Domingo, 04 de Maio de 2025

DólarR$ 5,65

EuroR$ 6,39

Santos

21ºC

LEIA A COLUNA

Justiça Eleitoral nega pedido de Rodrigo Casa Branca para assumir Prefeitura

Segundo colocado na disputa pelo Executivo de Mongaguá, o empresário refuta existência de racha com o colega de sigla e chefe do Executivo interino, Luiz Berbiz de Oliveira, o Tubarão

Sandro Thadeu

07/01/2025 - terça às 01h40

Solicitação negada
O juiz da 189ª Zona Eleitoral de Itanhaém, Paulo Alexandre Rodrigues Coutinho, indeferiu o pedido de liminar apresentado pelo União Brasil, no dia 30 de dezembro, para que o empresário Rodrigo Casa Branca fosse diplomado prefeito de Mongaguá. A decisão foi proferida no dia seguinte. O político justificou a medida como necessária para "garantir a continuidade administrativa, especialmente considerando o período de alta temporada no Município, caracterizada pela grande quantidade de turistas".

Passando para o próximo
Casa Branca argumentou que, por ser segundo nome mais votado para o Executivo, deveria assumir a gestão municipal, uma vez que o primeiro colocado na disputa, Paulinho Wiazowski (PP), teve o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em decisão monocrática do ministro André Mendonça que ainda precisa ser referendada em plenário. 

Equipe preparada
O magistrado apontou que o período de alta temporada não configura situação excepcional que justifique a subversão do processo eleitoral. Afinal, o Município conta com "estrutura administrativa permanente e servidores efetivos capacitados para manter o funcionamento dos serviços públicos essenciais, independentemente da transição política".

Fogo amigo?
Coutinho negou o pedido do partido político, pois o entendimento do TSE e do Supremo Tribunal Federal (STF) é o oposto do requerido. Além disso, explicou que, em situações como a de Mongaguá, o presidente da Câmara assume interinamente o comando da cidade. Por esse motivo, Luiz Berbiz de Oliveira, o Tubarão, que é do mesmo partido de Casa Branca, está provisoriamente como prefeito.

Fechado com o Tubarão
O empresário afirmou à coluna que ingressou com esse pedido da Justiça Eleitoral, devido ao receio em relação à futura decisão sobre a formação da nova Mesa Diretora. Tubarão venceu a disputa pela presidência do Legislativo contra Osvaldo de Freitas Ferreira, o Dr. Osvaldo (PL), por apenas um voto de diferença (7 a 6). "O Tubarão é meu irmão, meu parceiro. A qualquer momento, se ele precisar da minha colaboração na gestão interina dele, eu estarei à disposição ", ressaltou Casa Branca.

Mudança de peças
O prefeito interino de Mongaguá decidiu substituir titulares de pasta que foram anunciados na última quinta-feira. O jornalista e secretário adjunto de Saúde, Eduardo Rodrigues, assumiu o comando dessa área no lugar da enfermeira Ana Paula Camargo. A professora de carreira Marina Paiva ficará no comando da Educação, substituindo o também docente Márcio Carlos Rodrigues.

Baianinho no Executivo
Tubarão também divulgou mais três novidades no primeiro escalão. Candidato a vice-prefeito na chapa liderada por Casa Branca, o ex-vereador Antonio Eduardo dos Santos, o Baianinho (MDB), ficará à frente da pasta Gestão e Inovação. Paulo Roberto Pereira Filho será o responsável pela área de Administração e Governo. O Turismo estará nas mãos de Eduardo Menucci. 

Eles ficam
O chefe do Executivo também decidiu manter os responsáveis pelos setores de Cultura (Pedro Saletti), Desenvolvimento Econômico (Max Ovídio de Souza Oliveira), Esporte e Lazer (Rafael Passueli), Planejamento e Finanças (Nely São Pedro dos Santos) e Segurança (Sérgio Aparecido).

Caminhos diferentes
Os três candidatos ao Executivo de Guarujá que apoiaram o atual prefeito Farid Madi (Pode) na disputa do segundo turno - o ex-vereador e policial militar (PM) reformado Ronald Nicolaci (PL), o empresário Marcelo Pepe (PSB) e a jornalista Thaís Margarido (União) - decidiram trilhar caminhos distintos. O integrante do PL disse à coluna que está tranquilo neste momento, resolvendo pendências pessoais. 

Eleições à vista
Além da política partidária, o integrante do PSB tem outra ambição para 2026: ser eleito presidente do São Paulo Futebol Clube. Apaixonado pelo tricolor paulista, Pepe foi diretor comercial da instituição em 2014 e em 2015 e faz parte do grupo político do atual responsável pelo clube, Julio Casares. Nas últimas semanas, o empresário recebeu sondagens de alguns partidos políticos e está pensando seriamente em concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa. 

Cidadã metropolitana
Thaís aceitou o convite de Farid para comandar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Portuário. Única mulher a concorrer ao Executivo da Pérola do Atlântico neste ano, a jornalista foi uma das integrantes da Comissão de Transição e já atuou como titular da pasta de Turismo de Guarujá e de Cubatão. Além disso, trabalhou na Prefeitura de Santos como diretora do Escritório de Assuntos Metropolitanos e secretária adjunta de Governo.

Sonho realizado
A psicóloga Claudia Alonso (Pode) e o médico Adriano Catapreta (PSD) tomaram posse ontem como vereadores de Santos. A primeira está ocupando a cadeira de Fabrício Cardoso, que assumiu a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos. Já o segundo está na vaga de Bruno Orlandi, que retornou ao comando da pasta de Assuntos Portuários e Emprego. 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Banha quer a Câmara de Santos mais perto da população

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Prodesan aprova criação de Comitê de Auditoria Estatutária

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Paulo Alexandre e Rosana Valle assinam pedido de CPI sobre fraudes no INSS

2
Entre em nosso grupo