Domingo, 28 de Dezembro de 2025

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,34

Santos

26ºC

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Fichas de pacientes do CAPS Zona Noroeste são encontradas na calçada

Caso foi denunciado por uma ex-servidora. Prefeitura de Santos diz que a acusação é falsa

Sandro Thadeu

25/10/2025 - sábado às 02h30

Memória perdida
No início da noite da última terça-feira, a enfermeira Paula Pertence registrou em vídeo uma situação inusitada em frente ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Zona Noroeste, no Bom Retiro: várias fichas de pacientes da unidade teriam sido descartadas de forma indevida no lixo e algumas delas ainda estavam espalhadas na calçada. O caso foi divulgado pela página Sobreviver em Santos, na última quarta-feira. 

Descaso com a história
Ex-servidora municipal, Paula disse à coluna que trabalhou por dois anos naquele equipamento de Saúde Mental – o primeiro desse gênero criado no Município, em 1989 – e lamentou o que classificou como um descaso com o acervo de prontuários com informações de um tempo em que o sofrimento mental era tratado com exclusão e crueldade. "Eles guardavam a história da Reforma Psiquiátrica na cidade de Santos, o caminho percorrido para garantir que ninguém mais fosse trancado, dopado ou esquecido", justificou. 

Violência institucional
Segundo Paula, ver o material destruído foi como reviver a violência institucional que a Reforma Psiquiátrica buscou superar. "Como profissional de Enfermagem e testemunha direta desse descaso, sinto indignação e tristeza. A destruição de documentos dessa natureza fere princípios éticos, o direito à memória, a legislação de proteção de dados e o dever público de resguardar a história das pessoas atendidas pelo SUS", afirmou ela, que complementou: "O CAPS Zona Noroeste sempre foi um lugar que representava resistência. Hoje, o que resta é a sensação de luto pela memória coletiva que foi apagada com o lixo".

Vai para cima
A ex-servidora municipal garantiu que fará um Boletim de Ocorrência (BO) na próxima segunda-feira sobre essa situação e que participará, na próxima terça-feira, da reunião mensal do Conselho Municipal de Saúde, no Sindicato dos Empregados em Edifícios de Santos (Sindedif), onde pretende falar mais sobre esse caso e apresentar outras denúncias relacionadas ao CAPS Zona Noroeste. 

Acusação falsa
A Secretaria Municipal de Saúde informou que é falsa a acusação de que prontuários de pacientes do CAPS Zona Noroeste foram descartados. "O vídeo, publicado nas redes sociais, traz informações que não condizem com a realidade", justificou. A Prefeitura registrou um BO na Polícia Civil, na última quinta-feira, e explicou que vai apurar o fato.

Novo censo
Em entrevista concedida ontem ao Jornal Enfoque, da Boqnews TV, o secretário de Desenvolvimento Social de Santos, Elias Júnior, confirmou que o Município realizará um novo censo da população em situação de rua, provavelmente até o final deste ano. A última sondagem desse gênero ocorreu em 2019, quando foram identificados 868 cidadãos nessa condição. 

Nova metodologia
O titular da pasta confirmou ao jornalista Fernando De Maria que a pesquisa será feita pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). "Queremos revisitar o censo realizado em 2019 feito pela Unifesp, com toda a sua propriedade intelectual para apresentar sua nova metodologia para o novo levantamento que virá", explicou.

Mudança no primeiro escalão
O prefeito de Bertioga, Marcelo Vilares (União), promoveu uma série de mudanças em cargos estratégicos da Administração Municipal. As alterações foram publicadas na edição de ontem do Boletim Oficial e entram em vigor a partir de hoje. A Secretaria de Administração passa a ser comandada por Roberto Cassiano Guedes. Ele ocupava anteriormente a função de diretor do Departamento de Administração Regional Descentralizada. Ele substitui Danilo Lerne Filho, que foi exonerado da pasta e, em seguida, designado para assumir a chefia executiva de gabinete do gestor municipal.

Mais ajustes na gestão
O agora ex-chefe executivo de gabinete de Vilares, Douglas Pacheco Carnevale, foi nomeado assessor de Assuntos Metropolitanos. Também houve mudanças na estrutura das regionais. Valdemar da Silva deixou a chefia do Setor de Regional Descentralizada Central-Sul para assumir o cargo de assessor de Relações Legislativas, reforçando o elo entre o Executivo e a Câmara.

Sempre assim
Mais uma vez, a Câmara de São Vicente aprova um projeto de lei complementar do Executivo que entrou na Casa de Leis no mesmo dia da sessão e que não estava pautado para a discussão com antecedência. O texto definiu uma reorganização parcial das secretarias de Meio Ambiente, Licenciamento e de Serviços Públicos.

Melhor eficiência
A alteração na legislação estabelece a criação da Subsecretaria de Infraestrutura Ambiental e Saneamento, que terá a missão de articular a execução de projetos, a fiscalização ambiental e a gestão de resíduos sólidos e recursos hídricos. O texto também define novas competências da pasta de Licenciamento, como a aprovação e controle da ocupação das vias e logradouros públicos por concessionárias.
 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Acusação de assédio sexual atinge secretário de Comunicação de Guarujá

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Santos trabalha em projeto-piloto de distribuição domiciliar de medicamentos

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Novo decreto padroniza emissão de atestados médicos em Itanhaém

2
Entre em nosso grupo