A BAIXADA SANTISTA É O ASSUNTO
Essa é a projeção do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos)
Sandro Thadeu
22/08/2025 - sexta às 03h20
Tentativa frustrada
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), o titular da pasta de Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França (PSB), e autoridades regionais fariam ontem uma navegação pelo trajeto do futuro túnel Santos-Guarujá. Entretanto, a atividade foi cancelada, porque Costa Filho se atrasou para chegar a Santos em razão de outros compromissos.
Leilão em setembro
O representante do Governo Federal que está à frente dos assuntos relacionados ao setor portuário afirmou que o leilão do Tecon Santos 10, futuro megaterminal de contêineres que será instalado no Saboó, deverá ocorrer na primeira quinzena de dezembro. "O leilão vai ser fundamental para ampliar a competitividade do Porto de Santos, sobretudo em operação de contêineres", frisou.
Dentro do prazo
Bruno Dantas, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), também fez parte da comitiva que veio a Santos e comentou o andamento da análise desse edital. "Pela nossa instrução normativa, a tendência é que o TCU conclua essa avaliação entre o final de setembro e início de outubro. Geralmente, os leilões levam cerca de 100 dias para serem realizados, ou seja, o leilão deve ocorrer até o começo de janeiro", explicou.
Agenda em Guarujá
Costa Filho também esteve em Guarujá, onde participou da entrega de 72 casas no Conjunto Habitacional Parque da Montanha, na Vila Edna. Até o final de novembro, mais 94 unidades estarão prontas. Esses imóveis são reservados a famílias que vivem em palafitas instaladas em áreas que podem ser utilizadas para expansão desse setor.Sonho realizado
O prefeito de Guarujá, Farid Madi (Pode), estava muito contente por participar da cerimônia de entrega das residências e relembrou que o projeto habitacional foi desenvolvido na primeira gestão dele (de 2005 a 2008). "Nós sonhamos juntos esse sonho que começou há quase 20 anos. Estou muito feliz em ver que está se concretizando. Tanto tempo se passou e estou de volta para concluir o que iniciamos lá atrás”, reiterou.
Na bronca
O Governo do Estado decidiu realizar a 5ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres somente no formato online, comprometendo a essência desse espaço democrático para a construção coletiva de propostas e articulação de políticas públicas. Por essa razão, a vereadora de Santos Débora Camilo (PSOL) apresentou ontem uma moção de repúdio à gestão paulista.
Falta de sensibilidade
O evento teve início ontem e continua hoje. "Reforçamos que o retorno às atividades presenciais já está consolidado em diversas instâncias da administração pública e da sociedade civil, e que o formato virtual não substitui a potência do encontro presencial, sobretudo em se tratando de políticas que demandam sensibilidade, escuta qualificada e construção coletiva", justificou.
Missão impossível
Na terça-feira passada, a ex-vice-prefeita de Santos e colega de plenário de Débora, Renata Abreu (PSD), já havia comentado sobre o tema. Ela encaminhou um ofício ao governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) para alertá-lo sobre a necessidade de a conferência ter um modelo híbrido de participação (remoto e presencial). "É impossível fazer a discussão de políticas públicas para mulheres apenas no formato online", lamentou.
Justa homenagem
Em São Vicente, o vereador Benevan Souza (Republicanos) apresentou ontem projeto de lei para que a via pública conhecida como Beco das Marinas, que é uma extensão da Rua Japão, passe a se chamar Koken Iha. Trata-se de uma singela lembrança à memória do engenheiro e ex-parlamentar da Cidade, que morreu em 20 de maio, aos 80 anos.
Legado
"O Koken era meu vizinho e sempre me chamava para conversar e apresentar os projetos de autoria dele que viraram lei. Era uma pessoa muito inteligente e muito dedicada à Cidade", destacou Benevan. Uma dessas legislações é a que obriga os prédios residenciais a reservarem 10% da área comum para recreação e lazer de crianças. Koken era irmão do ex-prefeito e ex-deputado federal Koyu Iha. Além de ter exercido dois mandatos no Legislativo (1989-1992 e 1997-2000), ele atuou na Administração Municipal escreveu um livro de memórias intitulado "Lembranças de Melissa" .
Deixe a sua opinião
ver todos