POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA
Proposta impõe tempo mínimo no cargo para suplentes poderem conceder honrarias
Sandro Thadeu
10/11/2025 - segunda às 04h00
Regras mais rígidas
O vereador de Santos Benedito Furtado (PSB) quer colocar um freio na enxurrada de homenagens concedidas pela Câmara Municipal. No último dia 30, o parlamentar apresentou um projeto de resolução que propõe que o limite atual de títulos e medalhas, previsto desde 2016, passe a ser compartilhado entre o vereador titular e os suplentes.
Carência mínima
Na prática, um suplente que permanecer apenas alguns dias ou semanas no cargo não poderá apresentar homenagens, como ocorre normalmente. Para propor a primeira, precisará completar, no mínimo, oito meses no exercício da função. E, se permanecer por mais tempo, poderá ampliar o número de indicações até chegar ao limite máximo de seis, caso atinja 40 meses de mandato, ou seja, praticamente uma legislatura inteira.
Contendo excessos
Na avaliação de Furtado, essa medida é necessária para valorizar o gesto dos vereadores e preservar o peso simbólico das distinções concedidas pela Casa de Leis. "A sociedade em geral enxerga que o Poder Legislativo presta homenagens de maneira excessiva, muitas vezes desnecessária, de tal forma que isso passa descrédito ao valor histórico de cada honraria", justificou.
Turismo gastronômico em evidência
O secretário de Estado de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, é aguardado amanhã para o evento que será realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) - Baixada Santista, a partir das 18 horas, no restaurante Porto das Naus (Rua Tolentino Filgueiras, 55, Gonzaga, em Santos). Essa atividade pretende discutir as demandas e as estratégias para fomentar o turismo gastronômico da região.
Estreitando laços
Segundo o líder institucional da organização, Luan Paiva, a ideia do encontro é impulsionar o segmento e garantir um diálogo mais próximo entre o setor e o poder público. Além de Lucena, o evento contará com a participação dos secretários de Turismo de Santos e de São Vicente, Thiago Papa e Juliana Santanna, respectivamente.
Troca de comando
O prefeito de Bertioga, Marcelo Vilares (União), promoveu a mudança no comando da Guarda Civil Municipal. O então responsável pela corporação, Denerval Santos de Oliveira, foi exonerado do cargo na última sexta-feira. Para substituí-lo, foi nomeado Renildo Antunes de Souza, que já havia exercido esse posto anteriormente.
Capital da Banana
O deputado estadual Paulo Corrêa Júnior (PSD) apresentou, na última quarta-feira, o projeto de lei para declarar Cajati, no Vale do Ribeira, como a Capital da Banana. O Município é um dos maiores produtores dessa fruta no País e possui forte tradição agrícola.
Singela homenagem
Além de projetar o nome da Cidade, a ideia da propositura é homenagear o trabalho dos produtores locais, que fortalece a economia regional e o turismo rural. "Cajati promove anualmente a Festa da Banana, evento que valoriza o agricultor, divulga o produto e celebra a identidade cultural da região. Essa iniciativa reforça o vínculo entre a Cidade e sua principal vocação econômica", justificou.
Deixe a sua opinião
ver todos