Terça, 16 de Setembro de 2025

DólarR$ 5,32

EuroR$ 6,26

Santos

20ºC

A BAIXADA SANTISTA É O ASSUNTO

Força-tarefa apura execução do ex-delegado-geral da Polícia Civil

Secretário de Administração de Praia Grande, Ruy Ferraz Fontes foi perseguido e morto a tiros de fuzis após sair da Prefeitura, no início da noite de ontem

Sandro Thadeu

16/09/2025 - terça às 02h30

Crime bárbaro
O secretário de Estado da Segurança Pública, Guilherme Derrite, determinou a criação de uma força-tarefa para apurar a execução do ex-delegado-geral da Polícia Civil e titular da pasta de Administração de Praia Grande, Ruy Ferraz Fontes, na noite de ontem. Ao sair da Prefeitura, ele percebeu que era alvo de uma emboscada e tentou escapar, mas, durante a fuga, acabou colidindo com um ônibus no cruzamento da Rua 1º de Janeiro com a Avenida Roberto de Almeida Vinhas, a marginal da Expressa Sul, no bairro Vila Mirim. Três homens desembarcaram de uma picape e executaram Fontes, que morreu na hora.  

Crueldade
O chefe do Executivo municipal, Alberto Mourão (MDB), lamentou a morte do secretário. "Não consigo aceitar que um trabalhador, comprometido com a justiça e a segurança pública, tenha sido vítima de tamanha crueldade. Que Deus conforte o coração de sua esposa, de seus familiares e de seus amigos", afirmou. Ele também se solidarizou com dois pedestres que passavam pelo local do crime e ficaram feridos. Ambos foram encaminhados ao Pronto-Socorro do Quietude.

Imensa perda
Fontes estava na Administração Municipal desde janeiro de 2023, após aceitar o convite da então prefeita Raquel Chini (Republicanos), que revelou estar muito triste com a morte do ex-delegado. "É um grande amigo que se vai e uma imensa perda para a Prefeitura. Homem inteligentíssimo, correto, que dedicou 40 anos para a Polícia Civil e veio me ajudar como secretário de Administração para reorganizar a pasta", disse à coluna.

Referência
A ex-secretária de Segurança de Santos e ex-presidente do Sindicato dos Delegados de São Paulo, Raquel Gallinati, destacou o protagonismo de Ferraz no enfrentamento ao crime organizado. "Ele, como uma das maiores autoridades no combate ao PCC (Primeiro Comando da Capital), foi responsável por impor grandes prejuízos ao crime organizado. Sua trajetória, marcada pela firmeza e coragem, é também um exemplo de amor pela Polícia Civil", destacou ela, que é diretora da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol).

Sem trégua
O deputado federal Delegado da Cunha (PP) também recebeu com pesar a notícia. "Foi uma execução covarde de um profissional que combateu o crime organizado ao longo de muitos anos. Contamos com ação enérgica das autoridades na elucidação desse crime bárbaro", ressaltou.

Triste realidade
Uma doceria no bairro do Gonzaga, em Santos, foi invadida por um homem assim que o expediente da loja foi encerrado, no início da noite de ontem. Detalhe: o estabelecimento fica a apenas 100 metros do 7º Distrito Policial (DP) do Município. 

Revisão de leis
A Prefeitura de Santos inicia hoje o processo de revisão de três importantes legislações urbanísticas: Plano Diretor de Desenvolvimento e Expansão Urbana, Programa Alegra Centro e Lei das Vagas de Estacionamento. A primeira oficina preparatória sobre essas leis ocorrerá hoje, a partir das 18h30, na Paróquia São Batista, no Morro Nova Cintra. Amanhã, no mesmo horário, será o encontro da região central, na Associação Comercial de Santos.

Agenda cheia
Na quinta-feira, a atividade ocorrerá às 18h30, no Instituto Arte no Dique, no Rádio Clube. No dia seguinte, será a vez de fazer a discussão na Associação de Engenheiros e Arquitetos, no Boqueirão. Para fechar a programação, haverá um encontro na unidade UME Noel Gomes Ferreira, em Caruara, na próxima segunda-feira, dia 22.

Sabesp na mira
A Câmara de Cubatão instaurou ontem a Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar os problemas da Sabesp no Município. Sob a presidência do vereador Batoré (Agir), o colegiado iniciou ontem as primeiras conversas para definir o planejamento das próximas ações dessa investigação relacionada à companhia de saneamento.

Encontro marcado
A primeira atividade oficial da CEI será a realização de uma audiência pública no próximo dia 24, às 19 horas, na Câmara. Esse evento contará com a participação de representantes da União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs). Além de representantes da empresa, os deputados estaduais também serão convidados a participar dessa discussão. 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

A BAIXADA SANTISTA É O ASSUNTO

Ação em 100 cidades busca garantir medicamentos de cannabis no SUS

A BAIXADA SANTISTA É O ASSUNTO

Ribeirão Pires sai na frente ao criar a 1ª clínica pública de cannabis medicinal

A BAIXADA SANTISTA É O ASSUNTO

PL busca garantir acesso da população a esportes adaptados em Bertioga

2
Entre em nosso grupo