Sábado, 30 de Agosto de 2025

DólarR$ 5,43

EuroR$ 6,34

Santos

17ºC

A BAIXADA SANTISTA É O ASSUNTO

Marcos da Costa reforça papel das câmaras municipais na construção de cidades mais inclusivas

Secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência esteve ontem em Bertioga

Sandro Thadeu

30/08/2025 - sábado às 02h00

Construção coletiva
O secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, participou ontem da 2ª sessão regional da União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs), realizada na Câmara de Bertioga. Em entrevista exclusiva à coluna, o titular da pasta ressaltou a importância do diálogo entre o governo paulista e os municípios na construção de políticas inclusivas. 

Protagonismo dos parlamentares
Na avaliação do titular da pasta, os legislativos municipais exercem um papel fundamental na promoção da acessibilidade e na garantia da dignidade das pessoas com deficiência. “É nessa troca de informações, nessa possibilidade que os vereadores têm de apresentar demandas, que conseguimos avançar de forma mais rápida na construção de políticas públicas locais”, ressaltou.

De portas abertas
Costa reforçou que a secretaria atua de forma aberta e próxima dos municípios. “Qualquer vereador, prefeito ou secretário municipal pode nos procurar para apresentar demandas ou receber informações sobre os programas que desenvolvemos. Nosso objetivo é apoiar as cidades por meio de convênios e levar esses serviços para mais perto do cidadão”, explicou ele, que presidiu a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo (OAB-SP) de 2013 a 2018.

Avanço gradual
O secretário destacou a evolução do olhar do poder público em relação às pessoas com deficiência. “Hoje, não há prefeitura ou câmara que não trate esse tema como prioridade. A sociedade e os governos perceberam que, sem apoio, essa parcela da população acaba afastada do acesso a serviços públicos e do pleno exercício da cidadania", disse.

Repeteco
O presidente da Associação Paulista de Municípios (APM), Fred Guidoni, confirmou que a edição de 2026 do Congresso Estadual de Municípios ocorrerá novamente em São Paulo entre final de março e começo de abril. O evento deste ano foi realizado nesta semana na Mercado Livre Arena Pacaembu.

Despedida em grande estilo?
Diante da possibilidade de o governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) se lançar candidato à Presidência da República, um dos nomes que surgem com força para concorrer ao Palácio dos Bandeirantes é o prefeito da Capital, Ricardo Nunes (MDB). Curiosamente, a data prevista para ocorrer o próximo congresso organizado pela APM está próxima da data-limite para desincompatibilização de chefes do Executivo que pretendem concorrer a outros cargos em 2026 (4 de abril). 

Nova atribuição
Na próxima segunda-feira, o deputado estadual Tenente Coimbra, de 34 anos, tomará posse como vice-presidente do PL Jovem Paulista. A cerimônia está marcada para as 18 horas, no auditório Paulo Kobayashi, da Assembleia Legislativa. O comando dessa ala do partido ficará sob a responsabilidade do vereador paulista Lucas Pavanato. 

Meta ousada
Um dos objetivos do grupo durante o biênio 2025/2027 é instituir diretórios municipais voltados a esse segmento em todas as regiões do Estado. "Não são poucos os jovens que nos procuram, no dia a dia, com a intenção de participarem efetivamente do PL, por terem ressonância com os valores do partido, como economia liberal, liberdade, estado mais enxuto e valorização da família”, destacou Coimbra.

Luto
O advogado Marcelo Levy Gariasio Sartori, de apenas 46 anos, morreu ontem em um acidente durante um salto de paraquedas, em Boituva. Ele era filho do ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, o desembargador aposentado Ivan Sartori, que concorreu à Prefeitura de Santos pelo PSD, em 2020. 

Fatalidade
A Associação de Paraquedismo de Boituva lamentou o falecimento de Marcelo, que praticava a modalidade há muitos anos, tinha habilitação internacional de atleta nessa modalidade e utilizava um equipamento periciado. Segundo a entidade, o advogado "ao se aproximar do solo, fez uma curva a baixa altitude e colidiu com violência ao solo". Ele chegou a ser socorrido e levado ao hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos. 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

A BAIXADA SANTISTA É O ASSUNTO

Pela 1ª vez, reunião da Uvebs terá participação de um secretário estadual

A BAIXADA SANTISTA É O ASSUNTO

PEC dos Precatórios será votada pelo Senado até o final da próxima semana

POLÍTICA

Paulo Alexandre Barbosa discute demandas da Operação Verão da Saúde do litoral com governo estadual

2
Entre em nosso grupo