Domingo, 23 de Novembro de 2025

DólarR$ 5,40

EuroR$ 6,11

Santos

22ºC

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Moradores do Macuco cobram explicações sobre obras do túnel imerso

Representantes do grupo Mota-Engil, responsável pela construção da ligação seca Santos-Guarujá, participaram de reunião promovida pela comunidade na noite da última sexta-feira

Sandro Thadeu

23/11/2025 - domingo às 03h00

Comunidade mobilizada
A Associação Comunitária do Macuco (Acom) realizou, na noite da última sexta-feira, uma reunião com representantes do grupo Mota-Engil, vencedor do leilão para a construção do túnel imerso Santos-Guarujá. Os moradores do bairro entendem a importância da ligação seca, mas se posicionam contra as desapropriações de imóveis previstas e cobram um maior detalhamento sobre os impactos que serão causados durante a obra. 

Respeito
A presidente da Acom, Alcione Alves Rocha, afirmou que a comunidade do Macuco "é viva" e "não pode ser tratada como uma mera espectadora, pois está unida, mobilizada e muito bem informada". Por esse motivo, os moradores e comerciantes exigem respeito às famílias, avaliações justas das propriedades que serão desapropriadas e um fluxo de comunicação claro e permanente ao longo da execução desse projeto inédito no País.

Injustiça programada
Secretário da entidade, o engenheiro José Santaella reforçou que os métodos tradicionais de avaliação imobiliária não são aplicáveis aos moradores do Macuco, porque não se trata de venda voluntária, mas de remoção compulsória para viabilizar uma transformação radical no bairro. "As pessoas do Macuco não são números. São famílias com raízes profundas. São comerciantes que dependem da localização. São idosos que não têm como reconstruir a vida em outro lugar. Ignorar isso, tecnicamente, é promover gentrificação. E gentrificação não é efeito colateral, é injustiça programada", destacou.

Diálogo franco
Conforme apurado pela coluna, os representantes do grupo Mota-Engil assumiram o compromisso de manter um canal direto com a comunidade e agradeceram a forma como a atividade foi conduzida pela Acom e a hospitalidade recebida, mesmo diante de um tema sensível. Eles fizeram questão de elogiar o café e o tradicional bolo de fubá com laranja ofertados pelos moradores, que já virou uma marca registrada das reuniões para tratar do túnel Santos-Guarujá. 

Cobrança ao governador
Uma das faixas fixadas no local da reunião trazia a seguinte mensagem: "governador prometeu... vai cumprir???". No dia 5 de setembro, quando ocorreu o leilão da ligação seca, o chefe do Executivo paulista, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), prometeu participar de um encontro com a Acom. A expectativa é de que a reunião ocorra em dezembro.

Notícia em primeira mão
A deputada federal Rosana Valle (PL) estava ao lado da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), pouco depois das 6 horas de ontem, quando recebeu a notícia de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) havia sido detido pela Polícia Federal. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decretou a prisão do ex-chefe do Executivo federal em razão do risco de fuga e da tentativa de violar a tornozeleira eletrônica. 

Pensando no futuro
Os filiados do Novo de Guarujá participaram, na manhã de ontem, de um encontro em um restaurante na Vila Santa Rosa para discutir os rumos do partido. O evento contou com a presença da deputada federal Adriana Ventura (Novo) e do professor e cientista político Christian Lohbauer.

Novos objetivos
Durante a atividade partidária de ontem, o professor de artes marciais Caio Folha anunciou a pré-candidatura à Assembleia Legislativa. A intenção dele é conciliar a política e o esporte para transformar a vida da população. Outros dois nomes presentes no encontro também devem concorrer a deputado estadual: pastor Ricardo Santos, o Pastor Ricardo do Conselho, e a comunicadora Bárbara Kogos. 

Em destaque
O prefeito de Itanhaém, Tiago Cervantes (Republicanos), repercutiu nas redes sociais a informação divulgada ontem pela coluna de que o Município ficou na primeira colocação do ranking das Estâncias Turísticas, elaborado pela Secretaria de Estado de Turismo e Viagens com base em informações das prefeituras apresentadas no ano passado.

Trabalho recompensado
"Este resultado é fruto de trabalho sério, planejamento, melhorias reais na cidade e, principalmente, das pessoas que fazem Itanhaém acontecer todos os dias: comerciantes, trabalhadores, prestadores, moradores que amam, cuidam e acreditam", destacou o gestor municipal.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Itanhaém lidera novo ranking das Estâncias Turísticas de São Paulo

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

PL sobre criação de Delegacias de Crime Raciais está parado há um ano na Alesp

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Rodovias da Baixada Santista terão plano emergencial em caso de acidente grave

2
Entre em nosso grupo