POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA
O vereador Santiago Ângelo (PP) já apresentou duas proposituras sobre essa temática
Sandro Thadeu
22/05/2025 - quinta às 02h00
Polêmica do momento
Ao longo dos últimos dias, um dos assuntos mais comentados pelos brasileiros nas redes sociais tem sido a polêmica envolvendo os bebês reborn, bonecos hiper-realistas feitos à mão e tratados por adultos como se fossem crianças de verdade. Diante da repercussão, parlamentares de diversas localidades do País começaram a apresentar projetos de lei para tratar dessa temática. Em Guarujá, duas proposituras foram protocoladas na sessão da Câmara da última terça-feira.
Escuta qualificada
O vereador Santiago Ângelo (PP) é o autor do Projeto de Lei 96/2025, que tem o objetivo de instituir uma política pública de acolhimento psicossocial na rede municipal de Saúde voltada a pessoas que desenvolvem vínculos afetivos significativos com bebês reborn. Na avaliação dele, o poder público precisa reconhecer essas manifestações dos pacientes e oferecer acolhimento, escuta qualificada e suporte psicossocial.
Sem privilégios
O parlamentar também apresentou a proposta que pretende proibir a utilização desses bonecos para a obtenção de benefícios, direitos ou privilégios concedido a adultos acompanhados de crianças de colo, como atendimento preferencial em unidades de saúde, prioridade em filas, ocupação de assentos preferenciais em transportes coletivos e obtenção de gratuidade ou desconto em serviços públicos ou privados. O texto prevê que, em caso de infração, o cidadão será advertido na primeira ocorrência. Em caso de reincidência, a pessoa será multada em 2.500 unidades fiscais (R$ 11.575,00), conforme a gravidade do caso.
É hexa
Em sessão realizada na noite de ontem, a Câmara de Peruíbe seguiu o parecer do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) e aprovou as contas do ex-prefeito Luiz Maurício (PSD) referentes ao ano de 2022. O Legislativo já havia dado aval aos números da gestão do ex-chefe do Executivo dos cinco anos anteriores (2017, 2018, 2019, 2020 e 2021).
Trabalho coletivo
Além de agradecer o apoio dos parlamentares, Luiz Maurício fez uma menção especial aos servidores e integrantes da equipe que o acompanharam durante os oito anos de mandato. "Cada meta cumprida, cada recurso bem aplicado e cada avanço conquistado foram frutos de trabalho coletivo e dedicação", afirmou.
Números que enganam
O vereador Cristen na Mira (MDB) registrou o único voto contrário à aprovação das contas do ex-prefeito e justificou o posicionamento ao citar alguns apontamentos do próprio TCESP sobre a Administração Municipal daquele ano, como mudanças no orçamento sem o devido controle, falta de investimento na formação de professores, problema na previdência dos servidores e até pedaladas fiscais. "A gestão escondeu despesas, não fez os registros certos e empurrou contas para o ano seguinte só para parecer que estava tudo equilibrado. É o famoso maquiar os números para enganar o povo e os órgãos de controle", frisou.
Efeito inócuo
A Câmara de Santos havia aprovado, no último dia 15, o requerimento do vereador Allison Sales (PL) para convidar a secretária municipal de Segurança, Raquel Gallinati (PL), a comparecer ao Parlamento para responder 34 perguntas sobre a suposta utilização indevida de uma viatura descaracterizada da Guarda Civil Municipal (GCM) para fins pessoais, efetivo da corporação, estrutura da pasta e problemas no telefone 153, que está à disposição para chamar a GCM em caso de emergências e outras ocorrências. No entanto, essa solicitação cairá por terra, porque ela deixará amanhã o comando da pasta, conforme divulgado em primeira mão pelo BS9.
Raquel na Câmara... de São Paulo
Raquel confirmou que estará na Câmara de São Paulo, hoje à noite, para participar da instalação oficial da Procuradoria da Mulher no Legislativo paulistano. O convite partiu da colega de partido, Sandra Tadeu, que será a responsável por esse órgão voltado à defesa dos direitos da mulher, promoção da igualdade de gênero e fiscalização da execução de programas do governo municipal relacionados a essa temática.
Contagem regressiva
O ex-deputado federal Júnior Bozzella (Pode) esteve reunido ontem, no Palácio do Planalto, em Brasília, com o ex-presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e atual secretário de Assuntos Parlamentares do Ministério de Relações Institucionais, André Ceciliano (PT), para finalizar os últimos ajustes para a regularização definitiva do Centro de Treinamento (CT) Rei Pelé, no bairro do Jabaquara. O espaço é utilizado pelo Santos Futebol Clube.
Missão (quase) cumprida
"Desde o início da gestão do presidente Marcelo Teixeira, foram meses de trabalho e dedicação em Brasília e São Paulo, sempre com o objetivo de garantir mais essa conquista para o Santos. Meu agradecimento ao amigo André Ceciliano, aos ministros e a todos os representantes do Governo Federal que nos acolheram em diversas reuniões e ajudaram a destravar um processo que se arrastava há anos", destacou Bozzella.
Deixe a sua opinião
ver todos