A BAIXADA SANTISTA É O ASSUNTO
O pedido foi protocolado ontem na Assembleia Legislativa
Sandro Thadeu
10/09/2025 - quarta às 02h00
Cassação já
Os líderes da Oposição na Assembleia Legislativa, Antonio Donato (PT) e Guilherme Cortez (PSOL), protocolaram ontem na Casa de Leis um pedido de impeachment contra o governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos). A solicitação tem como base as recentes viagens e ações políticas do chefe do Executivo paulista em defesa da anistia dos envolvidos na tentativa de golpe do dia 8 de janeiro de 2023 e da abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
Uso indevido de recursos públicos
Na avaliação dos parlamentares, Tarcísio teria violado pactos constitucionais e utilizado recursos públicos indevidamente para cumprir uma agenda política exclusivamente política em Brasília, na última semana, quando esteve reunido com congressistas para costurar apoio à proposta de anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), apontado como o líder da organização criminosa que tentou dar um golpe de Estado para se manter no poder.
Sem moderação
A peça também destaca que o governador protagonizou episódios de gravidade extrema contra o Estado Democrático de Direito, no último domingo, ao atacar diretamente o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), durante o ato na Avenida Paulista em apoio a Bolsonaro. Nem o ex-presidente, quando ainda era candidato ao Palácio do Planalto, chegou a fazer um discurso tão radical e raivoso contra um integrante do Judiciário como Tarcísio.
Assistência social em foco
A vereadora de Santos Débora Camilo (PSOL) realizará hoje, a partir das 18h30, audiência pública a respeito do desmonte da Assistência Social no Município. A atividade ocorrerá na sede da Câmara, no auditório Vereadora Zeny de Sá Goulart. O secretário de Desenvolvimento Social, Elias Júnior, foi convidado a participar dessa discussão.
Marcação cerrada
Desde o início do ano, a parlamentar tem feito muitas críticas à gestão do titular da pasta e apontado algumas decisões administrativas equivocadas, na avaliação dela, como as medidas de racionamento de comida nos abrigos municipais, o que foi negado pela secretaria. Em março deste ano, Débora apresentou requerimento para convocar Elias para dar explicações no Parlamento, mas o pedido foi rejeitado pela maioria dos vereadores.
Nova honraria
A Câmara de Praia Grande aprovou ontem o projeto de decreto legislativo que institui a Medalha Mérito do Profissional de Educação Física no Município. A ideia é homenagear profissionais do setor que tenham se destacado por relevantes serviços prestados ao desenvolvimento, promoção e valorização desse segmento e do esporte.
Saúde é o que interessa
De autoria do vereador Emerson Camargo (PSD), a iniciativa prevê a entrega dessa homenagem anualmente aos educadores físicos, de preferência, no dia 1º de setembro. "O reconhecimento público é uma forma de estimular e enaltecer o papel desses trabalhadores na construção de uma sociedade mais saudável e ativa", ressaltou o parlamentar.
Reforço na saúde
O deputado federal Delegado da Cunha (PP) encaminhou à Praia Grande uma emenda no valor de R$ 200 mil para ser utilizada na área da saúde pública. O envio dos recursos foi solicitado pelo vereador Rômulo Brasil (PP).
No exterior
Integrante da Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos, Da Cunha faz parte da comitiva oficial que está em uma missão técnica na França, desde o último sábado. A visita, que se estende até a próxima sexta-feira, reúne cerca de 100 empresários, autoridades e lideranças do setor logístico e portuário do Brasil. Essa é uma iniciativa articulada pelo grupo Brasil Export.
Apontando caminhos
Na última segunda-feira, o deputado federal do PP e mais três colegas da Câmara - Adolfo Viana (PSDB-BA), Isnaldo Bulhões Júnior (MDB-AL) e Vinícius Carvalho (Republicanos-SP) - participaram de um debate na França sobre as pautas prioritárias do Legislativo para o desenvolvimento econômico do Brasil.
Deixe a sua opinião
ver todos