Segunda, 10 de Novembro de 2025

DólarR$ 5,30

EuroR$ 6,13

Santos

21ºC

A BAIXADA SANTISTA É O ASSUNTO

Famílias organizadas pelo MLB ocupam imóvel abandonado no Centro de Santos

Mobilização nacional escancara a insuficiência das políticas de habitação em todo o País

Sandro Thadeu

08/09/2025 - segunda às 02h00

Direito à moradia
Cerca de 150 famílias organizadas pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) ocuparam ontem um imóvel abandonado há mais de 10 anos na Rua João Pessoa, no bairro do Paquetá, em Santos. Essa iniciativa deflagrada no dia 7 de setembro, quando é celebrado o Dia da Independência, integrou a jornada nacional do MLB realizada em 18 cidades brasileiras, sob o lema "não há independência, nem soberania, sem direito à moradia".

Memória
A ocupação recebeu o nome de "Palestina Livre - Menino Ryan Vive: as armas que matam Gaza assassinam nossas crianças na Baixada Santista". Trata-se de uma forma de relembrar o garoto Ryan da Silva Andrade Santos, de apenas 4 anos, morto em novembro do ano passado enquanto brincava no Morro São Bento, em Santos, após ser atingido por um disparo de arma de fogo. Segundo laudo balístico, o tiro partiu da arma de um policial militar que participava de uma operação naquela comunidade. 

Denúncia internacional
Todas as novas ocupações do MLB receberam o nome de Palestina Livre, que foi uma forma encontrada pelo movimento para denunciar o genocídio praticado por Israel contra o povo palestino há quase dois anos. Segundo informações do Ministério da Saúde de Gaza, ao menos 63 mil palestinos foram mortos desde o início desses conflitos. 

De camarote
A deputada federal e presidente do PL do Mulher de São Paulo, Rosana Valle, chegou ontem à Avenida Paulista acompanhada da ex-primeira-dama do País Michelle Bolsonaro para participar da mobilização em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Do alto do trio elétrico, a parlamentar acompanhou os discursos de Michelle, do pastor Silas Malafaia e do governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos). 

Propaganda eleitoral antecipada?
No início do evento, o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, anunciou a presença do ex-vereador de Praia Grande Renato Bolsonaro, que é irmão do ex-chefe do Executivo federal. O cacique partidário antecipou que Renato será candidato a deputado federal no próximo ano e utilizará o número 2222.

Baixada Santista presente
Outras figuras políticas da Baixada Santista também marcaram presença na manifestação em São Paulo, entre elas a delegada da Polícia Civil e ex-secretária de Segurança de Santos, Raquel Gallinati; o deputado estadual Paulo Mansur (PL); o ex-presidente da Câmara de Guarujá Ronald Nicolaci (PL); além dos vereadores do PL Fábio Duarte (de Santos), Eduarda Campopiano (Praia Grande) e Fábio Mariano (Peruíbe).  

Protestos em Santos
Já o deputado estadual Tenente Coimbra (PL) participou do ato de 7 de setembro realizado na Praça da Independência, em Santos, na tarde de ontem. Ele fez questão de parabenizar o público por comparecer à mobilização em apoio a Bolsonaro. Também estiveram no evento os vereadores Allison Sales e Rui De Rosis Júnior (ambos do PL). 

Sem anistia e prisão de Bolsonaro
A 1.400 metros do local da manifestação em defesa do ex-presidente, as lideranças do movimento sindical, partidos progressistas e movimentos populares organizaram, em frente à Estação da Cidadania, no bairro do Campo Grande, um ato em defesa da soberania popular do País e pela prisão de Bolsonaro. A ação também repudiou os ataques aos direitos dos trabalhadores e a possibilidade de anistia aos envolvidos nos atos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília. A atividade contou com a presença do vereador e presidente do PT de Santos, Chico Nogueira, e do 1º suplente do PSOL na Câmara de Santos e diretor do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista, Fábio Mello.

Tratamento isonômico
Na semana passada, o vereador de Mongaguá Dr. Osvaldo (PL) apresentou na Câmara um requerimento ao Executivo para saber se a Prefeitura possui algum estudo ou projeto em andamento para viabilizar a incorporação dos servidores concursados como vigilantes à Guarda Municipal, garantindo a devida equiparação salarial e de benefícios. 

Caminho possível
"Os vigilantes permanecem à margem da lei, em cargos de menor reconhecimento, embora exerçam funções essenciais à segurança e ao patrimônio público. Essa situação, além de injusta, já foi enfrentada pelo Judiciário em diversas regiões do País, consolidando o entendimento de que a integração é possível e necessária", justificou o parlamentar. 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Furtado quer frear "indústria das homenagens" na Câmara de Santos

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Joaquim Mol quer uma igreja atuante e comprometida com os mais pobres

A BAIXADA SANTISTA É O ASSUNTO

Câmara de Praia Grande aprova criação de empresa municipal de ensino e saúde

2
Entre em nosso grupo