POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA
Ideia do vereador Cacá Teixeira (PSDB) foi aceita pelo prefeito Rogério Santos (Republicanos)
Sandro Thadeu
12/12/2025 - sexta às 02h00
Dica de ouro
Uma das situações que mais deixam os vereadores de Santos irritados é a demora da Prefeitura em responder os requerimentos e indicações. Afinal, muitos questionamentos e apontamentos foram apresentados pelos munícipes. Quando a devolutiva não vem, os cidadãos ficam irritados e o desgaste fica com o parlamentar. É possível que esse cenário mude para melhor a partir do próximo ano, após uma sugestão do líder do Governo, Cacá Teixeira (PSDB).
Meta estabelecida
Na tarde de ontem, o prefeito Rogério Santos (Republicanos) esteve na Câmara para fazer uma prestação de contas da gestão neste ano. Durante o encontro, Cacá sugeriu que o envio das respostas ao Legislativo seja incorporada como uma meta do chamado PDR (Participação Direta nos Resultados), que monitora e premia o desempenho das secretarias e órgãos municipais. Se os índices estabelecidos forem alcançados, os servidores recebem um adicional que corresponde a 25% ou 50% sobre o salário-base. O chefe do Executivo classificou a sugestão como "excelente" e se comprometeu a incorporar essa sugestão no próximo ano.
Dedo na ferida
Antes de apresentar a ideia, Cacá afirmou ser um absurdo os vereadores terem de aguardar até dois anos para receber uma devolutiva sobre as indagações encaminhadas à Prefeitura. Sérgio Santana (PL) também se queixou dessa demora, assim como Rui De Rosis Jr. (PL), que fez questão de cobrar publicamente o secretário de Cultura, Rafael Leal, por ainda não ter respondido um requerimento apresentado há mais de três meses sobre os mais de R$ 5 milhões de gastos da pasta com trabalhadores autônomos (RPA).
Maior atenção aos morros
O vereador de Guarujá Santiago Angelo (PP) apresentou recentemente indicações à Prefeitura para solicitar a realização de limpeza geral e serviços completos de zeladoria nos morros do Barreira, do Bill, Jardim das Flores, Vila Júlia, Vila da Paz, Macaco, Engenho e Vila Baiana, além da existência de processos judiciais que impactam diretamente na integridade ética do parlamentar.
Queixa generalizada
As indicações foram motivadas por reclamações de moradores dessas localidades, que procuraram o parlamentar pedindo intervenção junto ao Poder Executivo para melhorar as condições urbanas dessas áreas, devido ao acúmulo de lixo, mato alto e falta de manutenção nas áreas públicas, o que estaria afetando a qualidade de vida e até a segurança dos munícipes.
Único da Baixada Santista
O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) foi um dos 90 congressistas contemplados pelo Prêmio Excelência Parlamentar 2025, promovido anualmente pelo Ranking dos Políticos. O tucano é o único representante da Baixada Santista dessa lista. Os resultados dessa avaliação foram divulgados na última terça-feira.
Critérios
Entre os 72 deputados que receberam a premiação, Barbosa ficou na 21ª colocação e foi o quinto entre os paulistas, com uma pontuação de 8,37. Essa nota leva em consideração o posicionamento nas votações de propostas antiprivilégios, os gastos relacionados à cota parlamentar e verba de gabinete, além da existência de processos judiciais que impactam diretamente na integridade ética do parlamentar.
Ponto negativo
Outros critérios, que possuem um peso menor, também foram levados em consideração, como presidir frentes parlamentares, comissões e/ou grupo de trabalho e fazer parte da Mesa Diretora. Barbosa perdeu 0,1, porque solicitou a emissão de passaporte diplomático para si e para os três filhos. Apesar de não ser ilegal, os organizadores do prêmio consideram a emissão do documento para parentes um privilégio que deveria ser rejeitado.
Início promissor?
Após o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, ter apontado a deputada federal Rosana Valle como possível pré-candidata ao Senado, o nome dela foi testado, pela primeira vez, em uma sondagem eleitoral. A parlamentar foi mencionada por 8% dos 1.680 paulistas entrevistados pelo Paraná Pesquisas entre os dias 4 e 8 deste mês. Ela aparece em vantagem numérica em relação ao ex-vereador paulistano e ex-parlamentar federal Robson Tuma (6,4%) e ao deputado estadual Tomé Abduch (4,3%) - ambos são do Republicanos).
Alckmin na liderança
No mesmo cenário, o ex-governador e atual vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), lidera com folga (41,9%). Na sequência, aparecem os parlamentares federais Capitão Derrite (PP - 23,9%), Ricardo Salles (Novo - 17,3%) e Paulinho da Força (SD - 14,6%). Também aparecem à frente da integrante do PL o ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT - 14,5%), e o deputado federal Baleia Rossi (MDB - 11%). Brancos e nulos somam 11,9%. Outros 5,1% não opinaram.
Petista bem posicionado
Em outro cenário, o ministro da Fazenda e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), surge na liderança isolada com 40,3%. O parlamentar federal Eduardo Bolsonaro (PL) fica na segunda colocação, com 30,7%. Os demais citados a seguir também foram testados na simulação mencionada acima: Derrite (21,7%), Padilha (15,2%), Paulinho da Força (13,8%), Salles (13,4%), Baleia (9,9%) e Tuma (5,4%). Apenas 4,5% disseram não saber em quem votar, enquanto brancos e nulos totalizam 10,4%.
Deixe a sua opinião
ver todos