Quinta, 25 de Dezembro de 2025

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,34

Santos

30ºC

A BAIXADA SANTISTA É O ASSUNTO

Prefeito de Santos confirma mudanças no primeiro escalão do governo

Na semana passada, a coluna havia antecipado modificações no secretariado e na Câmara

Sandro Thadeu

07/11/2025 - sexta às 04h00

Saindo na frente
Como antecipado em primeira mão pela coluna na sexta-feira da semana passada, o prefeito de Santos, Rogério Santos (Republicanos), oficializou ontem as primeiras mudanças no primeiro escalão neste segundo mandato. O ex-vereador Marcos Libório (Republicanos) foi exonerado da Ouvidoria. A permanência dele no cargo se tornou insustentável, após a assinatura de um termo de fomento para uma instituição presidida por um auxiliar dele no órgão municipal.

Mudança providencial
O advogado Elias Júnior, que comandava a pasta de Desenvolvimento Social, assumirá a Ouvidoria. A gestão dele na Assistência Social vinha sendo alvo de críticas de servidores e vereadores — tanto da oposição quanto da base aliada. 

Retorno ao Executivo
A ex-vice-prefeita e vereadora Renata Bravo (PSD) será a nova responsável pela Secretaria de Desenvolvimento Social. Em tom emocionado, ela se despediu dos colegas durante a sessão da Câmara de ontem. A vaga dela no Legislativo será ocupada pelo quarto suplente da sigla, o ex-parlamentar Antônio Carlos Banha Joaquim. 

Martelo batido
O anúncio das mudanças somente não foi oficializado antes porque havia um impasse interno no PSD. O terceiro suplente da legenda, Douglinhas Futsal, chegou a manifestar que pretendia assumir como vereador. Após uma conversa com o Executivo na manhã de ontem, ele optou em permanecer em um cargo comissionado na Prodesan, deixando o caminho livre para Banha retornar ao Legislativo, onde atuou por seis mandatos consecutivos (1997 a 2020).

Votação polêmica
Os três deputados federais da Baixada Santista — Delegado da Cunha (PP), Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e Rosana Valle (PL) — votaram a favor do projeto de decreto legislativo que suspende os efeitos de uma resolução do Conselho Nacional da Criança e do Adolescente (Conanda) que define diretrizes para o aborto legal de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Na prática, a proposta pode dificultar a realização desse procedimento. Agora, o texto vai para a análise do Senado.

Orgulho do filho
O deputado estadual Paulo Corrêa Júnior (PSD) participou ontem da cerimônia de entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo à própria mãe e vice-presidente da Assembleia de Deus — Ministério Santos, a pastora Eliane da Cruz Corrêa. A sessão solene foi presidida pelo parlamentar Carlos Cezar (PL). 

Contagem regressiva
O futuro Centro de Especialidades de Cubatão será inaugurado em até três meses. A informação foi dada pelo secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, à deputada estadual Solange Freitas (União), durante reunião realizada na última terça-feira, que também contou com a presença do responsável pela Saúde de Cubatão, Márcio Oliveira.

Definição 
Durante a audiência, ficou estabelecido que o Estado e a Prefeitura irão definir juntos os serviços ambulatoriais que serão ofertados à população. Essa decisão levará em consideração as demandas não apenas do Município, mas de toda a Baixada Santista. A nova unidade contará com atendimento oncológico. 

De volta ao batente
O deputado estadual Caio França (PSB) retomou ontem as atividades na Assembleia Legislativa, após a licença-paternidade concedida em razão do nascimento da filha Estela. Ele aproveitou a ocasião para elogiar a colega de partido, a deputada federal Tabata Amaral, uma das autoras do projeto de lei aprovado na Câmara nesta semana que prevê a ampliação gradual da licença-paternidade de 5 para 20 dias em até três anos. O texto já foi encaminhado para a apreciação do Senado. 

Novas opções
A matéria também prevê um acréscimo de um terço no tempo de licença quando o filho recém-nascido, adotado ou sob guarda judicial tiver deficiência. Nesse caso, o afastamento poderá variar entre aproximadamente 13, 20 ou 27 dias, dependendo do período de transição. Outra inovação é a possibilidade de dividir a licença-paternidade em dois períodos iguais dentro de um período de 180 dias, desde que seja um pedido do trabalhador. A exceção é para casos em que a mãe venha a falecer.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Vitiello critica nova lei de Guarujá

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Câmara de Santos aprova nova Lei de Uso e Ocupação do Solo da Área Insular

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Câmara de Santos aprova mudança no uso urbanístico de áreas de ZEIS

2
Entre em nosso grupo