Sábado, 25 de Outubro de 2025

DólarR$ 5,39

EuroR$ 6,26

Santos

26ºC

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Fichas de pacientes do CAPS Zona Noroeste são encontradas na calçada

Caso foi denunciado por uma ex-servidora. Prefeitura de Santos diz que a acusação é falsa

Sandro Thadeu

25/10/2025 - sábado às 02h30

Memória perdida
No início da noite da última terça-feira, a enfermeira Paula Pertence registrou em vídeo uma situação inusitada em frente ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Zona Noroeste, no Bom Retiro: várias fichas de pacientes da unidade teriam sido descartadas de forma indevida no lixo e algumas delas ainda estavam espalhadas na calçada. O caso foi divulgado pela página Sobreviver em Santos, na última quarta-feira. 

Descaso com a história
Ex-servidora municipal, Paula disse à coluna que trabalhou por dois anos naquele equipamento de Saúde Mental – o primeiro desse gênero criado no Município, em 1989 – e lamentou o que classificou como um descaso com o acervo de prontuários com informações de um tempo em que o sofrimento mental era tratado com exclusão e crueldade. "Eles guardavam a história da Reforma Psiquiátrica na cidade de Santos, o caminho percorrido para garantir que ninguém mais fosse trancado, dopado ou esquecido", justificou. 

Violência institucional
Segundo Paula, ver o material destruído foi como reviver a violência institucional que a Reforma Psiquiátrica buscou superar. "Como profissional de Enfermagem e testemunha direta desse descaso, sinto indignação e tristeza. A destruição de documentos dessa natureza fere princípios éticos, o direito à memória, a legislação de proteção de dados e o dever público de resguardar a história das pessoas atendidas pelo SUS", afirmou ela, que complementou: "O CAPS Zona Noroeste sempre foi um lugar que representava resistência. Hoje, o que resta é a sensação de luto pela memória coletiva que foi apagada com o lixo".

Vai para cima
A ex-servidora municipal garantiu que fará um Boletim de Ocorrência (BO) na próxima segunda-feira sobre essa situação e que participará, na próxima terça-feira, da reunião mensal do Conselho Municipal de Saúde, no Sindicato dos Empregados em Edifícios de Santos (Sindedif), onde pretende falar mais sobre esse caso e apresentar outras denúncias relacionadas ao CAPS Zona Noroeste. 

Acusação falsa
A Secretaria Municipal de Saúde informou que é falsa a acusação de que prontuários de pacientes do CAPS Zona Noroeste foram descartados. "O vídeo, publicado nas redes sociais, traz informações que não condizem com a realidade", justificou. A Prefeitura registrou um BO na Polícia Civil, na última quinta-feira, e explicou que vai apurar o fato.

Novo censo
Em entrevista concedida ontem ao Jornal Enfoque, da Boqnews TV, o secretário de Desenvolvimento Social de Santos, Elias Júnior, confirmou que o Município realizará um novo censo da população em situação de rua, provavelmente até o final deste ano. A última sondagem desse gênero ocorreu em 2019, quando foram identificados 868 cidadãos nessa condição. 

Nova metodologia
O titular da pasta confirmou ao jornalista Fernando De Maria que a pesquisa será feita pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). "Queremos revisitar o censo realizado em 2019 feito pela Unifesp, com toda a sua propriedade intelectual para apresentar sua nova metodologia para o novo levantamento que virá", explicou.

Mudança no primeiro escalão
O prefeito de Bertioga, Marcelo Vilares (União), promoveu uma série de mudanças em cargos estratégicos da Administração Municipal. As alterações foram publicadas na edição de ontem do Boletim Oficial e entram em vigor a partir de hoje. A Secretaria de Administração passa a ser comandada por Roberto Cassiano Guedes. Ele ocupava anteriormente a função de diretor do Departamento de Administração Regional Descentralizada. Ele substitui Danilo Lerne Filho, que foi exonerado da pasta e, em seguida, designado para assumir a chefia executiva de gabinete do gestor municipal.

Mais ajustes na gestão
O agora ex-chefe executivo de gabinete de Vilares, Douglas Pacheco Carnevale, foi nomeado assessor de Assuntos Metropolitanos. Também houve mudanças na estrutura das regionais. Valdemar da Silva deixou a chefia do Setor de Regional Descentralizada Central-Sul para assumir o cargo de assessor de Relações Legislativas, reforçando o elo entre o Executivo e a Câmara.

Sempre assim
Mais uma vez, a Câmara de São Vicente aprova um projeto de lei complementar do Executivo que entrou na Casa de Leis no mesmo dia da sessão e que não estava pautado para a discussão com antecedência. O texto definiu uma reorganização parcial das secretarias de Meio Ambiente, Licenciamento e de Serviços Públicos.

Melhor eficiência
A alteração na legislação estabelece a criação da Subsecretaria de Infraestrutura Ambiental e Saneamento, que terá a missão de articular a execução de projetos, a fiscalização ambiental e a gestão de resíduos sólidos e recursos hídricos. O texto também define novas competências da pasta de Licenciamento, como a aprovação e controle da ocupação das vias e logradouros públicos por concessionárias.
 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Kayo Amado rebate críticas de Bili e diz que ex-prefeito mente à população

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Bili: Kayo Amado é "tchutchuca" da classe política e "verdadeiro mentiroso"

A BAIXADA SANTISTA É O ASSUNTO

Catapreta apresenta PL para proteger aposentados de fraudes em consignados

2
Entre em nosso grupo