INVESTIMENTOS
Parlamentar se reuniu com os secretários municipais de saúde, que pediram intermediação junto aos governos federal e estadual para criação do projeto "Operação Verão da Saúde"
Da Redação
19/08/2025 - terça às 10h10
O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa se comprometeu a dialogar com os governos Estadual e Federal para conseguir mais recursos aos municípios da Baixada Santista na área da Saúde. As autoridades se reuniram com o parlamentar e apresentaram demandas regionais e locais referentes ao setor. Uma das medidas apresentadas pelas autoridades foi a "Operação Verão da Saúde", nome em referência à medida de segurança pública que vigora durante os meses da alta temporada, todos os anos, quando policiais militares reforçam o efetivo da Baixada Santista. Outro pleito em comum é o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Litoral Sul.
A ideia dos secretários é montar um esquema especial durante o verão para atender à população. Eles justificam que suas populações dobram ou até triplicam durante os meses de férias de Verão, muitas vezes sobrecarregando o sistema público de saúde.
"Somos muito sensíveis à questão da saúde e sabemos das necessidades dos municípios durante essa época. Ouvimos boas ideias e tenho certeza que iremos avançar nos projetos para podermos interceder junto aos governos Estadual e Federal", diz o deputado.
O secretário de Saúde de Santos, Fábio Lopez, afirmou que o encontro possibilitou apresentar as ideias ao parlamentar e detalhar as necessidades locais e regionais do setor. "O Paulo se comprometeu a marcar reuniões com o Ministério da Saúde, com o Governo do Estado, para que possamos avançar na ideia de uma 'Operação Verão da Saúde'. Paulo é uma pessoa comprometida com a Saúde de Santos e da região. Tenho certeza que vamos colher bons frutos deste encontro", afirma Lopez.
Para o secretário de Saúde do Guarujá, Fábio Caldas de Mesquita, as iniciativas em conjunto são benéficas para todos. "Demos algumas ideias como a 'Operação Verão da Saúde', recursos adicionais para a época que temos mais pessoas", ressalta ele.
Ter uma voz direta com o Governo do Estado e com o Ministério da Saúde é fundamental, segundo o secretário de Saúde de Itanhaém, Fábio Crivellari Miranda, para conseguir demandas essenciais para a Cidade. "Ele tem a pujança de um ex-prefeito que conhece a região, por isso, é essencial termos essa proximidade para conquistar pautas importantes", diz ele.
Miranda ressaltou a ideia, corroborada pelos outros secretários, de uma unidade do AME para atender o Litoral Sul. A proposta é que o espaço de especialidades médicas seja em Itanhaém.
Pautas em comum
Após a reunião, ficou acertado que, em poucas semanas, será formatado um projeto para ser levado às esferas Federal e Estadual. No pleito, está um argumento com custos e que seja sustentável do ponto de vista técnico para levar adiante a criação da Operação Verão da Saúde.
Segundo os secretários, uma outra proposição é ter um crédito extra e contratar mais equipes para as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), além de habilitar, pela tabela SUS Paulista, leitos adicionais em hospitais referenciados da Capital durante o Verão.
Voz no executivo
Os secretários destacaram a importância de ter um parlamentar na região que tem boa interlocução com o Estado e com a União. "Tivemos a oportunidade de trazer nossas demandas, principalmente essa ajuda financeira na época que mais precisamos, que é o Verão", disse a secretária de Saúde de Mongaguá, Zilvani Guimarães.
Para Fabiana Paviani, que comanda a pasta de Saúde em Bertioga, Paulo Alexandre "veste a camisa da saúde". "Tivemos um encontro muito produtivo, com proposições para melhorar a vida da nossa população", afirma.
"Cada avanço no município reflete na região e nos pacientes. E ter esse respaldo do Paulo Alexandre é fundamental para conseguirmos alcançar nossas pautas", conclui o secretário de Saúde de Cubatão, Márcio Luiz Amorim de Oliveira.
Deixe a sua opinião
ver todos