POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA
Ele foi empossado ontem como bispo coadjutor da Diocese de Santos e será o sucessor de Dom Tarcísio Scaramussa, que deixará o cargo em setembro, quando completará 75 anos
Sandro Thadeu
11/05/2025 - domingo às 04h45
Olhar humanista
Com uma proposta pastoral centrada no diálogo e no compromisso com os mais vulneráveis, dom Joaquim Giovani Mol Guimarães foi empossado como bispo coadjutor da Diocese de Santos, durante a celebração eucarística solene realizada no Santos Convention Center. "Preciso escutar, ir onde as pessoas estão para que eu possa entender a realidade e lutar sempre a serviço das pessoas por uma característica humanista, que está incluída de uma maneira permanente na fé cristã. A sociedade precisa ser mais humanista", afirmou ele, que assumirá o comando da Diocese em 19 de setembro, quando Dom Tarcísio Scaramussa deixará a função por completar 75 anos de idade.
Enfrentamento à desigualdade social
Ao longo das próximas semanas, o representante da Igreja Católica fará visitas às paróquias e conversará com as autoridades públicas para conhecer melhor a realidade da região. Em um primeiro momento, Mol se deparou com pessoas generosas, solidárias, acolhedoras e dispostas a participar de novos projetos voltados à Diocese e à sociedade. A forte desigualdade social em Santos foi um dos pontos que mais o impactaram. "Santos tem muita riqueza, mas também muita miséria. A gente precisa não aprender a conviver com essa situação, mas superá-la, porque todas as pessoas são dignas", ressaltou.
Igreja em saída e missionária
O bispo coadjutor entende que esse novo momento da Igreja Católica, a partir da eleição do Papa Leão XIV, ficará marcado por ser uma Igreja missionária e que vai ao encontro das pessoas, sobretudo daquelas que sofrem em razão de doenças, problemas psicológicos e "mentiras que se espalham tão facilmente". Ele mencionou, ainda, que a Igreja deve ser coerente, como dizia o Papa Francisco, ao anunciar a verdade, praticar o amor, refutar as mentiras e comprometer-se com os mais necessitados.
Alta qualidade
Futuro chanceler da Universidade Católica de Santos (UniSantos), Mol lecionou por 35 anos na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), onde foi reitor por 15 anos (de 2007 a 2022), acumulando uma valiosa experiência em gestão universitária e qualidade acadêmica. Inicialmente, pretende conhecer melhor a realidade da UniSantos e a avaliação dos cursos para verificar a qualidade deles. Na avaliação dele, uma universidade católica que não prima pela qualidade acadêmica “não merece esse nome”.
Essência humanista
Além de preparar profissionais competentes para o mercado de trabalho, Mol defendeu que os estudantes e professores devem ser formados com base em valores humanistas. "O aluno que sai da UniSantos tem que ser bom no que aprendeu para profissão, mas também tem que ser uma pessoa humana, respeitosa da diversidade, das realidades e solidária", explicou.
Vitória em primeira instância
O juiz da 1ª Vara Criminal de São Vicente, Alexandre Torres de Aguiar, rejeitou, no último dia 6, quatro queixas-crimes contra integrantes do Diretório Municipal do PSOL apresentadas pelo advogado e ex-integrante da legenda Rui Elizeu e por Hérica Moura da Silva e Artur José Antônio Meyer, que concorreram ao Legislativo pela sigla, no ano passado. O grupo se sentiu ofendido com uma nota de repúdio do partido sobre a participação deles em um evento político realizado na Praça Coronel Lopes, no Centro, em setembro último, ao lado de outros prefeituráveis de outras agremiações, como PL, PRD e Novo.
Postura desnecessária e desagradável
Os autores da ação alegaram que o conteúdo do material era ofensivo à honra, configurando crime de difamação. Em uma das sentenças, o magistrado mencionou que a postura dos acusados foi "desnecessária e desagradável, lamentavelmente típica no meio político-partidário". No entanto, considerou que essa situação não pode ser caracterizada com uma atitude criminosa, pois não ficou demonstrada a intenção deliberada de ofender a honra do grupo mencionado na nota de repúdio.
Contestação
Elizeu afirmou que recorrerá das decisões de primeira instância e apresentará recurso específico ao Tribunal de Justiça de São Paulo para que as sentenças sejam reformadas e as ações penais privadas retomem os cursos devidos. Segundo o advogado, outras quatro queixas-crimes contra os acusados tramitam normalmente na 2ª Vara Criminal de São Vicente e na 1ª Vara Criminal de Praia Grande, com audiências já designadas.
Conquista importante
Na última sexta-feira, o presidente da Câmara de Cubatão, Alexandre Mendes da Silva, o Topete (PSD), sancionou a Lei 4.373/2025, que institui a política municipal de fornecimento gratuito de medicamentos formulados de derivado vegetal à base de canabidiol, em associação com outras substâncias canabinoides, incluindo o tetrahidrocanabinol, nas unidades de saúde da rede municipal e pública.
Maior qualidade de vida
De autoria do vereador Guilherme do Salão (PSB), a nova legislação entrará em vigor daqui a 30 dias. A política será implementada pela Secretaria Municipal de Gestão e busca facilitar o acesso a medicamentos e, segundo o parlamentar, representa um importante auxílio para pessoas que convivem com epilepsia, esclerose e outras patologias. O canabidiol pode ser utilizado no tratamento de diversas outras doenças.
Deixe a sua opinião
ver todos