POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA
A possibilidade foi mencionada pelo presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto, no último sábado. A coluna já havia informado sobre essa possibilidade em janeiro deste ano
Sandro Thadeu
01/12/2025 - segunda às 01h30
Mudança de rota?
O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, admitiu publicamente que a deputada federal e presidente estadual do PL Mulher, Rosana Valle, é um dos nomes cogitados pelo partido para disputar uma das duas vagas ao Senado nas eleições de 2026.
Opção real
"Agora, nós estamos pesquisando também o nome da Rosana para ser candidata a senadora em São Paulo", afirmou o dirigente nacional, no último sábado, durante a participação no Ciclo de Palestras do PL Mulher de Mogi das Cruzes. Realizado na Câmara Municipal, o evento teve como anfitriã a esposa de Valdemar, Dana Costa, que comanda o PL Mulher na Cidade.
Saindo na frente
No dia 28 de janeiro deste ano, a coluna publicou, em primeira mão, que o PL estudava lançar a parlamentar santista ao Senado diante do protagonismo obtido internamente, prestígio junto ao público feminino e proximidade com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL). De forma gradual, a deputada, que tem base eleitoral na Baixada Santista e no Vale do Ribeira, vem conquistando mais espaço na imprensa nacional, o que poderia impulsionar seu nome também em outras regiões do Estado..
Nova obrigação
A Câmara de Cubatão aprovou, na última terça-feira, o Projeto de Lei 141/2025, que prevê a exigência para as empresas com contrato de prestação de serviços ou obras com a Prefeitura contratem menores aprendizes. De autoria do vereador Jair do Bar (PSDB), a proposta segue agora para a sanção do Executivo.
Oportunidade para os jovens
Segundo o parlamentar, a proposta busca minimizar a angústia dos adolescentes que buscam uma oportunidade para trabalhar. "A inclusão de jovens no mercado é um excelente instrumento para afastá-los da trajetória de crimes e drogas, servindo de inspiração a outros adolescentes que vislumbrarem a mudança de vida tanto pelos estudos bem como pelo trabalho", justificou.
Diálogo franco
A prefeita de Mongaguá, Cristina Wiazowski (PP), encaminhou ao Legislativo o projeto de lei complementar para instituir o Conselho de Bairros do Município (CBM). O objetivo dessa iniciativa é aprofundar a gestão pública participativa, promover a transparência e fortalecer o controle social.
Fiscais do povo
O CBM terá a responsabilidade de identificar e mapear as demandas, necessidades e prioridades específicas de infraestrutura e serviços públicos de cada localidade, formalizando propostas concretas para a Administração Municipal. Além disso, os conselheiros terão de acompanhar a implementação de políticas públicas nos bairros e elaborar relatórios semestrais para o Executivo e ao Legislativo sobre o progresso das ações propostas.
Denúncia grave
No último dia 18, a enfermeira Paula Pertence registrou um boletim de ocorrência no 5º Distrito Policial de Santos para denunciar o possível descarte irregular de prontuários do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) Zona Noroeste na frente da unidade, no final da tarde do dia 22 de outubro. Ela chegou a gravar um vídeo para as redes sociais sobre essa situação. Paula relatou à Polícia Civil que foi informada por uma pessoa de que esses documentos já estavam sendo colocados no lixo desde a semana anterior.
Sem irregularidades
A Secretaria de Saúde informou que também lavrou um BO após tomar ciência da denúncia de Paula e reforçou que é falsa a acusação de que os prontuários foram descartados. "A pasta enfatiza que o vídeo, publicado nas redes sociais, traz informações que não condizem com a realidade", destacou.
Deixe a sua opinião
ver todos