INFRAESTRUTURA
Delegação visita Alemanha e Dinamarca, estuda maior túnel submerso do mundo e fortalece preparo técnico para a execução do Túnel Santos-Guarujá
Da Redação
11/05/2025 - domingo às 09h47
Chega ao fim nesta sexta-feira (9), a missão internacional organizada pela Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos (FPPA) e pela Frente Parlamentar da Ligação Seca Santos-Guarujá (FPLS), que levou uma comitiva brasileira à Alemanha e à Dinamarca para estudar de perto o Túnel Fehmarnbelt — o maior túnel submerso do mundo em construção. A missão, promovida sem recursos públicos, marca um passo decisivo na modernização da infraestrutura logística brasileira e teve como foco principal o avanço técnico do projeto do Túnel Santos-Guarujá (SP).
Por cinco dias, 45 representantes dos poderes Legislativo, Executivo, Judiciário, setor empresarial e órgãos de controle participaram de uma imersão estratégica com visitas a obras, reuniões com autoridades e empresas líderes no setor de infraestrutura de transportes.
O ponto alto da comitiva foi a visitação aos dois lados da construção do Túnel Fehmarnbelt estudando módulos de concreto gigantes, com 217 metros de comprimento e 73.000 mil toneladas, produzidos em docas secas e depois submersos no Mar Báltico. O projeto de 18 km e € 7,4 bilhões conectará diretamente Alemanha e Dinamarca por rodovia e ferrovia, transformando o mapa logístico da Europa.
A obra europeia tem características técnicas semelhantes às previstas para o Túnel Santos-Guarujá, que também será submerso e utilizará módulos pré-fabricados. O modelo de engenharia, o processo construtivo e os protocolos de sustentabilidade europeus servirão como referência direta para o Brasil.
O vice-governador do Estado de São Paulo, Felicio Ramuth (PSD-SP), presente na comitiva, destacou a importância da união entre os entes federativos para a viabilização da maior obra do PAC, o Túnel Santos-Guarujá. "Quero parabenizar o deputado Paulo Alexandre Barbosa por liderar essa articulação tão importante, unindo os órgãos de controle em torno de uma obra histórica. O Túnel Santos-Guarujá vai transformar a mobilidade entre duas cidades estratégicas do estado de São Paulo, e essa missão internacional, conhecendo as melhores técnicas do mundo, é um passo essencial para garantir a qualidade e a eficiência dessa entrega", afirmou.
Balanço da Missão Internacional
A missão começou com uma reunião com o secretário de Estado do governo de Hamburgo, Alemanha, Jan Pörksen. Na ocasião, Paulo Alexandre renovou o convite para que o secretário visitasse o Brasil, em especial o Porto de Santos, com o objetivo de firmar um acordo de cooperação com o Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), que permitirá uma troca ainda maior de experiências e aplicação prática de soluções adotadas em Hamburgo, tanto durante quanto após a construção do túnel. O político confirmou que virá ao Brasil. Para o deputado Beto Pereira (PSDB-MS), a agenda foi essencial: "O parlamento precisa antecipar os desafios dessa obra estratégica. Conhecer as dores de um projeto semelhante é uma forma de preparar o Brasil, especialmente no campo legislativo."
Ao passar por Hamburgo, terceira maior cidade portuária da Europa, a delegação estudou os impactos logísticos e urbanos provocados pela construção do túnel na região. "Estamos vendo na prática como o governo local se preparou para lidar com as mudanças na mobilidade, na logística de cargas e no dia a dia da população. Tudo isso nos ajuda a antecipar problemas e pensar em soluções mais eficientes para o nosso projeto", explica o deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), presidente da FFPA e FPLS.
Em seu discurso, o deputado Flávio Nogueira (PT-PI), vice-presidente institucional da FPPA, reforçou a relevância de agendas técnicas e institucionais para o aprimoramento da atuação do parlamento. Estamos sempre em busca de mais conhecimento. A FPPA, a FPLS e o IBI devem conhecer o que há de mais moderno no setor. Só assim poderemos aplicar no Brasil soluções que transformem nossa realidade logística."
Na opinião do deputado Adolfo Viana (PSDB-BA), a economia será impulsionada com o início das operações do Túnel Santos-Guarujá. "Uma alegria estarmos aqui sob a liderança do nosso presidente para conhecer mais deste empreendimento revolucionário. Certamente traremos informações relevantes para impulsionar a economia brasileira por meio do setor de infraestrutura de transportes."
