Segunda, 16 de Fevereiro de 2026

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,34

Santos

28ºC

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

PRD monitora caso de vereador de Praia Grande e evita julgamento prévio

Conhecido como Tio Diego da Creche, Diego Vieira é investigado pela Polícia Civil por suposta exploração sexual de adolescentes. Parlamentar gravou ontem vídeo para negar a acusação

Sandro Thadeu

16/02/2026 - segunda às 04h00

Na mira das autoridades
O vereador de Praia Grande Diego Vieira (PRD) foi denunciado à Polícia Civil, na última segunda-feira, por supostamente ter oferecido dinheiro e presentes a um jovem de 16 anos em troca de favores sexuais. Há pelo menos outro adolescente que já procurou as autoridades para relatar esse situação semelhante, conforme apurado pela coluna desde a última sexta-feira.

Informações apagadas
O parlamentar está em seu primeiro mandato na Câmara. Até ontem, ele mencionava no Instagram que era chamado de Tio Diego da Creche, mas essa informação foi apagada. Vieira também retirou dessa mesma rede social o vídeo que trata do aprovação na Câmara do projeto de Lei Felca contra adultização e violência sexual de crianças e adolescentes. De autoria do legislador, a norma (Legislação 2282/2025) foi sancionada pelo prefeito Alberto Mourão (MDB) em 31 de outubro do ano passado. 

Muita calma nessa hora
O coordenador do partido na Baixada Santista e integrante da direção estadual da do PRD, Lucas Lima, manifestou-se sobre o caso. "O meu posicionamento é o mesmo do partido: repúdio total a quem comete qualquer crime contra criança ou adolescente. Fomos pegos de surpresa pela situação, mas iremos nos aprofundar e acompanhar de perto o caso, tomando as medidas cabíveis de acordo com o resultado das investigações", garantiu.

Aguardando explicações
O presidente do PRD de Praia Grande e colega de Parlamento de Vieira, Cadu Barbosa, também disse ter sido surpreendido pela informações divulgadas na imprensa sobre o caso. "No momento, o partido aguarda a apuração dos fatos. Não há qualquer conclusão das autoridades sobre as informações que estão circulando. Desse modo, não cabe ao partido julgar o vereador sem o conhecimento prévio do que, de fato, ocorreu", justificou.

Denunciação caluniosa
O advogado de Vieira, Marco Antonio da Silva, informou à coluna que ainda não teve acesso formal ao conteúdo da denúncia e que o cliente ainda não foi notificado oficialmente. "Serão adotadas todas as medidas legais cabíveis para o devido esclarecimento dos fatos e para a preservação da honra e da imagem do vereador, diante da denunciação caluniosa", explicou. 

"Sou vítima de uma armação"
No início da noite de ontem, o parlamentar gravou um vídeo afirmando ser inocente e agradecendo as mensagens de apoio e carinho recebidas nas últimas horas. "Estou sendo vítima de uma armação política rasteira. Tentaram tirar o meu mandato recentemente na Justiça Eleitoral e nós vencemos. Agora, querem acabar com a minha imagem e com a minha honra, mas eu acredito no Poder Judiciário, que vai mostrar toda a minha inocência. Conto com a consciência de todos para que esperem as verdadeiras apurações das autoridades e que não tomem nenhum tipo de juízo antecipado", declarou. 

Fala comigo
Na manhã de ontem, o vereador de Santos Allison Sales (PL) encontrou o secretário de Estado da Segurança Pública e delegado da Polícia Civil, Osvaldo Nico Gonçalves, pedalando na Ponta da Praia. 

Fiscal do povo
"Foi uma satisfação encontrar o vereador que tanto ajuda a Polícia com muitas pautas. É um fiscal da Cidade aqui. Já o convidei para tomar um café no meu gabinete na semana que vem para conversarmos e ver como a gente pode ajudar mais o Município", destacou o titular da pasta. 

Pé quente
Nico estava em Santos para acompanhar, na Vila Belmiro, a partida entre Santos e Velo Clube, válida pela oitava e última rodada da fase de classificação do Campeonato Paulista. O Peixe goleou o adversário por 6 a 0 e avançou às quartas de final da competição. Atualmente, o secretário é o segundo vice-presidente do Conselho Deliberativo do clube alvinegro. 

Luto
Morreu ontem, aos 67 anos, o jornalista e consultor em regularização fundiária Sérgio Martins de Assis, um dos importantes quadros do PT na Baixada Santista. O petista atuou como assessor da Diretoria Comercial da antiga Codesp (atual Autoridade Portuária de Santos) de 2003 a 2008 e trabalhou como assessor e chefe de gabinete de Telma de Souza (PT), em Brasília, durante o mandato dela como deputada federal. O velório será amanhã, a partir das 7 horas, na Santa Casa de Santos. O sepultamento ocorrerá às 13 horas, no Cemitério da Areia Branca.

Atuação marcante
Sérgio deixou sua marca desatando muitos nós para viabilizar projetos habitacionais e projetos das prefeituras como coordenador do Escritório Regional da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) na Baixada Santista entre 2010 e 2015. Nascido em São Vicente, ele passou grande parte da vida no Município, onde iniciou sua militância política e no movimento estudantil. Em 2000, concorreu à Prefeitura pelo PT, conquistando 10.498 votos. O jornalista também deu sua contribuição como assessor parlamentar do vereador Adilson Junior (PP), na última legislatura.

Despedida
Outra figura importante histórica da política nacional que faleceu ontem foi Renato Rabelo, um dos grandes dirigentes do PCdoB. Ele, que estava com 83 anos, comandou o diretório nacional do PCdoB entre 2001 e 2015 e era presidente de honra da Fundação Maurício Grabois.
 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Prefeitura de Peruíbe cede área no Mirante da Torre ao Legislativo

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Justiça eleitoral nega cassação de chapas de vereador do Podemos e PRD em Praia Grande

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Câmara de Cubatão cobra maior contrapartida da Ecovias ao Município

2
Entre em nosso grupo