Segunda, 05 de Maio de 2025

DólarR$ 5,71

EuroR$ 6,45

Santos

18ºC

LEIA A COLUNA

Proposta propõe criação de fundo para erradicar a miséria da Baixada Santista

O projeto de lei é de autoria da deputada estadual Mônica Seixas (PSOL)

Sandro Thadeu

21/11/2024 - quinta às 01h15

Enfrentamento às desigualdades
A deputada estadual Mônica Seixas (PSOL) protocolou recentemente, na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 623/2024, que autoriza o governo paulista a criar o Fundo Estadual de Erradicação da Miséria da Baixada Santista. O objetivo dessa iniciativa é financiar programas e ações voltados à promoção do desenvolvimento social nos municípios da região.

Caráter estratégico
"Este fundo fortalecerá a infraestrutura de acolhimento e assistência, melhorará a segurança alimentar, promoverá habitação acessível, apoiará a adaptação climática e incentivará o desenvolvimento econômico local, garantindo uma abordagem eficiente, coesa e sustentável para a redução da miséria na Baixada Santista", destacou a parlamentar. 

Caminho a ser trilhado
Essa proposta está tramitando na Comissão de Constituição, Justiça e Redação e já recebeu parecer favorável do relator, Caio França (PSB). O texto também precisa ser apreciado por legisladores de mais dois grupos antes de ser votado em plenário. Um deles é o de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais. O outro, de Finanças, Orçamento e Planejamento.

Olhar especial para a região
Mônica faz parte do Movimento Pretas, que apresentou uma candidatura coletiva ao Parlamento paulista, em 2022. Uma das integrantes desse grupo é a secretária de Política Sindical no Litoral Sul do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), Poliana Nascimento, que concorreu à Prefeitura de Itanhaém pelo PSOL neste ano.

Segurança em pauta
A Câmara de São Vicente poderá conceder o selo "Empresa Amiga da Segurança" para estimular pessoas jurídicas a contribuírem para a melhoria desse importante setor no Município. Essa proposta está prevista no Projeto de Lei 131/2024, que será votado na sessão de hoje.

Auxílio essencial
De autoria do vereador Alfredo Moura (PP), a matéria prevê que esse reconhecimento será dado a empresas que oferecem convênios, promoções e/ou descontos nos produtos ou serviços aos profissionais da segurança pública. As inscrições para receber o selo deverão ser feitas em maio, com base nas ações do ano anterior. A entrega dessa premiação será feita anualmente em 24 de junho - Dia da Polícia Militar. 

Nada a declarar
Nenhum dos quatro deputados federais ligados à Baixada Santista - Alberto Mourão (MDB), Delegado da Cunha (PP), Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e Rosana Valle - se manifestou sobre a investigação da Polícia Federal que aponta a participação de quatro militares e um policial federal em um planejamento, realizado em 2022, para matar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Reforço
O Conselho Estadual de Turismo elegeu mais quatro entidades para integrar esse colegiado: Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (Abbtur), Associação Brasileira de Eventos Corporativos e Sociais (Abrafesta), Instituto de Desenvolvimento, Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente (IDT-Cema) e Sindicato das Empresas Locadoras de Veículos Automotores do Estado de São Paulo (Sindiloc-SP).

Novos olhares
A Academia Brasileira de Eventos e Turismo e a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil também foram convidadas a participar desse conselho que sugere, indica e propõe medidas para fortalecer o desenvolvimento dessa importante atividade econômica no Estado. 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Justiça condena EMTU por enchentes ligadas a obras do VLT em São Vicente

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Vereador denuncia falta de espaço em ossuário de Praia Grande

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Banha quer a Câmara de Santos mais perto da população

2
Entre em nosso grupo