Segunda, 05 de Maio de 2025

DólarR$ 5,63

EuroR$ 6,39

Santos

21ºC

LEIA A COLUNA

PG punirá OS que não informar em
site a relação completa de funcionários

De autoria do Executivo, a proposta busca assegurar maior transparência aos cidadãos

Sandro Thadeu

30/10/2023 - segunda às 00h00

Maior rigor
A Câmara de Praia Grande votará, na sessão de amanhã, o Projeto de Lei Complementar 193/2023, que busca aprimorar a legislação que disciplina a transparência nas informações prestadas pelas organizações sociais (OSs)que atuam na área da saúde e para as organizações do Terceiro Setor. A proposta estabelece sanções administrativas às entidades que não estejam disponibilizando de forma online a relação completa de funcionários, contendo nome, função, salário e data de contratação. 

Sentindo no bolso
De autoria da prefeita Raquel Chini (PSDB), a matéria prevê uma multa variável que não poderá ser inferior a 0,5%, nem superior a 30% do valor do custeio mensal pactuado com as entidades. Caberá ao secretário municipal da pasta responsável pela gestão do repasse municipal definir o percentual de dosimetria da pena da punição.

A regra é clara
A Lei de Acesso à Informação (Legislação Federal 12.527/2011) prevê que as entidades ou pessoas físicas que detiverem informações em razão do vínculo com o poder público e não disponibilizarem ao público estão sujeitos a diversas sanções, como advertência, multa, rescisão contratual, suspensão temporária de participação em licitações e impedimento de ser contratado pela administração pública por prazo não superior a dois anos e declaração de inidoneidade até que seja promovida reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade. 

Debandada
Integrante da direção do PCdoB de Guarujá há mais de uma década, a produtora cultural e uma das responsáveis pela criação da Secretaria de Cultura, em 2005, Lindaci Carvalho, deixou o comando da legenda e pediu desfiliação do partido, na última segunda-feira. Esse mesmo caminho foi tomado por outros filiados da Cidade, sendo alguns deles dirigentes do diretório municipal. Por esse motivo, a conferência municipal da agremiação, que ocorreria na última quinta-feira, acabou cancelada.

Controvérsia
Conforme apurado pela coluna, um dos motivos que fizeram Lindaci tomar essa atitude é o fato de ela ter sido alijada das tratativas políticas do PCdoB para as eleições municipais do próximo ano, como o convite ao professor, engenheiro civil e secretário municipal de Cultura, Renato Pietropaolo, o Renato do Gama, para concorrer a vereador pela sigla. Essa articulação foi feita pelo advogado Sidnei Aranha, que é pré-candidato a prefeito pelo partido.

Gratuidade
O vereador de Santos Chico Nogueira (PT) apresentou, na última terça-feira, o Projeto de Lei 333/2023, que prevê a implementação do programa Tarifa Zero para todos os usuários do transporte coletivo municipal. A ideia é que essa iniciativa possa ser custeada integralmente pelas receitas oriundas do Fundo Municipal de Transporte a ser criado pelo Executivo com essa finalidade. Na última sexta-feira, a Câmara de São Caetano do Sul aprovou uma legislação semelhante, que entrará em vigor no próximo mês. 

Sistema único
O parlamentar justificou que o financiamento público desse serviço vai ao encontro do que defendem algumas organizações, como o Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos (MDT). A entidade é favorável à criação do Sistema Único de Mobilidade Urbana, semelhante ao que existe na área da saúde. 

Vantagens de sobra
Conforme Chico, a gratuidade nos ônibus possibilitará que a Cidade possa gerar mais empregos e facilitar a circulação das pessoas, em especial aquelas de baixa renda, por Santos. Além disso, ele mencionou outros ganhos importantes, como a redução de carros circulando nas ruas e avenidas, diminuição no número de acidentes de trânsito e menor emissão de gases poluentes.

Prestando contas
A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Cubatão promove amanhã, às 10 horas, audiência pública sobre a prestação de contas do Município referente ao segundo quadrimestre deste ano. A atividade ocorrerá na sede da Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Sustentável (Avenida Dr. Fernando Costa, 1096, Vila Couto). A sede do Legislativo está em reformas.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Justiça condena EMTU por enchentes ligadas a obras do VLT em São Vicente

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Vereador denuncia falta de espaço em ossuário de Praia Grande

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Banha quer a Câmara de Santos mais perto da população

2
Entre em nosso grupo