POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA
Advogado Johnni Hunter foi exonerado do cargo na terça, mas portaria foi anulada ontem
Sandro Thadeu
17/10/2025 - sexta às 02h00
A volta do que não foi
Após o portal BS9 ter divulgado, na noite da última quarta-feira, que o advogado Johnni Hunter Nogueira havia sido exonerado do cargo de gerente de Regulação da Autoridade Portuária de Santos (APS) no dia anterior, a assessoria de imprensa da estatal entrou em contato com a coluna para informar que foi publicada ontem uma nova portaria anulando a dispensa. Portanto, nada mudou.
Efeito colateral
Hunter estava entre os nomes desligados da APS que teriam ligação com deputados federais que votaram, no último dia 8, pelo adiamento da análise da Medida Provisória (MP) 1303/2025, que previa a tributação de títulos de investimentos e apostas esportivas (bets) como alternativa ao aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A coluna apurou que o advogado teria proximidade com o parlamentar Cezinha de Madureira (PSD), que apoiou a ideia de postergar a discussão do texto. A MP precisava ser aprovada naquele dia para não perder a validade.
Vínculo mantido?
Outra exonerada da APS foi a bacharel em Direito Ana Luísa de Araújo Gama Duarte, que comandou o gabinete da deputada federal Rosana Valle (PL) entre fevereiro de 2019 e abril de 2023. Em março de 2024, ela voltou a trabalhar com a parlamentar, deixando a função em fevereiro deste ano, quando passou a atuar como assessora da Diretoria de Desenvolvimento de Negócios e Regulação da estatal. Rosana votou contra a MP do IOF. No site oficial da deputada (https://rosanavalle.com.br/equipe), ainda consta o nome de Ana Luísa como integrante de seu gabinete.
Condenado por difamação
Na última quarta-feira, o juiz da Vara do Juizado Especial Cível e Criminal de Praia Grande, João Luciano Sales do Nascimento, condenou o presidente da Câmara, Marco Antonio de Souza, o Marquinho (MDB), por difamação contra um servidor da Casa de Leis. O vereador recebeu uma pena de quatro meses de detenção e 13 dias-multa (R$ 657,80). Além disso, terá de pagar uma indenização de R$ 15 mil por danos morais à vítima, acrescida de juros e correção monetária.
Ataque à reputação
O parlamentar enviou um áudio no grupo de WhatsApp dos legisladores da Cidade afirmando que o funcionário público não tinha assumido regularmente o cargo e não tinha cumprido o estágio probatório. O político admitiu ter feito as declarações em um momento de nervosismo. Para o magistrado, as declarações representaram um "evidente ataque à idoneidade profissional e reputação funcional" da vítima.
Vai recorrer
Marquinho explicou ontem que ainda não havia sido notificado da determinação judicial, mas adiantou que vai recorrer da decisão.
No limite
A Câmara de Santos aprovou ontem o projeto de decreto legislativo que concede a Medalha de Honra ao Mérito Braz Cubas à pesquisadora, professora e escritora Mary Careno, que preside o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e de Promoção da Igualdade Racial. O texto recebeu o aval da Casa de Leis com o número mínimo de sufrágios exigidos (14).
Ação e reação
Os votos contrários vieram dos quatro parlamentares do PL (Allison Sales, Fábio Duarte, Rui De Rosis Júnior e Sérgio Santana), além de Adriano Piemonte (União) e Rafael Pasquarelli (União). Zequinha Teixeira (PP) foi o único que se absteve. Alguns deles demonstraram o incômodo com a postura de Débora por votar contra propostas de homenagens apresentadas pelos pares.
Enfermagem em foco
A Câmara de Santos realiza hoje, a partir das 19 horas, audiência pública sobre a violência contra os profissionais da enfermagem e os desafios de proteção nas unidades de saúde. A atividade será presidida pelo presidente do Legislativo, Adilson Junior (PP).
Visita a Santos
Os presidentes dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo (CAUs) estaduais estarão amanhã, na Zona Noroeste de Santos, para conhecer melhor o escritório descentralizado do CAU/SP instalado na Cidade e duas iniciativas fomentadas pela autarquia federal no bairro São Manoel e no Dique da Vila Gilda.
Busca pelo melhor
Esse fórum de lideranças do CAU é um órgão consultivo voltado a debater temas de interesse profissional, fortalecer a interlocução entre os conselhos estaduais e o CAU/BR, além de promover a troca de experiências considerada essencial para aprimorar a atuação e a qualidade dos serviços prestados aos profissionais e à sociedade.
Deixe a sua opinião
ver todos