Sexta, 28 de Novembro de 2025

DólarR$ 5,36

EuroR$ 6,20

Santos

21ºC

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Polícia Civil investiga suspeita de propina relacionada a secretário de Itanhaém

Titular da pasta de Urbanismo, Marcelo Gomes da Silva nega as acusações

Sandro Thadeu

28/11/2025 - sexta às 03h30

Sob investigação
A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Itanhaém instaurou, no último dia 3, um inquérito policial para apurar uma denúncia, registrada de forma anônima, de que o secretário de Urbanismo de Itanhaém, Marcelo Gomes da Silva, estaria solicitando o pagamento de propinas para a aprovação de projetos e regularizações imobiliárias.

Conflito de interesses?
Segundo informado às autoridades policiais, o titular da pasta estaria recebendo os valores em um escritório particular. Ele é proprietário da empresa M. Gomes Arquitetura e Construtora Ltda., que oferece serviço e descontos para a regularização de imóveis irregulares. Uma das obras executadas por essa prestadora de serviço foi a reforma da Câmara. 

Sindicância aberta
A Prefeitura de Itanhaém informou que instaurou uma sindicância para apurar os fatos apresentados e que está colaborando integramente com as autoridades, após tomar conhecimento da instauração do inquérito policial. "Tanto a Administração Municipal quanto o servidor citado já encaminharam todas as informações solicitadas pelo órgão responsável pela investigação", explicou. 

Confiança na Justiça
No final da noite de ontem, o titular da pasta negou os rumores que teria deixado a pasta. Os advogados de Silva, Diego Renoldi Quaresma e Alexandre Celso Hess Massarelli, informaram, por meio de nota, que a investigação policial é embrionária e foi instaurada a partir de uma denúncia anônima (apócrifa), que não veio acompanhada de "qualquer prova ou indícios que desabonem ou incriminem o secretário". Por esse motivo, acreditam que a investigação comprovará a inocência do secretário. 

Sem participação
Eles mencionaram que o secretário não aprova ou desaprova qualquer tipo de projeto, obra ou alvará, sequer atua em processos administrativos enviados ao Departamento de Obras. "A atuação nos processos administrativos cabem a outros servidores, concursados, estáveis e independentes. Ressalta-se, ainda, que Marcelo, desde que nomeado, não atende mais pessoalmente no escritório de arquitetura devido aos compromissos assumidos com o cargo", justificaram. 

Espaço Plínio Marcos
As obras de revitalização do Mercado Municipal de Santos, no bairro Vila Nova, estão na reta final. O prefeito Rogério Santos (Republicanos) pretende fazer a inauguração em janeiro do próximo ano, quando o Município completará 480 anos. O local será utilizado muito utilizado para a realização de festas, shows e eventos. O espaço central receberá o nome do dramaturgo, escritor e ator santista Plínio Marcos.

Educação e turismo justos
O chefe do Executivo considera que o retorno das atividades desse equipamento terá um papel importante para o turismo da Cidade. Além da reforma, a Administração Municipal está fazendo melhorias no entorno. O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) passará na porta do Mercado Municipal. Além disso, o prédio também terá um papel importante para o setor educacional, pois abrigará o campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). 

De volta ao poder
Terceiro colocado na disputa pela Prefeitura de Guarujá nas eleições do ano passado, o ex-vereador Ronald Nicolaci (PL) assumiu ontem o comando da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. A pasta vinha sendo comandada, de forma interina, por Ludmila da Silva Rocha. 

Família unida
O ex-parlamentar já esteve à frente de outras pastas em mandatos anteriores, como Segurança Pública, Esportes, Assistência Social e Ouvidoria. O irmão dele, Renato Fincatti (Pode), também faz parte do primeiro escalão do Governo Farid e, atualmente, está à frente da Secretaria de Defesa e Convivência Social. 

Marcha para Jesus
Na última terça-feira, o prefeito de São Vicente, Kayo Amado (Pode), sancionou a Lei 4.695, que institui o Dia Municipal da Marcha para Jesus na Área Continental no Calendário Oficial de Datas e Eventos da Cidade. A celebração, que reúne fiéis de diversas igrejas cristãs, será realizada anualmente no mês de dezembro, em razão do nascimento de Jesus Cristo. 

Essência do Natal
A nova legislação é de autoria do vereador Marcos Vinícius Cocão (PSB). O parlamentar entende que o clima de festividade e reflexão de fim do ano pode atrair um maior número de participantes para essa festa na Área Continental. "O evento serve para reafirmar, na visão dos participantes, o verdadeiro significado do Natal, resgatando a figura de Jesus em meio à crescente comercialização da data", justificou. 
 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Artista é agredido por servidor dentro da Secretaria de Cultura de Guarujá

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Câmara de Santos libera instalação de usina de incineração de lixo no Município

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Allison Sales se revolta com ausência de secretários na reunião da CEV da Sabesp

2
Entre em nosso grupo