Segunda, 10 de Novembro de 2025

DólarR$ 5,30

EuroR$ 6,13

Santos

21ºC

A BAIXADA SANTISTA É O ASSUNTO

PL busca garantir acesso da população a esportes adaptados em Bertioga

A proposta da vereadora Elisângela Pedroso (MDB) prevê que o Município oferte esportes coletivos, como futebol e vôlei, além de atividades em ambientes fechados e ao ar livre

Sandro Thadeu

13/09/2025 - sábado às 04h30

Esporte adaptado em pauta
A vereadora de Bertioga Elisângela Pedroso (MDB) apresentou, na sessão da última terça-feira, o Projeto de Lei 69/2025, que trata da obrigação de o Município ofertar modalidades de esporte adaptado para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A ideia é que essas atividades sejam ofertadas, prioritariamente, no ginásio municipal, mas também autoriza a realização de atividades ao ar livre, desde que observado os requisitos de acessibilidade e segurança. 

Opções variadas
A proposta prevê a disponibilização de vagas para esportes coletivos, como vôlei e futebol adaptados, assim como para outras modalidades que possam ser praticadas em ambientes fechados, sempre observando a promoção de inclusão social e do bem-estar físico e psicológico dos participantes. 

Parcerias
O texto autoriza a Prefeitura a firmar convênios com entidades esportivas, organizações da sociedade civil e instituições privadas a fim de garantir a promoção e manutenção das atividades.

Ambiente propício
Na avaliação de Elisângela, o ginásio municipal tem condições de atender às necessidades específicas desse público, mas ressaltou que as práticas esportivas em ambientes naturais contribuem para a melhoria da qualidade de vida. "Esse contato estimula o desenvolvimento físico, motor e cognitivo, além de favorecer a integração social e proporcionar benefícios emocionais e psicológicos, como a redução do estresse e o aumento da autoestima", justificou.

Fake news
A vereadora de Peruíbe Adriana Lima (PT) afirmou ontem que está sendo alvo de fake news de caluniadores por parte de opositores de extrema-direita da Cidade. O desabafo foi feito em razão de um vídeo que está circulando nas redes sociais com imagens dela em diversos locais, insinuando que a parlamentar foi passear em Paraty (RJ) com dinheiro público.

Papel de destaque
A petista explicou que esteve no município fluminense, no dia 22 do mês passado, para participar do 1º Congresso do Fórum de Povos e Comunidades Tradicionais. Na ocasião, a legisladora fez parte da mesa de uma das atividades desse evento ao lado da ministra da Igualdade Racial Anielle Franco, da deputada estadual Marina do MST (PT-RJ) e do prefeito Zezé Porto (Republicanos). 

Direto na fonte
"Foi muito importante a nossa participação nesse congresso para entender como a gente pode trazer ações e projetos do ministério para o nosso estado e para Peruíbe", afirmou Adriana. 

Contrariando a lógica
Na noite da última quinta-feira, a Prefeitura de Praia Grande divulgou o calendário de shows do projeto Estação Verão 2025/2026. O lançamento chamou a atenção de muitos munícipes por um motivo especial: essa evento ocorreu no tradicional Edifício Martinelli, na capital paulista, e não na própria cidade.

Pão e circo
Candidato a prefeito pelo Mobiliza nas últimas eleições, o empresário Danilo Sugoi criticou a iniciativa. "Hoje em dia, o 'pão e circo' acontece por políticos que tentam enganar ou manipular o povo com benefícios superficiais, festas e distrações, em vez de resolver os problemas reais", apontou.

Horário estendido
O vereador de Santos Cacá Teixeira (PSDB) apresentou requerimento questionando a Prefeitura sobre a possibilidade de ampliar o horário de atendimento das policlínicas. No Município, essas unidades ficam abertas até as 17 horas.

Excesso de faltas
O parlamentar também chamou a atenção para o alto índice de ausências no programa Corujão da Saúde, voltado, neste primeiro momento, a exames e consultas vasculares. Ele perguntou à Secretaria de Saúde com quanto tempo de antecedência foi feita a atualização cadastral dos pacientes na fila de espera.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Furtado quer frear "indústria das homenagens" na Câmara de Santos

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Joaquim Mol quer uma igreja atuante e comprometida com os mais pobres

A BAIXADA SANTISTA É O ASSUNTO

Câmara de Praia Grande aprova criação de empresa municipal de ensino e saúde

2
Entre em nosso grupo