LEIA A COLUNA
O nome do prefeito de Mongaguá será referendado na reunião de hoje do colegiado. Kayo Amado (Pode), de São Vicente, tinha interesse em concorrer ao cargo, mas desistiu da ideia
Sandro Thadeu
28/02/2023 - terça às 00h00
Martelo batido
O prefeito de Mongaguá, Márcio Melo Gomes, o Márcio Cabeça (Republicanos), será eleito presidente do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb). A reunião de hoje, que ocorrerá, de forma virtual, a partir das 10 horas, tem com um dos pontos de pauta a eleição para o colegiado, formado por chefes do Executivo da região e integrantes do Governo do Estado.
Pontos comuns
O chefe do Executivo de São Vicente, Kayo Amado (Pode), havia manifestado o interesse em presidir o Condesb. No último final de semana, ambos conversaram, por telefone, e mantiveram um diálogo propositivo a respeito de tornar a região mais forte e melhor representada junto aos governos do Estado e Federal.
Sonho adiado
“Para o bem da unidade da Baixada Santista e entendendo que o consenso seria mais saudável que a disputa nos votos, decidi agradecer a confiança dos demais prefeitos – com os quais eu já havia conversado – e postergar minha intenção de disputar a presidência do Condesb, declarando meu voto para o prefeito Márcio Cabeça”, explicou Amado.
Breve passagem
O vereador santista Roberto Oliveira Teixeira, o Pastor Roberto de Jesus (Republicanos), decidiu deixar a primeira vice-presidência da Câmara, cargo que ocupava desde o início deste ano. Ele explicou que a renúncia se deve a motivos “pessoais e particulares”.
O substituto
Na sessão de hoje, os parlamentares irão eleger outro integrante da Casa para exercer essa função na Mesa Diretora. Se não houver surpresas de última hora, essa responsabilidade será assumida Paulo Miyasiro (Republicanos).
Em busca do conhecimento
O ex-vereador e ex-presidente da Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes), Hugo Duppre, participou ontem do SA Summit 2023, evento realizado em um hotel de Orlando (no estado da Flórida, Estados Unidos) dedicado a debater as economias dos Estados Unidos e do Brasil. Um dos palestrantes foi o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Tietando
Duppre, que está morando em Orlando desde 2021 e estudando Gestão Pública, aproveitou a oportunidade para tirar uma foto com Bolsonaro. Em uma rápida conversa, o ex-parlamentar citou que eles tinham alguns amigos em comum, como o vereador santista Fábio Duarte (Pode) e o tenente do Exército Mosart Aragão, que concorreu a deputado federal pelo PL, em 2022. O ex-presidente disse que estava com saudade de todos.
Caminho livre
O presidente estadual do PTB, Otávio Fakhoury, acatou o pedido de desfiliação apresentado pelo vereador de Praia Grande Cadu Barbosa, que tem um trabalho forte em defesa da causa animal. Diante dessa anuência, o partido não acionará a Justiça Eleitoral para cassar o mandato do parlamentar. É provável que o legislador aceite o convite da deputada Rosana Valle (PL) para integrar os quadros do PL.
Clima ruim
Em 2020, Cadu, que comandava a sigla na Cidade, despertou a ira do então presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, por ter filiado o tatuador Michel Faro do Prado, mais conhecido como Diabão, que ganhou projeção nacional por ter 85% do corpo coberto por tatuagens e chifres implantados. Essa polêmica gerou uma grande repercussão na imprensa. Como retaliação, o vereador foi destituído da direção municipal da agremiação.
Deixe a sua opinião
ver todos