POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA
São apenas 16 profissionais dessas duas áreas para atender crianças e adolescentes de 32 escolas de Ensino Fundamental 2 da rede municipal de Educação
Sandro Thadeu
20/10/2025 - segunda às 05h00
Quadro enxuto
A Secretaria de Educação (Seduc) de Santos possui apenas 13 psicólogos e três assistentes sociais para realizar o atendimento das crianças e adolescentes matriculadas nas 32 unidades municipais de educação (UMEs) de Ensino Fundamental 2. As informações constam na resposta de Anderson dos Santos Andrade, que integra a Coordenadoria de Políticas Educacionais da pasta, a um requerimento apresentado pelo vereador Rui De Rosis Júnior (PL).
Política nova
A Lei Federal 13.935/2019 determina a presença desses profissionais nas escolas. As prefeituras têm a responsabilidade de definir a proporção e o método de implementação dessa política pública. No caso de Santos, os primeiros profissionais designados para atuar nos colégios foram aprovados no concurso de 2023 e começaram a atuar, de fato, em maio do ano seguinte.
Reforço à vista
Esse trabalho desenvolvido pelos assistentes sociais e psicólogos também conta com a participação dos facilitadores da Justiça Restaurativa. Na resposta encaminhada ao parlamentar, o representante da Seduc admite que "é necessário alçar voos, mas com os pés no chão" e que a legislação federal e a própria realidade da rede municipal “zelam por uma demanda para expansão e/ou reposição”.
Nova CEI
A Câmara de São Vicente instalou, no último dia 8, a Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar à prestação dos serviços públicos de abastecimento de água e tratamento de esgoto no Município.
Time definido
O presidente desse colegiado será Edivaldo da Autoescola (MDB) e o relator, Thiago Peretto (União). Jhony Sasaki (Pode), Marcos Vinícius Cocão (PSB) e Dr. Eduardo Doca (Pode) também fazem parte desse grupo, que terá 120 dias para concluir os trabalhos. Esse prazo poderá ser prorrogado por igual período mediante autorização do plenário.
Despedida
A procuradora regional eleitoral substituta Adriana Scordamaglia Fernandes despediu-se da Justiça Eleitoral de São Paulo na sessão da última quinta-feira. A integrante do Ministério Público Federal (MPF) estava nessa função desde novembro de 2023.
Operação Santa Tereza
Adriana foi procuradora-chefe do MPF em São Paulo e atuou em casos importantes na Baixada Santista. Um deles foi o relacionado à Operação Santa Tereza, deflagrada pela Polícia Federal (PF), em 2008, que investigou um esquema de desvio de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em empréstimo concedidos a empresas privadas e prefeituras de São Paulo. Um dos alvos foi o atual chefe do Executivo de Praia Grande, Alberto Mourão (MDB).
É brincadeira!
O Legislativo de Praia Grande analisará, na sessão de amanhã, a proposta do vereador Cadu Barbosa (PRD) para conceder a Medalha de Honra ao Mérito Cezário Reis Lima ao ex-jogador de futebol e apresentador de rádio e TV José Ferreira Neto, o Craque Neto, pelos "relevantes serviços prestados à comunidade".
Coração apaixonado
Cadu e Neto compartilham a paixão pelo Corinthians e pelo Município. No início deste mês, o apresentador esteve na Cidade e rasgou elogios ao compará-la com outras localidades muito conhecidas pelos turistas, como Guarujá e as praias de Maresias, em São Sebastião, e de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Deixe a sua opinião
ver todos