entidades ligadas a psicólogos que apontam para o crescente adoecimento físico e mental desses trabalhadores, devido a rotinas extenuantes, o que impacta a saúde e a qualidade do atendimento ofertado aos pacientes. 

De Praia Grande para o Brasil
A advogada Bianca Borges foi eleita ontem presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) durante o 60º Congresso da entidade, realizado em Goiânia (GO). O mandato é de dois anos. Nascida em Itapevi (SP), ela foi criada em Praia Grande, onde iniciou sua militância na Escola Técnica (Etec) e contribuiu muito para a refundação da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES) da cidade.

Experiência
Atualmente, Bianca, de 25 anos, cursa Letras no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e preside a União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP). Durante a graduação em Direito na Universidade de São Paulo (USP), foi coordenadora-geral do DCE Livre, diretora do Centro Acadêmico XI de Agosto. Além disso, também ocupou o cargo de diretora de Relações Internacionais da UNE.

Baixada Santista em alta
Bianca é a segunda mulher da Baixada Santista a presidir a UNE. A primeira foi Carina Vitral, de Santos, que esteve à frente da entidade entre 2015 e 2017 e concorreu à Prefeitura pelo PCdoB, em 2016.

Nova casa
Segundo colocado na disputa pela Prefeitura de São Vicente nas eleições do ano passado, o coronel reformado da Polícia Militar (PM) Magno Julião deixou o PL e reforçou as fileiras do PRD, na última quinta-feira. 

Objetivo traçado
O ato de filiação ocorreu na sede nacional do partido, na capital paulista. A ficha foi abonada pelo presidente estadual da sigla, Ovasco Resende, pelo secretário geral, Ronaldo Martins, e pelo coordenador regional na Baixada Santista, Lucas Lima. A intenção da agremiação é lançar Magno a deputado estadual no próximo pleito.

Medida ousada
A deputada estadual Solange Freitas (União) considera uma “ousadia” a possibilidade de o prefeito de São Vicente, Kayo Amado (Pode), deixar o cargo para disputar uma vaga na Câmara Federal nas eleições do próximo ano. A declaração foi feita em entrevista concedida ao Jornal da Mix, da rádio Mix FM Santos, na última sexta-feira. O programa é apresentado por Osvaldinho Stuchi e Rafaella Ferreira. 

Lição de casa para 2026
"Não há necessidade disso. A gente pode lutar para ter mais deputados federais na Baixada Santista, mas essa é uma decisão dele. Realmente, temos poucos deputados federais, mas podemos ter mais, se a gente conseguir fazer uma campanha para que possamos ter mais representantes tanto em Brasília, como na Assembleia Legislativa. A gente precisa de união e colocar pessoas que realmente trabalham para a população", ressaltou.

Dobradinha certa
Solange confirmou que disputará a reeleição no próximo ano e que contará com o apoio da ex-prefeita de Praia Grande Raquel Chini (Republicanos). A parlamentar também mencionou que o União deve lançar o vereador de São Vicente Tiago Peretto a deputado federal.

Luto
Advogado, ex-deputado estadual e ex-governador, José Maria Marin morreu ontem, aos 93 anos. Presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF) de 1982 a 1988, ele comandou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de 2012 a 2015 e foi vice-presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa). 

Banido do futebol
Após deixar a CBF, Marin foi investigado e condenado à prisão pela Justiça dos Estados Unidos pelo envolvimento em um escândalo de corrupção, suborno e lavagem de dinheiro relacionado à escolha das sedes para a Copa do Mundo e à concessão de direitos de transmissão de eventos esportivos. O caso ganhou o nome de Fifagate. Em 2019, o Comitê de Ética da Fifa o baniu do futebol. 

Passagem pelo Jabaquara
Antes da carreira política e como dirigente esportivo, Marin tentou se firmar como jogador. Revelado pelo São Paulo, o ex-presidente da CBF atuou como ponta-direita e defendeu as cores do Jabaquara Atlético Clube, de Santos, no início da década de 1950. O Leão da Caneleira está na Série A4 do Campeonato Paulista.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Marcelo Vilares exonera secretário de Governo e Gestão Institucional

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Furtado quer frear "indústria das homenagens" na Câmara de Santos

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Joaquim Mol quer uma igreja atuante e comprometida com os mais pobres

2
Entre em nosso grupo