A BAIXADA SANTISTA É O ASSUNTO
Chefe do Executivo, Farid Madi (Pode) quer retomar projeto de robótica aplicado à educação
Sandro Thadeu
24/09/2025 - quarta às 03h00
Parceria internacional
O prefeito de Guarujá, Farid Madi (Pode), viajou nesta semana para a República Tcheca, com o objetivo de assinar um convênio com Universidade Técnica Tcheca de Praga. Fundada em 1707, a instituição de Ensino Superior é a mais antiga da Europa Central e é considerada uma referência nas áreas de robótica e estudos de energia nuclear.
Oportunidade de ouro
A ideia é estabelecer uma parceria entre a universidade, a Administração Municipal e a futura unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Cidade, que pretende criar oportunidades para que estudantes e professores da rede municipal de ensino compreendam como a robótica pode impactar suas vidas, desenvolvendo sistemas motivacionais e criando objetos a partir de resíduos sólidos coletados.
Resgate
Durante sua primeira gestão à frente do Executivo (2005-2008), Farid implantou um projeto de robótica aplicado à educação, que foi batizado de projeto Lego e premiado na Dinamarca, sede da empresa. Apesar do reconhecimento internacional, as administrações seguintes não deram continuidade à iniciativa.
Tempo de sobra?
No final da manhã de ontem, o secretário de Defesa do Cidadão de São José dos Campos, Rafael Gustavo Batista da Silva, conseguiu reservar um tempo durante o expediente para discutir, no Instagram, com o jornalista Aldo Neto, que havia revelado a informação que o Santos Futebol Clube estava contratando mais um assessor de imprensa.
Bate-boca virtual
Apresentador do programa Canal do Peixe, da TV Com Santos, Aldo questionou se essa vaga no setor de comunicação seria mais um "cabide de emprego" na Vila Belmiro. O titular da pasta respondeu a indagação, dizendo que o jornalista estava com "muita dor de cotovelo" e não entendia de política e esporte.
Desperdício
Aldo quer saber como Silva, que está à frente de um setor tão importante em São José dos Campos, teve tempo para fazer críticas ou comentários em uma rede social em horário de expediente. "Vejo que é desperdício do erário renumerar um secretário que fica falando do Santos em redes sociais ao invés de cuidar de suas responsabilidades legais. Espero que a Câmara e a Prefeitura tomem providências", afirmou à coluna.
Cobrança por explicações
O episódio repercutiu ontem entre os legisladores da cidade do Vale do Paraíba. A parlamentar Juliana Fraga (PT) se manifestou sobre o tema na sessão de ontem da Câmara, enquanto o vereador Sérgio Camargo (PL) mencionou que, no dia anterior, a Guarda Civil Municipal, que é ligada a pasta de Defesa do Cidadão, usou spray de pimenta contra moradores que protestavam contra a retirada de um parquinho e uma academia ao ar livre no bairro Vila Unidos. "Será que está faltando liderança e prioridades para a conduta da Guarda Municipal?", perguntou.
Fica para depois
O vereador de Santos Sérgio Santana (PL) pediu ontem a retirada da ordem do dia do projeto de decreto legislativo que trata da concessão do título de Cidadã Emérita à deputada federal Rosana Valle (PL).
Puxão de orelha
Dos 21 vereadores, 12 subscreveram a propositura. Um deles foi o parlamentar Marcos Caseiro (PT). Esse gesto dele causou estranheza e gerou críticas de eleitores alinhados à esquerda e ao centro-esquerda. Na manifestação do último domingo contra a chamada PEC da Blindagem, em frente à Estação da Cidadania, o petista havia criticado os posicionamentos da integrante do PL nessa e em outras votações no Congresso Nacional.
Novo round
A Câmara de Cubatão recebe hoje, às 19 horas, a segunda audiência pública promovida pela União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs) para discutir os problemas nos serviços de saneamento prestados pela Sabesp. No último dia 5, foi realizada a primeira discussão sobre o tema no Legislativo de Santos. Naquela ocasião, a empresa não enviou representantes para dar explicações às reclamações e críticas apresentadas pelos parlamentares e pela população.
Deixe a sua opinião
ver todos