Segunda, 10 de Novembro de 2025

DólarR$ 5,34

EuroR$ 6,17

Santos

18ºC

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Furtado quer frear "indústria das homenagens" na Câmara de Santos

Proposta impõe tempo mínimo no cargo para suplentes poderem conceder honrarias

Sandro Thadeu

10/11/2025 - segunda às 04h00

Regras mais rígidas
O vereador de Santos Benedito Furtado (PSB) quer colocar um freio na enxurrada de homenagens concedidas pela Câmara Municipal. No último dia 30, o parlamentar apresentou um projeto de resolução que propõe que o limite atual de títulos e medalhas, previsto desde 2016, passe a ser compartilhado entre o vereador titular e os suplentes.

Carência mínima
Na prática, um suplente que permanecer apenas alguns dias ou semanas no cargo não poderá apresentar homenagens, como ocorre normalmente. Para propor a primeira, precisará completar, no mínimo, oito meses no exercício da função. E, se permanecer por mais tempo, poderá ampliar o número de indicações até chegar ao limite máximo de seis, caso atinja 40 meses de mandato, ou seja, praticamente uma legislatura inteira.

Contendo excessos
Na avaliação de Furtado, essa medida é necessária para valorizar o gesto dos vereadores e preservar o peso simbólico das distinções concedidas pela Casa de Leis. "A sociedade em geral enxerga que o Poder Legislativo presta homenagens de maneira excessiva, muitas vezes desnecessária, de tal forma que isso passa descrédito ao valor histórico de cada honraria", justificou.

Turismo gastronômico em evidência
O secretário de Estado de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, é aguardado amanhã para o evento que será realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) - Baixada Santista, a partir das 18 horas, no restaurante Porto das Naus (Rua Tolentino Filgueiras, 55, Gonzaga, em Santos). Essa atividade pretende discutir as demandas e as estratégias para fomentar o turismo gastronômico da região. 

Estreitando laços
Segundo o líder institucional da organização, Luan Paiva, a ideia do encontro é impulsionar o segmento e garantir um diálogo mais próximo entre o setor e o poder público. Além de Lucena, o evento contará com a participação dos secretários de Turismo de Santos e de São Vicente, Thiago Papa e Juliana Santanna, respectivamente.

Troca de comando
O prefeito de Bertioga, Marcelo Vilares (União), promoveu a mudança no comando da Guarda Civil Municipal. O então responsável pela corporação, Denerval Santos de Oliveira, foi exonerado do cargo na última sexta-feira. Para substituí-lo, foi nomeado Renildo Antunes de Souza, que já havia exercido esse posto anteriormente.

Capital da Banana
O deputado estadual Paulo Corrêa Júnior (PSD) apresentou, na última quarta-feira, o projeto de lei para declarar Cajati, no Vale do Ribeira, como a Capital da Banana. O Município é um dos maiores produtores dessa fruta no País e possui forte tradição agrícola. 

Singela homenagem
Além de projetar o nome da Cidade, a ideia da propositura é homenagear o trabalho dos produtores locais, que fortalece a economia regional e o turismo rural. "Cajati promove anualmente a Festa da Banana, evento que valoriza o agricultor, divulga o produto e celebra a identidade cultural da região. Essa iniciativa reforça o vínculo entre a Cidade e sua principal vocação econômica", justificou.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Joaquim Mol quer uma igreja atuante e comprometida com os mais pobres

A BAIXADA SANTISTA É O ASSUNTO

Câmara de Praia Grande aprova criação de empresa municipal de ensino e saúde

A BAIXADA SANTISTA É O ASSUNTO

Prefeito de Santos confirma mudanças no primeiro escalão do governo

2
Entre em nosso grupo