LEIA A COLUNA
Vereadora Telma de Souza será indicada a disputar o Executivo pelo PT. O jornalista Moysés Fernandes (PV) também se colocou à disposição para concorrer à Administração Municipal
Sandro Thadeu
02/12/2023 - sábado às 01h00
Novo desafio
O PT de Santos abriu inscrições para os filiados interessados em disputar a Prefeitura no próximo ano. O único nome inscrito para encarar esse desafio foi a vereadora Telma de Souza (PT). A expectativa é que a indicação dela para disputar o Executivo seja homologada no encontro municipal do partido, em janeiro.
Experiência de sobra
Chefe do Executivo santista entre 1989 e 1992 e deputada estadual e federal por diversos mandatos, Telma já havia manifestado à Executiva local e ao presidente estadual da sigla, o deputado federal Kiko Celeguim, sua disposição de participar dessa disputa novamente. PT, PCdoB e PV fazem parte da federação Brasil da Esperança, que estarão obrigatoriamente juntos no próximo pleito.
A postos
O presidente municipal do PV, o jornalista Moysés Fernandes, também manifestou ontem à coluna o desejo de concorrer a prefeito novamente, assim como em 2020. Ele pretende promover esse debate com a federação e com outros partidos que pensem e acreditem na cidade que o grupo quer construir. "Coloquei meu nome à disposição após conversar com diversas lideranças que entendem a importância de uma candidatura que possa dialogar com a juventude, trabalhar verdadeiramente no combate das desigualdades e que possa promover um desenvolvimento sustentável", afirmou.
Foco no Legislativo
O presidente do PCdoB de Santos, Daniel Gomes, explicou que o partido, até o momento, não tem a indicação de um pré-candidato ao Executivo. Thiago Andrade, que concorreu à Administração Municipal pela legenda, em 2020, é uma das apostas dos comunistas para conquistar uma cadeira na Câmara nas próximas eleições.
Satisfação aos eleitores
A vereadora de Praia Grande Michele Quintas (Republicanos) gravou um vídeo ontem para se manifestar publicamente, pela primeira vez, após o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) ter publicado o acórdão do julgamento da última terça-feira, que anulou os votos do partido para o Legislativo da Cidade, em 2020, devido ao fato de a sigla ter fraudado a cota de gênero. Dessa forma, ela e Paulo Cesar Monteiro Silveira irão perder o mandato.
Nas mãos de Deus
"Se essa for a vontade de Deus, a gente vai ter que aceitar e seguir adiante, até porque estamos a dez meses das próximas eleições e não podemos ficar parados", destacou a parlamentar, que anunciou que pretende concorrer ao Legislativo novamente em 2024 pelo mesmo partido. Michele também elogiou o mandato da prefeita Raquel Chini (PSDB) e disse que faz parte da base aliada na Casa de Leis. O Republicanos não apoiou a tucana nem no primeiro, nem no segundo turno do último pleito.
Contagem regressiva
O advogado Marco Antônio da Silva protocolou ontem, na Câmara Municipal, o pedido para que a Mesa Diretora declare vagos os mandatos dos integrantes do Republicanos. É muito provável que isso só venha a ocorrer na próxima semana, assim como a convocação dos novos vereadores.
Pode pedir música
O engenheiro e presidente da Associação Guarujá Viva, José Manoel Ferreira Gonçalves, esteve na manhã de ontem, na Câmara, para protocolar um novo pedido de impeachment contra o prefeito Válter Suman (PSDB). Ele já havia solicitado o afastamento do chefe do Executivo municipal em outras duas oportunidades, mas teve as solicitações arquivadas pelos vereadores.
Com a palavra, os vereadores
"De novo, a Cidade se vê mergulhada no caos. Novamente, Guarujá vira manchete, não da página de política, mas na de polícia. Ninguém aguenta mais isso. Vamos ver o que os vereadores vão fazer dessa vez", destacou. Nesta semana, veio à tona a informação que o Ministério Público Federal (MPF) denunciou o gestor municipal pela prática de lavagem de dinheiro, que seria oriundo de recursos da área da saúde, conforme apuração da Polícia Federal.
Mais um obstáculo
Na última quinta-feira, o aposentado Wanderson Meira da Paixão também registrou no Parlamento a solicitação para que seja aberta uma comissão processante na Casa de Leis para afastar Suman do comando da Prefeitura. O MPF pediu à Justiça que o tucano seja afastado do Executivo.
Parceria com o Condesb
Na última quinta-feira, a Universidade Católica de Santos (UniSantos) lançou o inédito curso de pós-graduação Lato Sensu em Sustentabilidade e Cidades Inteligentes. Essa iniciativa é fruto de parceria com o Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) e voltada exclusivamente para gestores públicos das secretarias de Meio Ambiente e de Planejamento.
Gestores melhor qualificados
O curso busca formar gestores públicos responsáveis pela aplicação de políticas públicas nas administrações municipais e atende a quatro eixos específicos: redução das desigualdades regionais e economia competitiva e sustentável; resiliência às mudanças climáticas; salvaguarda da biodiversidade; e segurança hídrica e resíduos sólidos.
Deixe a sua opinião
ver todos