Domingo, 04 de Maio de 2025

DólarR$ 5,65

EuroR$ 6,39

Santos

25ºC

TRÂNSITO

Estado confirma início das obras no viaduto da "Curva do S", em Praia Grande/SP, diz Rosana Valle

Secretário de Parcerias em Investimentos do Governo de São Paulo, Rafael Benini, anunciou nessa terça-feira (10/12) que duplicação viária terá início em breve; trecho contará com alça de acesso aos bairros Esmeralda e Ribeirópolis

Robson de Castro

11/12/2024 - quarta às 17h59

Após anos de articulação junto ao Governo do Estado de São Paulo, a deputada federal Rosana Valle (PL-SP) teve a confirmação da duplicação do viaduto da "Curva do S", em Praia Grande-SP. Em reunião com integrantes do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), nessa terça-feira (10/12), o secretário de Estado de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, anunciou a conclusão dos trâmites burocráticos para a execução da obra e o breve início das intervenções.

 

Há décadas, a "Curva do S" é motivo de transtornos por parte dos moradores da Praia Grande, bem como para outros municípios do Litoral Sul e do Vale do Ribeira. Devido ao fluxo crescente de veículos, a região é conhecida por congestionamentos diários.

 

A construção de um novo acesso na "Curva do S" é uma reivindicação antiga da parlamentar do PL. Desde 2021, já em seu primeiro mandato, Rosana busca, junto ao Palácio dos Bandeirantes, a agências reguladoras e a concessionárias uma solução estrutural para acabar de uma vez por todas com o gargalo logístico em Praia Grande.

 

O anúncio de Benini quanto ao fim das tratativas burocráticas e o encaminhamento para o início das intervenções vai ao encontro da articulação da deputada federal com o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), que, já no ano passado, deu "sinal verde" para que a obra fosse executada pela Ecovias:

 

"Durante os últimos anos, fizemos inúmeras reuniões para resolver essa demanda tão importante para a região. O atual viaduto, do jeito que está, com a pista de acesso afunilada, castiga, duramente, a população de Praia Grande, de Mongaguá-SP, de Itanhaém-SP e de Peruíbe-SP", lista a congressista.

 

Rosana acredita que, com o anúncio por parte do Estado bandeirante que dá conta que as obras terão início muito em breve, resta à ela, na qualidade de parlamentar, acompanhar de perto o andamento dos trabalhos até a entrega final da duplicação:

 

"Muitos moradores que precisam se deslocar para São Vicente-SP e Santos-SP, por exemplo, em horários de pico, tanto na ida como na volta, ficam 'presos' em filas intermináveis e que atrasam seus compromissos. Algo tinha que ser feito, e logo".

 

Com a duplicação entregue, a expectativa é minimizar os impactos nos bairros ao redor do viaduto e melhorar a fluidez do trânsito. Além de alargado, o viaduto vai abarcar uma alça de acesso para bairros estratégicos de Praia Grande, como Esmeralda e Ribeirópolis.

 

Uma passarela próxima ao local também deverá ser ampliada, aumentando, assim, a segurança de pedestres que cruzam a via. Outro detalhe é que o novo viaduto contará com rede de monitoramento por câmeras conectada a um sistema integrado com a Ecovias e a Prefeitura de Praia Grande:

 

"O crescimento populacional e de veículos reforçaram a necessidade de modernização no trecho que engloba a 'Curva do S', considerada, não de hoje, importante rota logística de ligação com a capital paulista e com outras cidades. Praia Grande recebe mais de 10 mil novos habitantes por ano, e todo este nosso trabalho garante melhores condições de tráfego e de qualidade de vida para todos", considera Rosana.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Vereador denuncia falta de espaço em ossuário de Praia Grande

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Banha quer a Câmara de Santos mais perto da população

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Prodesan aprova criação de Comitê de Auditoria Estatutária

2
Entre em nosso grupo