Domingo, 04 de Maio de 2025

DólarR$ 5,69

EuroR$ 6,45

Santos

20ºC

LEIA A COLUNA

Policiais e GCMs aposentados podem reforçar as equipes do CCO de Santos

De autoria do vereador Sérgio Santana (PL), proposta foi aprovada ontem pela Câmara

Sandro Thadeu

22/11/2024 - sexta às 02h00

Reforço na segurança
A Câmara de Santos aprovou ontem, em segunda discussão, o Projeto de Lei 70/2022, que assegura 50% das vagas de trabalho disponíveis no Centro de Controle Operacional (CCO) da Prefeitura para guardas municipais, policiais militares e civis aposentados. Localizado no embasamento do Paço Municipal, o CCO é uma central de inteligência que realiza um monitoramento 24 horas da Cidade com auxílio das câmeras de monitoramento.

Olhar diferenciado
De autoria do vereador Sérgio Santana (PL), a matéria prevê a implantação dessa iniciativa por meio de uma parceria público-privada (PPP). Para atuar nesse serviço, os interessados deverão comprovar a experiência profissional relacionada às atividades desenvolvidas no CCO. Agora, a propositura seguirá para a sanção do prefeito Rogério Santos (Republicanos).

Exemplo de Praia Grande
"Estamos falando do maior equipamento de segurança da Cidade, que não conta com pessoas especializadas para operar o CCO. O número atual (de servidores) é muito pequeno, diferentemente de Praia Grande, que possui uma estrutura semelhante a nossa, mas com vários agentes atuando na procura do flagrante", afirmou Santana. 

Ressalva
Débora Camilo (PSOL) foi a única integrante do Parlamento que votou contra o projeto de lei. Na avaliação dela, a aprovação da matéria abre caminho para a Prefeitura terceirizar esse setor. "Embora reconheça a preocupação do vereador com a questão da segurança, a gente sabe que o governo atual gosta de reduzir o número de concursos, diminuir a quantidade de servidores e privatizar todas as frentes possíveis", justificou. Telma de Souza (PT) optou por se abster. 

O preferido
O governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) lidera as intenções de voto para o Palácio dos Bandeirantes, segundo levantamento realizado pelo Paraná Pesquisa e divulgado ontem. O chefe do Executivo paulista aparece com 40,5%, seguido pelo empresário Pablo Marçal (PRTB - 20,5%), pelo ex-governador Márcio França (PSB - 12,6%) e pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT - 7,7%).

Direita na dianteira
O instituto simulou dois cenários sem a candidatura de Tarcísio. Em um deles, o integrante do PRTB lidera com 28,3% e fica empatado tecnicamente com o prefeito reeleito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB - 27,2%). França fica em terceiro, com 14,6%, e Padilha vem na sequência (7,7%).

Marçal em vantagem
No terceiro cenário, Marçal, o grande personagem das eleições deste ano, está na dianteira com 32,5% e o ex-governador desponta em segundo (17%). Em um patamar inferior, o secretário de Estado de Segurança, Guilherme Derrite (PL - 9,4%), e Padilha (8,8%) surgem empatados tecnicamente. No total, foram entrevistadas 1.684 pessoas, de 88 municípios, entre os dias 15 e 19 deste mês. A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais para mais ou para menos. 

Agradecimento
Após a divulgação dos resultados, França relembrou a parceria com o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) na construção de políticas públicas entre 2015 e 2018 e agradeceu a lembrança do eleitorado. "Esse reconhecimento me enche de alegria, mas, acima de tudo, reforça o compromisso de continuar servindo a nossa população com transparência e resultados", ressaltou. 

Dois pesos...
Tarcísio usou as redes sociais ontem para lamentar a morte do estudante de Medicina Marco Aurélio Cardenas Acosta, baleado por um policial militar em um hotel na Vila Mariana, na Capital. "Essa não é a conduta que a polícia do Estado de São Paulo deve ter com nenhum cidadão, sob nenhuma circunstância", ressaltou.

... duas medidas
Por outro lado, o chefe do Executivo paulista não fez, até o momento, nenhuma menção em relação ao garoto Ryan, de 4 anos, morto por uma bala perdida no Morro do São Bento, em Santos, no último dia 5. A corporação admitiu que o tiro provavelmente partiu de um PM. Também não houve manifestação sobre a intimação dos policiais durante o cortejo e sepultamento do menino no Cemitério da Areia Branca. Naquela mesma semana, ele elogiou o secretário Derrite.

Vitória folgada
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseção Santos, Raphael Meirelles, foi reconduzido ao cargo por mais três anos. Ele venceu a eleição realizada ontem ao conquistar 73,67% dos votos válidos (3.523 sufrágios), superando Marília Bonavides, que obteve 26,33% (1.259). Em âmbito estadual, Leonardo Sica, candidato da situação, será o responsável por comandar a entidade. Os novos mandatos terão início em 1º de janeiro de 2025.

Ações concretas
O vencedor da disputa, em Santos, mencionou alguns feitos à frente da instituição ao longo dos últimos anos, como a parceria com o Tribunal de Justiça para a digitalização dos processos físicos de todas as varas da comarca, a luta pela volta do IML para a Cidade e a criação da 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. "Estamos em um momento em que ninguém aguenta mais palavras em vão. As pessoas querem soluções e nós demos isso em três anos. Para o próximo triênio, nossa postura será a mesma: buscar soluções para as pessoas”, destacou Meirelles.

Força da situação
Assim como em Santos, os candidatos da situação à presidência da OAB se saíram vitoriosos nas demais subseções da Baixada Santista: Elisa Ambrosina Ceravolo Andrade (Bertioga - reeleita), Antônio Sarraino (Cubatão - reeleito), Roseli Aparecida Costa Veiga de Morais (Guarujá - atual secretária geral), Thiago Augusto Seabra Marques (Itanhaém/ Mongaguá/ Itariri - atual vice-presidente), Hélio Marcos Pereira Junior (Peruíbe - reeleito), Franco Paes Pinto Antunes (Praia Grande - reeleito) e Graziele de Pontes Kliman (São Vicente - atual tesoureira). 


 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Vereador denuncia falta de espaço em ossuário de Praia Grande

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Banha quer a Câmara de Santos mais perto da população

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Prodesan aprova criação de Comitê de Auditoria Estatutária

2
Entre em nosso grupo