POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA
Titular da pasta de Urbanismo, Marcelo Gomes da Silva nega as acusações
Sandro Thadeu
28/11/2025 - sexta às 03h30
Sob investigação
A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Itanhaém instaurou, no último dia 3, um inquérito policial para apurar uma denúncia, registrada de forma anônima, de que o secretário de Urbanismo de Itanhaém, Marcelo Gomes da Silva, estaria solicitando o pagamento de propinas para a aprovação de projetos e regularizações imobiliárias.
Conflito de interesses?
Segundo informado às autoridades policiais, o titular da pasta estaria recebendo os valores em um escritório particular. Ele é proprietário da empresa M. Gomes Arquitetura e Construtora Ltda., que oferece serviço e descontos para a regularização de imóveis irregulares. Uma das obras executadas por essa prestadora de serviço foi a reforma da Câmara.
Sindicância aberta
A Prefeitura de Itanhaém informou que instaurou uma sindicância para apurar os fatos apresentados e que está colaborando integramente com as autoridades, após tomar conhecimento da instauração do inquérito policial. "Tanto a Administração Municipal quanto o servidor citado já encaminharam todas as informações solicitadas pelo órgão responsável pela investigação", explicou.
Confiança na Justiça
No final da noite de ontem, o titular da pasta negou os rumores que teria deixado a pasta. Os advogados de Silva, Diego Renoldi Quaresma e Alexandre Celso Hess Massarelli, informaram, por meio de nota, que a investigação policial é embrionária e foi instaurada a partir de uma denúncia anônima (apócrifa), que não veio acompanhada de "qualquer prova ou indícios que desabonem ou incriminem o secretário". Por esse motivo, acreditam que a investigação comprovará a inocência do secretário.
Sem participação
Eles mencionaram que o secretário não aprova ou desaprova qualquer tipo de projeto, obra ou alvará, sequer atua em processos administrativos enviados ao Departamento de Obras. "A atuação nos processos administrativos cabem a outros servidores, concursados, estáveis e independentes. Ressalta-se, ainda, que Marcelo, desde que nomeado, não atende mais pessoalmente no escritório de arquitetura devido aos compromissos assumidos com o cargo", justificaram.
Espaço Plínio Marcos
As obras de revitalização do Mercado Municipal de Santos, no bairro Vila Nova, estão na reta final. O prefeito Rogério Santos (Republicanos) pretende fazer a inauguração em janeiro do próximo ano, quando o Município completará 480 anos. O local será utilizado muito utilizado para a realização de festas, shows e eventos. O espaço central receberá o nome do dramaturgo, escritor e ator santista Plínio Marcos.
Educação e turismo justos
O chefe do Executivo considera que o retorno das atividades desse equipamento terá um papel importante para o turismo da Cidade. Além da reforma, a Administração Municipal está fazendo melhorias no entorno. O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) passará na porta do Mercado Municipal. Além disso, o prédio também terá um papel importante para o setor educacional, pois abrigará o campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).
De volta ao poder
Terceiro colocado na disputa pela Prefeitura de Guarujá nas eleições do ano passado, o ex-vereador Ronald Nicolaci (PL) assumiu ontem o comando da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. A pasta vinha sendo comandada, de forma interina, por Ludmila da Silva Rocha.
Família unida
O ex-parlamentar já esteve à frente de outras pastas em mandatos anteriores, como Segurança Pública, Esportes, Assistência Social e Ouvidoria. O irmão dele, Renato Fincatti (Pode), também faz parte do primeiro escalão do Governo Farid e, atualmente, está à frente da Secretaria de Defesa e Convivência Social.
Marcha para Jesus
Na última terça-feira, o prefeito de São Vicente, Kayo Amado (Pode), sancionou a Lei 4.695, que institui o Dia Municipal da Marcha para Jesus na Área Continental no Calendário Oficial de Datas e Eventos da Cidade. A celebração, que reúne fiéis de diversas igrejas cristãs, será realizada anualmente no mês de dezembro, em razão do nascimento de Jesus Cristo.
Essência do Natal
A nova legislação é de autoria do vereador Marcos Vinícius Cocão (PSB). O parlamentar entende que o clima de festividade e reflexão de fim do ano pode atrair um maior número de participantes para essa festa na Área Continental. "O evento serve para reafirmar, na visão dos participantes, o verdadeiro significado do Natal, resgatando a figura de Jesus em meio à crescente comercialização da data", justificou.
Deixe a sua opinião
ver todos