Política
Após o encerramento da série de entrevistas, o portal BS9 analisa as declarações dos deputados estaduais e federais em relação ao fim da escala de trabalho 6x1 no Brasil.
Pedro Juvenal
27/05/2025 - terça às 13h02
Nas últimas semanas, o Portal BS9 realizou entrevistas com os deputados eleitos pela região metropolitana da Baixada Santista. Durante essas entrevistas, os deputados foram perguntados a respeito do fim da escala 6x1 no Brasil e expressaram suas opiniões. A PEC 8/25 vem gerando muita repercussão entre os trabalhadores brasileiros. Basicamente, essa proposta de emenda à Constituição tem como objetivo estabelecer a adoção da carga semanal de apenas quatro dias de trabalho e três dias de descanso. O projeto virou assunto por todo o país e dividiu opiniões entre os brasileiros. Abaixo você confere como pensam os deputados eleitos pela região metropolitana da Baixada Santista em relação a essa possível redução:
Portal BS9: Redução da jornada de trabalho (fim da escala 6 x 1), sim ou não?
Paulo Alexandre Barbosa: Sim, mas também não dá para ser 4x3, precisamos definir isso melhor.
Rosana Valle: O projeto ainda carece de estudos para ser avaliado e aprovado
Delegado Da Cunha: Não
Caio França: Sim
Paulo Corrêa Jr: Tema importante, mas que deve ser debatido no âmbito federal
Solange Freitas: sim
Paulo Mansur: O fim da escala 6x1 não significa redução de jornada de trabalho. Isso só é possível com redução de impostos: assim o empregador pode oferecer um salário maior, que aí sim pode estar ligado a redução de jornada. Sou a favor da liberdade: do empreendedor de investir e do trabalhador de escolher quanto quer trabalhar. E isso só é possível com uma legislação mais flexível e redução de impostos.
Assim como no Brasil inteiro, as opiniões entre os deputados são diversas, enquanto alguns apoiam, outros se mostram contrários às mudanças. A grande questão por trás desse projeto são os impactos que ele pode causar na vida do trabalhador brasileiro e também na economia do país. Alguns dos pontos positivos que a PEC pode trazer são melhorias na qualidade de vida do trabalhador, que terá mais tempo livre para descansar e aproveitar seu lazer. Outro ponto defendido pelos apoiadores da PEC é o aumento da produtividade. Diversos estudos realizados pelo mundo mostram que jornadas de trabalho longas causam exaustão e consequentemente menos produtividade, sendo assim uma jornada menor poderia diminuir esses efeitos. Porém, quando se olha para o lado negativo, alguns problemas também surgem, entre eles pode-se apontar que o fim da escala 6x1 terá fortes impactos financeiros para as empresas que estão no Brasil, o que causaria um aumento dos custos por parte dos empresários brasileiros. Além disso, muitas vezes os trabalhadores “escolhem trabalhar na escala 6x1 pois ganham adicionais durante os fins de semana, com o fim dessa escala de trabalho, diversas pessoas perderiam esses complementos salariais. Ao final, fica claro que os dois lados possuem pontos que devem ser levados em conta, e que qualquer mudança deve ser pensada e conversada antes de implementada, o projeto da PEC 8/25 segue dividindo o Congresso.
Deixe a sua opinião
ver todos