Para o senador Sérgio Petecão (PSD-AC), membro da FPPA, a missão foi uma oportunidade rara de integração: "A FPPA tem feito um trabalho muito importante. Esta agenda nos ajudou muito e a troca de experiências foi crucial para buscarmos melhorias para o setor de infraestrutura de transportes."
Articulação institucional e aprendizado técnico
O diretor-presidente do Instituto Brasil Infraestrutura (IBI), Mário Povia, ressaltou a articulação inédita da missão: "Esses encontros mostram a união em torno de um projeto muito interessante, idealizado pelo deputado Paulo Alexandre Barbosa. Estão aqui os prefeitos das municipalidades, o governo do estado com o vice-governador, ministros dos tribunais de contas e do trabalho, parlamentares e empresários. É um esforço coletivo para tirar do papel, efetivamente, o Túnel Santos-Guarujá."
Povia enfatizou que os avanços vão além da ligação seca.
"Temos também o Aeroporto de Guarujá, a licitação do terminal de contêineres, o terminal de passageiros — tudo isso vai ser transformador para a região, trazendo desenvolvimento socioeconômico."
AGENDA INTENSA
(01/05) Suíça – Reunião com a presidência mundial da MSC para fortalecer a temporada de cruzeiros e promover a geração de empregos na Baixada Santista (SP). Agenda pontual do Prefeito de Santos, Rogério Santos, e do ex-prefeito de Santos, o deputado Paulo Alexandre Barbosa.
(04/05) Alemanha – Jantar com autoridades e início oficial da missão.
(05/05) Alemanha – Reunião com o secretário de Estado da cidade alemã, Jan Pörksen, para discutir aspectos fundamentais relacionados à integração porto-cidade, como o impacto da nova infraestrutura no tráfego urbano, na logística de cargas e na rotina dos moradores.
(06/05) Alemanha - Visita ao canteiro de obras do Fehmarnbelt, que será o maior túnel submerso do mundo. A tecnologia deve ser aplicada no projeto da Baixada Santista (SP).
(07/05) Suécia – A comitiva conheceu a Ponte de Øresund, que liga a Suécia à Dinamarca, e visitou a ilha artificial de Peberholm, criada com o material da dragagem da obra e onde funciona o centro de manutenção da ponte.
(08/05) Dinamarca - Reunião no parlamento dinamarquês e na Maersk para fortalecer o setor portuário e logístico brasileiro. A Maersk é uma das maiores operadoras portuárias do mundo, com presença em 135 países e atuação em 374 portos ao redor do mundo.
CONHEÇA A COMITIVA
Parlamentares
§ Deputado Paulo Alexandre Barbosa – Presidente da FPPA e da FPLS
§ Deputado Flávio Nogueira – vice-presidente institucional da FPPA e membro da FPLS
§ Deputado Adolfo Viana – Membro da FPPA e da FPLS
§ Deputado Beto Pereira – Membro da FPPA e da FPLS
§ Senador Sérgio Petecão – Membro da FPPA
Autoridades
§ Ministro Walton Alencar – Tribunal de Contas da União
§ Ministro Douglas Alencar – Tribunal Superior do Trabalho
§ Alexandre Luiz Ramos – Tribunal Superior do Trabalho
§ Felício Ramuth – vice-governador do estado de São Paulo,
§ Carlos Magno – Coordenador-geral da Secretaria Nacional de Portos e Aeroportos
§ Rogério Santos – Prefeito de Santos
§ Desembargador Celso Peel – Tribunal Regional da 2ª Região
§ Luiz Felipe Tonelli – Superintendente de Infraestrutura e Desenvolvimento da APS
IBI
§ Mauro Sammarco – Presidente da Associação Comercial de Santos e do Conselho de Administração do IBI
§ Marcelo Sammarco – Vice-presidente do Consad do IBI
§ Mário Povia – Diretor-Presidente do IBI
Empresários
§ Antônio Carlos Sepúlveda Diretor-presidente da Santos Brasil
§ Luís Floriano – Presidente do Grupo ABA Infraestrutura e Logística
§ Matheus Ruiz Santiago – Presidente da AGEO Terminais
§ Declarações de demais participantes da Missão
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