POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA
Nova legislação, de autoria do vereador Bill Gomes (União Brasil), já está em vigor
Sandro Thadeu
06/07/2025 - domingo às 03h30
Mais transparência
O prefeito de Itanhaém, Tiago Cervantes (Republicanos), sancionou a Lei 4.818/2025, que obriga a divulgação na internet ou no portal da Administração Municipal a divulgação das listas de espera de pacientes para consultas, exames, cirurgias e demais procedimentos agendados nas unidades da rede municipal de Saúde. A legislação já está em vigor.
Privacidade garantida
Para proteger os dados das pessoas, os nomes não serão expostos. Cada agendamento terá um número de identificação. Dessa forma, os cidadãos poderão acompanhar sua posição na fila sem exposição de informações pessoais.
Maior controle social
A nova lei é de autoria do vereador Bill Gomes (União Brasil). "O estímulo à transparência pública é um dos objetivos essenciais da moderna administração. A ampliação da divulgação contribui para o fortalecimento da democracia, prestigia e desenvolve as noções de cidadania e incentiva o controle social sobre os atos da gestão", destacou.
Holocausto palestino
O presidente da Federação Árabe Palestina (Fepal), Ualid Rabah, esteve em Santos, na tarde de ontem, para participar do debate em defesa da Palestina promovido pela Livres Coop - Baixada Santista. Durante o evento, ele ressaltou que o mundo vive o maior genocídio televisionado da história da humanidade, em referência aos constantes ataques do exército de Israel contra a população da Faixa de Gaza.
Praça rebatizada
A vereadora de Santos Débora Camilo (PSOL) também participou dessa atividade. No mês passado, a parlamentar apresentou o projeto de lei para mudar o nome da Praça Estado de Israel, no bairro São Jorge, para Praça Jornalistas Palestinos. A proposta é uma forma de enaltecer a dedicação dos profissionais da imprensa "que denunciam o genocídio praticado por Israel, mostrando ao mundo que está acontecendo na Palestina, apesar do perigo".
Herança da ditadura
Na justificativa da matéria, Débora apontou algumas considerações feitas pelo professor, pesquisador e coordenador da Livres Coop - Baixada Santista, Guilherme Prado, sobre os ataques sofridos pelos palestinos. Ele mencionou que a origem da atual nomenclatura do logradouro foi estabelecida pela Lei 3.011, sancionada em 10 de dezembro de 1964 pelo então interventor Fernando Ridel. Ex-comandante da Marinha, ele foi nomeado para o cargo pela ditadura militar, em junho daquele ano, após o prefeito José Gomes (PTB) ter os direitos políticos cassados pelo governo central.
Eficácia na comunicação
A Prefeitura de Cubatão lançou um pregão eletrônico para a contratação de uma empresa especializada para prestar o serviço de media training, ou seja, capacitar porta-vozes da Administração Municipal para entrevistas à imprensa. As propostas devem ser apresentadas até 22 de julho.
Time selecionado
O grupo vencedor dessa disputa terá a responsabilidade de capacitar até 56 servidores e agentes públicos, incluindo o prefeito Cesar Nascimento (PSD), a vice Andrea Castro (MDB), secretários municipais, chefes de gabinete, assessores e técnicos designados pela pasta de Comunicação. Serão realizadas até quatro sessões de treinamento, com duração média de quatro horas. O contrato terá duração de seis meses, prorrogável por igual período.
Direto de Portugal
O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França (PSB), participou do 13º Fórum de Lisboa, realizado na semana passada, em Portugal. O titular da pasta foi um dos expositores do painel sobre Desenvolvimento Econômico. Organizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, esse importante evento foi batizado pela imprensa como "Gilmarpalooza" por atrair um grande número de autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, empresários e acadêmicos.
Construindo laços
Durante a viagem, França também participou da inauguração do escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) na capital portuguesa e da 37ª Feira Internacional de Artesanato de Lisboa, considerada a maior da Península Ibérica e a segunda maior da Europa. "Foi um momento estratégico para dialogar sobre futuras edições, incluindo a possibilidade de ter o Brasil como país prestigiado — reconhecimento mais do que merecido pela grandiosidade da nossa produção artesanal", destacou.
Porto de Santos em evidência
O diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, também foi um dos palestrantes no 13º Fórum de Lisboa. O representante da estatal participou da mesa que tratou das novas competências e desafios da Reforma Tributária e dos Tribunais de Contas. "Mais do que uma troca de ideias, foi um momento de reafirmar que o Porto de Santos está conectado com as grandes agendas globais e preparado para avançar com responsabilidade, inovação e visão de futuro", disse.
Deixe a sua opinião
ver todos