POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA
Um dos projetos contemplados foi apresentado pela Prefeitura de Mongaguá
Sandro Thadeu
13/12/2025 - sábado às 03h00
Final feliz
A Frente Parlamentar de Apoio à Adoção da Assembleia Legislativa (Alesp) encerrou ontem as atividades do ano em grande estilo, no Auditório José Bonifácio. Durante a reunião desse grupo, coordenado pelo deputado estadual Caio França (PSB), foram anunciados os sete projetos contemplados pelo 3ª Edital de Emendas, que reservou R$ 500 mil para ações e projetos relacionados a essa temática, assim como ao acolhimento e ao fortalecimento da rede de proteção à infância e à juventude.
Mongaguá saindo na frente
Uma das propostas selecionadas foi da Prefeitura de Mongaguá, a única entre as escolhidas elaborada por um órgão público. O Município receberá R$ 100 mil para estruturar o Serviço de Família Acolhedora, formando uma equipe técnica para capacitar as famílias, viabilizar o início desse programa e desenvolver ações de divulgação dessa política que busca acolher crianças e adolescentes temporariamente em um ambiente familiar.
Missão cumprida
França afirmou encerrar 2025 com a sensação do dever cumprido. "Cada um dos sete projetos selecionados representa avanços reais na proteção da infância e na preparação das famílias. São iniciativas que fortalecem vínculos, reduzem desigualdades e garantem que crianças e adolescentes tenham suas histórias respeitadas e acolhidas", destacou.
Pedido negado
O oficial de administração da Prefeitura de Santos Jackson dos Santos da Conceição afirmou estar sendo vítima de perseguição funcional e assédio moral, após ter o pedido de cessão à Câmara negado pela secretária municipal de Educação, Audrey Kleys (Novo). O servidor havia sido convidado para atuar no gabinete do vereador Marcos Caseiro (PT).
Sempre alerta
Lotado na Unidade Municipal de Educação (UME) José Bonifácio, Conceição tem feito, ao longo dos últimos dez anos, importantes denúncias à Imprensa e ao Judiciário sobre problemas na Administração Municipal, como a falta de Autos de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCBs) das escolas da rede municipal, a criação de cargos comissionados com atribuições genéricas na Prefeitura e o pagamento de auxílio-alimentação a secretários municipais.
Quadro reduzido
A Secretaria de Educação (Seduc) informou que não tem sido possível realizar substituições de servidores sem comprometer o funcionamento das atividades essenciais das unidades, devido ao quadro reduzido de profissionais. Por esse motivo, algumas solicitações não foram aceitas. "A Seduc esclarece que, no início do próximo ano letivo, após a conclusão do planejamento e da reorganização interna, os pedidos anteriormente indeferidos, assim como novas demandas, serão reavaliados conforme a disponibilidade de pessoal e a capacidade operacional da pasta", explicou.
Tarifa zero em pauta
O empresário Marcelo Pepe (PSB), da City Transportes, teve como principal bandeira de campanha para a Prefeitura de Guarujá, no ano passado, a adoção da tarifa zero nos ônibus municipais. Esse é um dos temas que vem ganhando força no País. Por conta de sua experiência no setor, ele participou, no mês passado, de uma conversa com o presidente nacional do PT, Edinho Silva, e deverá tratar desse assunto com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos (PSOL).
Proposta na mesa
Esse encontro entre o dirigente petista e Pepe foi articulado pelo presidente da federação Brasil da Esperança (formada por PCdoB, PT e PV) em Guarujá, Ramiro Máximo (PV). Na ocasião, o empresário foi convidado a fazer parte desse grupo para fortalecer uma frente progressista na Baixada Santista e, principalmente em Guarujá, que vem recebendo muitos investimentos do Governo Federal. Uma das possibilidades é que Pepe se filie ao PV para concorrer, em 2026, à Assembleia Legislativa, fazendo uma dobrada com Máximo, que estuda se candidatar a deputado federal.
Sonho de infância
Além da política institucional, o empresário também é muito envolvido com São Paulo Futebol Clube. No próximo ano, os conselheiros da instituição irão às urnas para eleger um novo presidente para o triênio 2027-2029. Pepe é um dos nomes que podem surgir como opção para concorrer ao comando do Tricolor.
Abertura de capital
Em entrevista coletiva concedida ontem a respeito da prestação de contas de dois anos e sete meses no comando da Autoridade Portuária de Santos (APS), o presidente Anderson Pomini revelou que o Governo Federal está analisando a proposta de abrir o capital da empresa para atrair mais investimentos e melhorar a eficiência da companhia. Essa possibilidade já vinha sendo discutida durante o Governo Bolsonaro, quando a APS estava sob o comando de Casemiro Tércio Carvalho.
Lula em Santos
Pomini adiantou que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deverá vir a Santos entre os dias 28 de janeiro e 10 de fevereiro para assinar o contrato de concessão do túnel Santos-Guarujá com a vencedora do leilão, a empresa Mota-Engil, de Portugal.
Deu a lógica
Por falar em porto, o empresário Bayard Umbuzeiro Filho, do Grupo Transbrasa, foi reconduzido nesta semana a mais um mandato como presidente da Associação Brasileira dos Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra), cargo que ocupa desde 2017. Ex-vereador e candidato à Prefeitura de Santos pelo PTB (atual PRD) em 2020, ele permanecerá à frente da instituição até 2028.
Deixe a sua opinião
ver todos