Sexta, 26 de Dezembro de 2025

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,34

Santos

27ºC

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Novo decreto padroniza emissão de atestados médicos em Itanhaém

Quando não houver necessidade de afastamento, médicos e odontólogos irão emitir apenas declaração de comparecimento, limitada ao período em que o paciente ficou na unidade

Sandro Thadeu

26/12/2025 - sexta às 02h00

Regra para atestados
O prefeito de Itanhaém, Tiago Cervantes (Republicanos), assinou um novo decreto municipal que regulamenta a emissão de atestados médicos e declarações de comparecimento por médicos e odontólogos nas unidades de saúde do Município. O objetivo dessa medida é organizar os atendimentos, garantir maior eficiência no serviço público e coibir o uso indevido desses documentos.

Finalidade distorcida
O documento aponta a necessidade de organizar o fluxo de atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O chefe do Executivo reforçou que a utilização desse equipamento para atendimentos de baixa complexidade, especialmente para a obtenção de atestados médicos, prejudica a qualidade da assistência prestada nos casos de urgência e emergência.

Diferenças
Com a nova regulamentação, os atestados médicos para afastamento de atividades passam a ser emitidos apenas em casos de internação em observação clínica ou quando houver incapacidade comprovada para o trabalho. Em consultas sem necessidade de afastamento, será fornecida apenas a declaração de comparecimento, limitada ao período em que o paciente esteve na unidade de saúde.

Combate às fraudes
O decreto prevê, ainda, que qualquer desacato ou agressão contra servidores que se recusarem a emitir atestados fora dos critérios clínicos será comunicado às autoridades competentes. Além disso, a emissão ou utilização de atestado médico falso configura crime e infração ética, conforme a legislação vigente, o que reforça a importância de combater essa prática, que gera prejuízos às empresas, aos entes públicos nas esferas federal, estadual e municipal e, principalmente, ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Quebrando o silêncio
A vice-prefeita de São Vicente, Sandra Conti (União), sancionou, no último dia 19, a Lei 4.712/2025, que incluiu o projeto Quebrando o Silêncio no Calendário Oficial de Datas e Eventos do Município. A iniciativa ocorrerá anualmente durante a última quinzena do mês de setembro.

Atividades diversas
De autoria do vereador Jefferson Cezarolli (Pode), a legislação tem como objetivos conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde mental, encorajar a pessoa a procurar ajuda de profissionais habilitados nessa área, promover atividades recreativas e culturais, além de mobilizar palestrantes, atletas e demais profissionais para colaborar com a causa. 

Pedidos ao Papai Noel
O deputado federal Delegado da Cunha (PP) esteve esta semana em um shopping da Zona Sul da Capital e aproveitou para fazer um pedido para o Papai Noel. O parlamentar, que passou por uma cirurgia na coluna neste ano, pediu para se recuperar bem ao longo do próximo ano para trabalhar bastante pela população, "prender bastante ladrão e melhorar o Brasil um pouco". 

Sem parar
O bom velhinho garantiu que o parlamentar vai melhorar e ajudar a tirar os criminosos das ruas em 2026. "Essa cidade está precisando de pessoas igual a você. Você vai ficar ótimo e vai trabalhar dobrado", disse. 

Na mira da Polícia Federal
Alvo de busca e apreensão na Operação Sem Desconto, da Polícia Federal (PF), que investiga um esquema de desvio ilegais no pagamento de aposentadorias e pensões no INSS, a empresária e lobista Roberta Moreira Luchsinger foi casada com um ex-deputado federal da Baixada Santista: o ex-delegado da PF Protógenes Queiroz, que presidiu o PCdoB de Guarujá. 

Ocultação de valores
Roberta é neta e herdeira de um ex-acionista do banco Credit Suisse. Segundo apuração da PF, ela teria atuado com o lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS, em um esquema de ocultação de patrimônio, movimentação de valores e gestão de contas bancárias e estruturas empresariais utilizadas como instrumentos da lavagem de capitais.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Vitiello critica nova lei de Guarujá

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Câmara de Santos aprova nova Lei de Uso e Ocupação do Solo da Área Insular

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Câmara de Santos aprova mudança no uso urbanístico de áreas de ZEIS

2
Entre em nosso grupo