A BAIXADA SANTISTA É O ASSUNTO
Em 2015, o Legislativo pretendia utilizar três veículos do tipo SUV, mas ideia foi abortada
Sandro Thadeu
15/07/2025 - terça às 02h00
De volta para o futuro
Nas primeiras horas de ontem, a coluna revelou em primeira mão a informação que agitou os bastidores da política santista: a decisão da juíza da 1ª Vara da Fazenda Pública do Município, Fernanda Menna Pinto Peres, que suspendeu o pregão eletrônico da Câmara de Santos para a locação de 21 carros, com motoristas, para os vereadores. O episódio remete a um caso semelhante ocorrido há dez anos na Cidade.
Modelo de luxo
Em maio de 2015, o Parlamento lançou uma licitação para alugar três veículos do tipo SUV, utilitário esportivo de luxo, sem motorista e sem fornecimento de combustível. O contrato, com vigência de 24 meses, tinha o valor estimado de R$ 468 mil. Na ocasião, o então presidente da Casa de Leis, Marcus De Rosis (PMDB - atual MDB), argumentou que a Câmara era a única da Baixada Santista sem carros oficiais e justificou a escolha do modelo pela capacidade de transportar até sete pessoas.
Tentativa frustrada
Parte da população reagiu negativamente à iniciativa da Mesa Diretora, que atendia a uma demanda dos próprios vereadores e servidores da instituição. No início de junho daquele ano, o então magistrado da 1ª Vara da Fazenda Pública de Santos, José Vitor Teixeira de Freitas, concedeu liminar em uma ação popular movida contra a Câmara, suspendendo a concorrência, assim como ocorreu neste ano.
Final semelhante?
No dia 16 de junho de 2015, a Mesa Diretora da Câmara adiou, por tempo indeterminado, o processo para a locação de carros, sem elencar os motivos que embasaram a decisão. De forma inesperada, em 8 de agosto daquele ano, De Rosis morreu. O novo presidente da Casa de Leis, Manoel Constantino (PMDB - atual MDB), descartou retomar a licitação, encerrando a discussão. Agora, resta saber se a nova tentativa seguirá o mesmo caminho.
Desconhecimento
O Legislativo informou à coluna que ainda não havia sido oficialmente notificado sobre a decisão judicial que suspendeu o pregão eletrônico. A abertura das propostas dessa concorrência estava programada para ocorrer hoje.
Sem surpresas
Na edição de ontem do programa Ponto de Vista, da TV Santa Cecília, apresentado pelo jornalista Edgar Boturão, o líder do Governo no Legislativo, Cacá Teixeira (PSDB), explicou que o presidente Adilson Junior (PP) conversou com os pares sobre a possibilidade de a instituição alugar os veículos. "O presidente não tomou essa decisão sem ter feito uma troca com os vereadores. Alguns fizeram ponderações", disse. Superada essa etapa, ocorreu uma reunião para anunciar que seria feito um estudo para embasar o edital do polêmico certame.
Uso facultativo
O tucano explicou que o uso do veículo não seria obrigatório e revelou que deverá abrir mão desse benefício, assim como já fez quando esteve à frente da Secretaria Municipal de Gestão, durante o segundo mandato do prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB - de 2017 a 2020). Ainda assim, Cacá admitiu ter sentido falta de um carro oficial em alguns momentos ao presidir a Câmara no biênio 2023/2024.
Sumiço
A equipe da prefeita de Mongaguá, Cristina Wiazowski (PP), encontrou o Paço Municipal sem itens básicos de escritório, como canetas, clipes e papel. Diante dessa situação inusitada, o secretário de Governo, Paulinho Wiazowski (PP), autorizou a compra desses materiais.
Cara nova
A nova gestão designou no final de semana uma força-tarefa para fazer algumas adequações no prédio para organizar melhor os ambientes, remover divisórias e consertar móveis, deixando o local mais funcional para o atendimento ao público.
Dobradinha à vista?
O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e a ex-prefeita de Praia Grande Raquel Chini (Republicanos) estiveram reunidos ontem para iniciar a construção de uma "parceria sólida". Após solicitação da ex-chefe do Executivo, que é cotada para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa nas eleições do próximo ano, o parlamentar anunciou a destinação de uma emenda de R$ 1 milhão ao Hospital Municipal Irmã Dulce. "Esse é apenas o primeiro passo de uma jornada que vai trazer ainda mais conquistas para a população de toda a Baixada Santista", destacou o tucano.
Desafio lançado
A professora e secretária estadual das Mulheres do PSB, Lúcia França, lançou um desafio para as integrantes da legenda: dobrar o número de seguidores da página desse núcleo do partido no Instagram. Até às 23h30 de ontem, 695 pessoas estavam seguindo a página.
Unidas por um futuro melhor
Lúcia explicou que as redes sociais desse segmento estão de cara nova. Ela se comprometeu em dar uma atenção especial ao público e responder todas as mensagens. "Precisamos estar juntas, porque quanto mais juntas, mais força teremos e nossas ideias terão mais alcance ", ressaltou.
Deixe a sua opinião
ver todos